top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Visitando a charmosa Bodega Bouza

Tour recomendado no Uruguai com experiência inesquecível


Localização da Vinícola


A Bouza é uma vinícola boutique, a 20 km do centro da capital uruguaia, na localidade de Melilla, e apenas 15 minutos do centro de Montevidéu. È famosa não só pelos seus vinhos premiados como também por ser uma das primeiras bodegas do país a oferecer atrações de enoturismo.


Como chegar


A vinícola Bouza oferece pacotes com transfer a partir de hotéis em Montevidéu, além de táxis e transporte por aplicativo também que levam até o local.


Instalações da Vinícola


Logo na chegada avistamos parreirais que impressionam, a propriedade é grandiosa e muito maravilhosa com um gramado a perder de vista.

A construção charmosa abriga um belíssimo gramado, banquinhos à sombra das árvores e um extenso vagão de trem desativado que rendeu fotos lindas. Ainda é possível se deparar com capivaras, gaviões e corujas como a placa de animais que avistamos. Alguns bichos como patos, pavões e galinhas andam soltos.


A família por trás da vinícola


"A nossa adega nasceu como uma empresa familiar movida pelo amor ao campo e aos seus frutos. Crescemos de mãos dadas com uma premissa fundamental: o trabalho em pequena escala oferece sempre melhores resultados. Para o conseguir, cuidamos e acompanhamos com zelo todo o processo, desde a vinha até ao copo. Acreditamos que esta é a forma de, a longo prazo, refletir nos nossos vinhos a personalidade que nos identifica."


A Bouza é uma vinícola familiar, relativamente jovem e com pequena produção. A bodega tem em torno de 32 hectares (vinhedos em Canelones, Melilla, Pan de Azucar e na Costa de Maldonado). Entre as uvas cultivadas estão: as tintas Tannat,Merlot,Tempranillo, Pinot Noir  e as brancas Albariño, Riesling e Chardonnay.


Vinhos


A Bouza elabora vinhos varietais e blend, elaborados com uvas provenientes dos vinhedos de Melilla e Las Violetas. São o resultado das parcelas que em cada casta representam as características gerais da colheita. Em geral são vinhos envelhecidos em barricas, com exceção do Tannat Sin Barrel, que só é produzido durante alguns anos.


Destilados


Grappa


A Bodega Bouza também elabora destilado obtido pela destilação do bagaço (casca e sementes de uva após fermentação) que retém o vinho com teor alcoólico. A metodologia de produção é a simples destilação em cobre ainda seguindo a tradição de produção de Grappa na Itália.


Gin


Me apaixonei pelo Gin Bo - Bo que é obtido a partir da redestilação do álcool colocando zimbro e outros vegetais na cabeceira do destilador para extrair seus aromas. É uma produção artesanal em pequenos passos onde é destacado o uso de flores tannat para a fórmula nº 8.


Museu de carros antigos na vinícola


A família Bouza possui uma coleção de carros antigos, que está em exposição aos visitantes e onde é possível fazer degustações e almoços harminizados. O lugar é um charme e também não resistimos ao registro de fotos.

O restaurante da Bouza


O restaurante oferece algumas experiências, como visitas guiadas, degustações e almoços. Além da degustação de vinhos na garagem clássica, é possível saboreá-los no restaurante

que possui uma carta extensa de vinhos Bouza, e é conhecido por pratos com forte influência uruguaia e espanhola.


Optamos pelo menu harmonizado de 7 etapas com menu impecável, com atendimento perfeito e logo falo mais sobre essa experiência que vale muito a pena conferir.


Sobre o menu de 7 etapas inesquecível


Tinha muita curiosidade de provar o tão falado menu harmonizado de 7 etapas da Bouza e coloquei meu plano em ação. Foi incrível e posso falar com propriedade que vale cada centavo.


Fomos conduzidos até o restaurante para participar da experiência do Menu Degustacion e as etapas foram seguidos na seguinte ordem:


Passo 01

Albarino 2023 harmonizado com Black River Caviar (10 g).

Vinho Bouza Albariño, 2023

Passo 02

Chardonnay 2023 harmonizado com Salmão curado ao estilo nórdico.

Vinho Bouza Chardonnay, 2023

Passo 03

Pinot Noir 2022 harmonizado com Bacalhau ao vapor com batata crocante, cebola e molho de tomate.

Vinho Bouza Pinot Noir, 2022

Passo 04

Monte Vide Eu 2022 harmonizado com Centro de assado uruguaio com legumes assados.

Vinho Bouza Monte Vide Eu, 2022

Passo 05

Tannat Las Espinas 2021 harmonizado com Carré de cordeiro com brunoise de cabutiã picante.

Vinho Bouza Las Espinas Tannat, 2021

Passo 06

"Bo-Bo" Gin de Fórmula N° 7, com Souffle Glacé.


Gin Bouza Bo-Bo, N° 7


Passo 07

Destilado de orujo com panqueca quente com doce de leite, com molho de doce de leite aromatizado com destilado de bagaço.

Bouza Destilado de Orujo

O menu ainda oferece água mineral, café ou chá. Os pratos estão sujeitos à disponibilidade.


Loja de vinhos

Finalizando a vista e para quem deseja levar para casa os sabores e aromas da Bouza, a bodega de vinhos disponibiiza uma linda adega de vinhos. Levei de lembrança para casa o Alvarinho e o Pinot Noir que nos impressionaram muito na degustação.


Reservas


Garanta também sua vaga e prepare-se para uma experiência sensorial exclusiva apreciando vinhos de produção limitada e que refletem a paixão e a atenção aos detalhes da vinícola.


Serviço Bouza


Montevidéu - Uruguai

Site: www.bodegabouza.com

Aberto de segunda a sábado: 9h -19h

Visitas guiadas de segunda a sábado: 10h30, 11h30, 13h30, 16h


Fonte de informações: site da vinícola e outras fontes de visitantes.

Fotos: acervo pessoal.

コメント


bottom of page