top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Vinho e pipoca: a companhia perfeita para curtir filmes premiados

Confira sete dicas da sommelière da Wine para harmonizar sua pipoca predileta e curtir a sétima arte

O óbvio precisa ser dito: pipoca e vinho harmonizam muito bem e, se você fizer essa combinação assistindo aos filmes premiados, ficará ainda melhor! O simples bem feito pode se tornar surpreendente e isso se aplica também à harmonização de diferentes vinhos com diferentes receitas de pipocas. É um excelente aperitivo, que além de saboroso e ter boas propriedades nutritivas, dá um match perfeito com vinhos.


Porém, antes de apertar o “play”, confira sete dicas de Thamirys Schneider, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil, e garanta uma harmonização para se deliciar, enquanto acompanha a premiação cinematográfica mais aguardada do ano. “A sétima arte compõe o momento deixando a combinação irresistível e envolvente, com gostinho de quero mais”, comenta a especialista em vinhos.


Pipoca tradicional

A pipoca salgada tradicional sempre terá o seu lugar, seja ela feita na panela ou no microondas, é uma opção certeira. Para saboreá-la, escolha um espumante brut elaborado pelo método charmat. É uma harmonização excelente, pois proporciona um excelente equilíbrio entre leveza, frescor e doçura que vai ficar perfeito com essa harmonização. O Espumante Ballade by Miolo Brut é o vinho certo para você se deliciar com essa pipoquinha clássica!


Pipoca Amanteigada

Outra pipoca que conquista diversos paladares é a amanteigada, que tem um peso maior na boca, untuosidade e também deixa um sabor final mais salgado no paladar. A harmonização ideal é com a uva Chardonnay, preferencialmente se tiver uma breve passagem por barrica, o que trará mais volume no paladar, além de destacar notas amanteigadas e um toque de baunilha que é um bônus a mais na harmonização. O exemplar Quinta Las Cabras Reserva Chardonnay 2021 é uma excelente escolha para esta combinação, porque 35% do vinho passa 6 meses em carvalho francês com suas borras, o que certamente agrega maior complexidade, volume e profundidade ao vinho.


Pipoca com cheddar e bacon

A pipoca com cheddar e bacon é sensacional! É uma receita que traz o cremoso do queijo cheddar com suas notas mais amendoadas, além do sabor marcante do bacon. Sem dúvida, uma opção avassaladora. Opte por um vinho tinto de corpo leve à médio e com boa acidez para ajudar a limpar a untuosidade do paladar e proporcionar frescor como o Marqués de Somera Garnacha 2020, um exemplar jovem, leve, muito frutado, macio no paladar e muito refrescante.


Pipoca cítrica

Para quem gosta de temperos mais cítricos e com toques levemente apimentados, a pipoca com lemon pepper é uma boa pedida. Para harmonizá-la, escolha um vinho branco com notas cítricas e acidez vibrante para proporcionar bastante frescor. Outra dica importante é estar atento à leve picância do tempero, logo, se o vinho trouxer um final de boca com sutil dulçor, a harmonização ficará ainda melhor. Como sugestão, escolha o Nederburg 56 Hundred Chenin Blanc 2021, um rótulo cítrico, leve, muito frutado, com acidez vibrante e agradável frescor.


Pipoca caramelizada

A pipoca caramelizada é um clássico e não podia ficar de fora desta lista! O açúcar caramelizado vai perfeitamente de encontro com a percepção salgada da pipoca e cria um terceiro sabor cativante. Para esta harmonização, escolha o Porto Burmester Tawny, pois tem doçura, notas mais caramelizadas com toques de castanhas que fica perfeito tanto com a percepção doce do caramelo, quanto com a percepção mais salgada da pipoca.


Pipoca com sabor chocolate

Para os paladares mais adocicados, a pipoca de chocolate não pode faltar. Para acompanhar, a dica é escolher um vinho tinto que tenha notas de chocolate bem perceptíveis nos aromas e sabores, e que também tenha boa percepção de açúcar na boca para, assim, fazer uma harmonização por similaridade, ou seja, que o vinho acompanhe a doçura do prato. O Apothic Red 2020 é uma boa opção, é equilibrado e com açúcar residual bem integrado à estrutura do vinho, o que deixa o paladar macio, uma escolha certa para essa harmonização sedutora.


Pipoca com leite em pó especial

Uma outra alternativa agradável para os paladares mais adocicados é a pipoca de leite em pó com chocolate branco. Opte por vinhos brancos mais doces e que tenham também uma boa acidez para equilibrar a harmonização, limpar o paladar e proporcionar frescor. Como o leite em pó e chocolate branco aguçam a percepção da doçura, é preciso escolher um vinho tão doce quanto para que a doçura do prato não atropele o vinho, por isso o Espumante Dadá de Finca Las Moras Nº 7 White Sweet será o par perfeito!


Escolha o filme da noite, prepare a pipoca que mais te agradou e pegue sua taça de vinho favorita e siga as orientações acima para vivenciar tamanha maravilhosidade. Bom filme!


Sobre a Wine

A Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. A empresa, que já nasceu online há 14 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. A Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na AppStore e Google Play, a empresa possui atualmente 17 lojas físicas no Brasil: quatro unidades na capital paulista, duas no Rio de Janeiro e outras 11 em Ribeirão Preto, Barueri (Alphaville), Campinas, Natal, Fortaleza, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.


Foto: divulgação

Comments


bottom of page