• Cris Jardim

Visita a Bodega Nieto Senetier em Mendoza


Foto autoral

Hoje venho falar da visita que fizemos a Bodega Nieto Senetiner à convite do Marcos Auada, representante dos vinhos no Brasil.


A Nieto Senetiner está localizada na Rua Guardia Vieja, em Vistalba, Luján de Cuyo, que fica muito próximo de centro de Mendoza. Uma região belíssima e que vale o passeio.




Logo na chegada, nos deparamos com vários pés de oliveiras antigas e muitas árvores. Passando pelos  jardins da Senetier, fomos recepcionados pela simpática guia que nos levou para conhecer um pouco da história da vinícola. Ficamos impressionados com uma bela visão dos vinhedos que já despertou nossos sentidos e do casarão histórico com referência do século XIX e que está refletido nos rótulos de seus vinhos.


A vinícola foi fundada no ano de 1888 por imigrantes italianos e foi denvolvida nas mãos de diferentes famílias durante as primeiras décadas do século passado, no estilo italiano rural o qual segue preservado ainda hoje.


A produção de vinhos se estende a outras propriedades que soma algo em torno de 400 hectares de vinhedos nas regiões de Lujan de Cuyo e Tupungato.


Depois de um passeio pelas instalações e pela sala de barricas onde conhecemos o processo de produção dos vinhos, partimos para a sala de degustação técnica conduzida pela enóloga da bodega Agustina Hanna, e que foi preparada com vinhos previamente selecionados, onde tivemos a oportunidade de provar os principais vinhos da casa e que logo falarei sobre os que mais me impressionaram.




A produção de vinhos engloba desde a linha básica Benjamin, espumantes Blanc de Noirs como o Nieto Senetiner Extra Brut, até os rótulos premium como o Cadus e o Bonarda.


Feita a degustação, para nossa surpresa, fomos recepcionados pelo brasileiro Marcelo Molina, da cidade de Goiânia e que já trabalha como sommelier na Bodega há alguns anos.


Foto autoral







Os vinhos da Nieto podem ser encontrados no Brasil através da importadora Porto a Porto.











Vinhos Degustados

Foto autoral

Agradecemos a hospitalidade e fica aqui registrado nossos sinceros agradecimentos pela forma tão calorosa que nos recebeu, cordialidade e seu profissionalismo.