WINE SOUTH AMERICA: Com foco na experiência, Segredo do Enólogo é a novidade da Foppa & Ambrosi
- Cris Jardim
- há 20 minutos
- 3 min de leitura
Vinícola instalada no Vale dos Vinhedos, com filial em Napa Valley e collab no Uruguai, aproveita feira para lançar vinho sem revelar castas e blend

Toda vez que uma vinícola lança um vinho é comum compartilhar as uvas utilizadas, o tempo que este vinho ficou estagiando em barricas de carvalho, o método de elaboração. Desta vez, a Vinícola Foppa & Ambrosi resolveu fazer diferente, reservando-se o direito de manter em sigilo as variedades escolhidas, o tipo de corte e o tempo na madeira. Mais do que números, fichas e fórmulas, este vinho é uma provocação aos apreciadores que buscam muito mais do que um produto, mas uma experiência única capaz de gerar memórias sensoriais e afetivas para o resto da vida. Estamos falando do Segredo do Enólogo, um blend tinto feito com uvas nobres selecionadas, que está sendo lançado na Wine South America, de 06 a 08 de maio, em Bento Gonçalves.
Despido dessas informações, o Segredo do Enólogo é uma criação do enólogo, estudioso da Ciência do Vinho – Enologia – que elaborou e engarrafou um vinho fácil de beber, que harmoniza com pratos populares no Brasil e que fazem parte do dia a dia das pessoas, como massas e pizzas. O jovem enólogo Ricardo Ambrosi, responsável pelo processo produtivo da vinícola, destaca que este é um vinho que não tem erro. “Me reservo o direito de manter esta ‘receita’ em segredo, provocando o consumidor a se deter nas sensações, na experiência e no que ela incita”. Ambrosi, comenta, ainda, que este é um vinho equilibrado, feito a partir de vinhas selecionadas, resultado da cumplicidade do tempo e da natureza com a cooperação do homem.
O Segredo do Enólogo é um bland de duas castas nobres em proporções cuidadosamente guardadas. Uma das variedades aporta elegância refinada, enquanto a outra, intensidade e mistério. O resultado é um vinho de alma envolvente, com estrutura média, que seduz pela complexidade e permanece pela elegância. Lucas Foppa, também enólogo e que atua a frente da área comercial, faz uma analogia ousada com os produtos da Apple. “Vinho é um produto cultural vivo e, sendo assim, não pode ser tratado como uma garrafa de vidro cheia de líquido de uma determinada uva, por exemplo. Foi assim que pensamos este vinho, porque queremos entregar, acima de tudo, uma experiência marcante que provoca sensações e gera memórias. Por isso, não revela composição, não revela tempo de madeira, não revela nada”, ressalta.
Os sócios incitam os apreciadores a tentar descobrir quais uvas compõem este vinho, mas asseguram: o segredo não está nas uvas, mas na sensação que elas provocam. “Este é um vinho para não ser explicado, mas lembrado”, finaliza Foppa.

O VINHO
Origem: Vinhas silenciosas, cultivadas com tempo e respeito.
Composição: Corte sigiloso entre duas uvas nobres.
Tipo: Vinho tinto de estrutura média.
Safra: Ano guiado por mãos experientes.
Maturação: Em barricas de carvalho, com toque sutil de madeira.
ANÁLISE SENSOTIAL DO ENÓLOGO
Visual: Rubi límpido com brilho sedutor.
Aroma: Frutas vermelhas maduras, especiarias suaves, notas de tabaco e chocolate amargo.
Paladar: Sedoso, com taninos bem integrados e final longo, com ecos de especiarias.
Harmonização: Acompanha momentos que fogem do óbvio, desde um jantar especial até uma conversa profunda.
Temperatura ideal: 14° a 16°C.
Potencial de Guarda: 3 a 5 anos — ou até que o segredo seja, finalmente, decifrado.
OS ENÓLOGOS
Lucas Foppa Alves – Enólogo, 29 anos, iniciou sua carreira em Enologia aos 13 anos. Formação como Técnico em Viticultura e Enologia, Tecnólogo em Viticultura e Enologia pela primeira Escola Brasileira de Enologia - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves. A nível de especialização, cursou Pós-Graduação em Controladoria na Universidade de Caxias do Sul - UCS CARVI e estagiou em Pesquisa na Universidad de Cádiz (Espanha).
Ricardo Ferrari Ambrosi - Enólogo, 29 anos, iniciou sua carreira em Enologia aos 15 anos. Graduado como Técnico em Viticultura e Enologia e Tecnólogo em Viticultura e Enologia pela primeira Escola Brasileira de Enologia, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves. Trabalha como enólogo e consultor na Vinícola dos Plátanos / Enovitis Consultoria.
Foto: Divulgação Foppa & Ambrosi