top of page
Conjunto de mesa

Vinho brasileiro além da Serra Gaúcha: conheça mais regiões onde a viticultura prospera

  • Foto do escritor: Cris Jardim
    Cris Jardim
  • 2 de jun.
  • 3 min de leitura

No Dia Nacional do Vinho, especialista do Grupo Wine comenta sobre os novos territórios com produções inovadoras

ree

No primeiro domingo de junho, o Brasil celebra o Dia Nacional do Vinho, data dedicada a exaltar a cultura vitivinícola do país, promover o enoturismo e destacar a diversidade de rótulos que ganham cada vez mais espaço nas taças dos brasileiros. Longe de ser apenas uma tradição sulista, a produção de vinhos no Brasil hoje é marcada por inovação e multiplicidade de origens.


Um exemplo é a linha Entre Dois Mundos, fruto da parceria entre o Grupo Wine, o grupo número 1 de vinhos do Brasil, e a vinícola Miolo que, com sofisticação e tradição, apresenta alta capacidade agrícola e produtiva em solo brasileiro.


Criada para evidenciar a brasilidade por meio da viticultura, a Entre Dois Mundos reúne em sua proposta a riqueza de terroirs como o Vale do São Francisco, no Nordeste, e a Campanha Gaúcha, no extremo Sul do país. A proposta da marca é mostrar que o vinho brasileiro vai muito além da Serra Gaúcha, região que historicamente lidera a produção no país.

ree

Do calor do sertão ao frescor do espumante


No sertão nordestino, onde o calor é intenso e o sol brilha quase o ano inteiro, nasce a linha Maraví. Produzida no Vale do São Francisco, na Bahia, essa série de espumantes é fruto de um fenômeno único no mundo: a possibilidade de duas colheitas por ano, graças ao clima semiárido com alta luminosidade e pouca variação térmica. O resultado são vinhos vibrantes, frescos e com identidade própria. Essa característica confere ao local alta produtividade, se tornando perfeito para produção de vinhos leves, frutados e espumantes.

[Divulgação Wine]

ree

“O Vale do São Francisco retrata o que o Brasil tem de mais original em viticultura. Produzir espumantes com uvas como Chenin Blanc, French Colombard e Garnacha em pleno sertão é algo que surpreende até os paladares mais experientes. A linha Maraví mostra que inovação e brasilidade podem andar lado a lado”, explica Cibele Siqueira, Embaixadora de Marcas Autorais do Grupo Wine


Vinhos de guarda e elegância no sul


Do outro lado do mapa, na Campanha Gaúcha nasce a linha Kaipú, da Entre Dois Mundos. Com clima seco, solo pedregoso e grandes amplitudes térmicas, a região, localizada na fronteira com Uruguai e Argentina, é ideal para vinhos de guarda e grande estrutura. Nesta região, destacam-se as castas Tannat, Cabernet Sauvignon, Merlot e Tempranillo, que resultam em vinhos tintos intensos, com taninos firmes e boa complexidade aromática. Mostrando a versatilidade do terroir, ganham destaque também os vinhos brancos com características minerais e rosés elegantes. 

[Divulgação Wine]

 

A linha Kaipú traz o melhor deste outro “mundo” brasileiro, um branco elaborado pela Chardonnay com notas cítricas e um toque mineral, um rosé de prensa suave de Cabernet Sauvignon que se mostra elegante me taça, e por fim, dois tintos que trazem o principal desse terroir, um Cabernet Sauvignon e um Tannat. 

 

“A Campanha é o território ideal para mostrar a complexidade que o Brasil pode alcançar, especialmente com castas tintas que evoluem muito bem em garrafa. Na Kaipú, temos o equilíbrio entre tradição e expressão local”, reforça Cibele. 


Ainda que a Serra Gaúcha siga como referência nacional na produção de vinhos, o avanço de novas regiões produtivas é um indicativo de que o Brasil está vivendo um novo momento em sua jornada enológica. “Essa expansão geográfica acompanha o interesse crescente dos consumidores brasileiros por vinhos que dialogam com seu clima, paladar e identidade”, conclui a embaixadora.

 

Sobre o Grupo Wine


O Grupo Wine é o grupo número 1 de vinhos no Brasil, que ocupa o primeiro lugar no ranking de importação. O GW é formado pelas marcas Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas representando mais de 40 produtores premiados e reconhecidos no mundo inteiro e Bodegas Grupo Wine, que atua com inovação na distribuição de vinhos por meio de uma plataforma online de autosserviço B2B.


Com a Cantu e Bodegas, o Grupo Wine garante presença em todo o mercado regional de varejo, tanto no off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) quanto no on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue na sua missão de tornar o vinho um produto hiper disponível.

Em 2023, a empresa passou a integrar o ranking Valor 1.000, que reúne as maiores empresas do Brasil. Além disso, em 2024, a empresa lançou a Entre Dois Mundos,  a primeira vinícola de vinhos do Grupo Wine, em parceria com a Miolo e com distribuição exclusiva pela Cantu Grupo Wine.  Mais informações em https://ri.grupowine.com.br/.


Fotos: divulgação

Comentários


vinho tinto

Não perca nenhum gole do nosso conteúdo! Inscreva-se e fique por dentro de todas as novidades do universo dos vinhos!

Mantenha-se atualizado sobre os novos posts, dicas exclusivas e as últimas tendências no mundo dos vinhos! Ao se inscrever no blog Turma do Vinho, você será o primeiro a receber nossas atualizações diretamente em sua caixa de entrada. Descubra rótulos incríveis, histórias envolventes e tudo o que você precisa saber para apreciar ainda mais essa paixão. Inscreva-se agora e faça parte da nossa comunidade!

Insira seu melhor e-mail:

Muito obrigado por se inscrever!

bottom of page