Vinícolas do Vale do São Francisco preparam novidades para a ProWine São Paulo
- Cris Jardim
- há 2 dias
- 4 min de leitura
A vitivinicultura do Vale do São Francisco estará bem representada na ProWine São Paulo — a maior feira profissional de vinhos e destilados das Américas e que acontece entre os dias 30/09 e 02/10 no Expo Center Norte, na capital paulista. As vinícolas pernambucanas Botticelli, Rio Sol e o grupo Verano Brasil farão parte do stand Vinhos do Vale do São Francisco, do Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (VINHOVASF); enquanto as marcas Rio Valley (Verano Brasil) e a baiana Terranova (Grupo Miolo) terão espaços em separado dentro do evento.

A edição 2024 recebeu 15 mil importadores, distribuidores, sommeliers, varejistas e profissionais do setor de todas as regiões do Brasil e do mundo. Deste montante, 87% eram tomadores de decisão. Para o diretor executivo do VINHOVASF, Rodrigo Fabian, o principal objetivo das empresas do Vale com a participação da ProWine é a ativação de novos pontos de venda.
“Nossa região já produz vinhos para os mais diversos públicos, com qualidade validada em concursos e também através do selo da Indicação Geográfica de Procedência — IP Vale do São Francisco. Estar entre os principais players do setor é fundamental para fortalecer a presença das nossas marcas no mercado, abrir novas conexões comerciais e reafirmar o protagonismo da vitivinicultura do Vale do São Francisco no cenário do vinho brasileiro”, destaca o empresário, que também é sócio do grupo Verano Brasil.
Atualmente, as nove empresas associadas ao VINHOVASF produzem mais de 32 milhões de garrafas de vinhos finos e de mesa tranquilos, espumantes e sucos de uva, produzidos a partir de 880 hectares em municípios de Pernambuco e Bahia. O volume é apenas uma fração da indústria da viticultura no Vale, que produz 98% das uvas de mesa exportadas pelo país. A região detém 15% da produção nacional de vinhos.

Lançamentos do Vale do São Francisco na Prowine
Com intuito de expandir relacionamentos e consolidar a marca no sudeste, a Botticelli prepara o lançamento de novos produtos. “Pretendemos lançar a linha Reserva Botticelli, com rótulos de Cabernet Sauvignon, Malbec e Cabernet/Syrah. Além disso, estaremos com nossos espumantes Brut, Brut rosé e Moscatel e Moscatel Rosé, já estão presentes no mercado”, revela o diretor Ricardo Almeida. A vinícola é a mais antiga do Vale do São Francisco e celebra, em 2025, 40 anos de história.

A Rio Sol, por sua vez, apresentará dois novos rótulos da linha Gran Reserva, que trazem uma homenagem à fauna da caatinga. O Rio Sol Gran Reserva Egiodola, uma uva rara de origem francesa que encontrou excelente adaptação ao nosso terroir, traz na etiqueta uma ilustração da coruja-buraqueira. O Gran Reserva Malbec, por sua vez, traz a onça-parda; numa clara referência à potência da uva quando cultivada no semiárido nordestino.
O Verano Brasil estará presente no stand coletivo do VINHOVASF com diversos produtos produzidos pelo grupo, que possui duas unidades vitivinícolas no Sertão. Entre sucos licenciados e vinhos para distintos mercados, está o Garziera Resiliente, uma linha com dois rótulos que homenageiam a trajetória do fundador Jorge Garziera. O nome faz referência à jornada de pioneirismo e superação do empreendedor; que chegou ao Vale do São Francisco há exatos 50 anos e escreveu seu nome na história da região. A cada safra excepcional, Resiliente trará um novo corte, representando o espírito inquieto e experimental de Jorge.
A empresa terá um segundo espaço exclusivo para os vinhos da Rio Valley, uma marca vibrante e descontraída com foco na produção de frisantes, espumante, chopps de vinho e sucos de uva premium. Serão apresentados três produtos da linha: o Frisante Prosecco, com apenas 9% de álcool e 7g/L de açúcar residual; e os borbulhantes Zero Álcool, elaborados com uvas Moscato nos estilos branco e rosé.
A Terranova, por sua vez, estará presente no stand do Miolo Wine Group com seus espumantes brut branco e rosé, moscatéis e, ainda, seus tintos da uva Syrah.
Os vinhos do Velho Chico
Localizado entre Bahia e Pernambuco, às margens do Velho Chico e em meio à caatinga, o Vale do São Francisco é a segunda maior região produtora de vinhos no Brasil. Atualmente, as empresas da região processam cerca de 70 milhões de toneladas de uvas para produção de vinhos finos e de mesa tranquilos, frisantes e de espumantes; sucos e outros derivados. Um território tão singular que seus melhores vinhos e espumantes passaram a ser protegidos e exaltados pela Indicação de Procedência Vale do São Francisco (IP-VSF).
A IP-VSF é a primeira a englobar vinhos finos e espumantes elaborados em zonas tropicais do globo. Nessas regiões, pode ocorrer mais de um ciclo vegetativo da videira por ano, diferentemente de vinhos elaborados em áreas temperadas. No Vale, isso é possível graças à irrigação e ao clima tropical semiárido, com temperaturas elevadas que viabilizam a produção de uvas e vinhos de janeiro a dezembro, com até duas safras e meia por videira. Além, ainda, de possibilidades de colheitas escalonadas ao longo do ano nas diferentes parcelas de vinhedos.
Essa indicação geográfica foi a primeira do Brasil fora da região Sul e também a integrar municípios de dois estados: Lagoa Grande, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco; e Casa Nova e Curaçá, na Bahia. Devido à extensão territorial e às diferenças entre safras, os vinhos da região apresentam características bem variadas. Vão desde brancos leves de aromas florais a barricados com nuances de frutas tropicais e de caroço, passando por rosés diversos, tintos leves e jovens e chegando até aos mais encorpados, aptos ao envelhecimento. Os espumantes, também, podem ser de jovens a maturados, de extra-brut a moscatéis. Alguns dos rótulos que já receberam o selo da IP-VSF marcarão presença na ProWine.
Sobre o VINHOVASF
Fundado em 2003, o Instituto do Vinho do Vale do São Francisco – VINHOVASF nasceu para atender às demandas do setor vitivinícola no Submédio São Francisco. Desde então, tem atuado na conquista de incentivos fiscais voltados para o segmento e na captação de recursos que viabilizaram a obtenção da Indicação de Procedência (IP) Vale do São Francisco.
Comprometido com o fortalecimento contínuo do setor, o VINHOVASF também se dedica à promoção nacional e internacional dos vinhos tranquilos, espumantes, frisantes e sucos de uva produzidos na região, evidenciando sua qualidade e tipicidade. Por meio de feiras, palestras, visitas técnicas e outros eventos, o Instituto divulga os diferenciais do Vale, como a colheita de uvas durante todos os dias do ano e a diversidade de estilos, que vão da jovialidade ao alto potencial de guarda.
Fotos: divulgação
Comentários