• Cris Jardim

VINDIMA 2022: nos vinhedos da Cristofoli

Privacidade do Edredom nos Parreirais e do Entardecer da Vindima atraem visitantes que buscam viver experiências seguras e exclusivas ao ar livre


Um edredom embaixo do parreiral, no vinhedo da Família Cristofoli. Um passeio de trator nos vinhedos, pisa das uvas e um brunch noturno. Estamos falando do Edredom nos Parreirais e do Entardecer da Vindima, duas experiências que a Cristofoli Vinhos de Família oferece em sua propriedade localizada na Rota Cantinas Históricas, em Faria Lemos, no interior de Bento Gonçalves. O diferencial que é motivo de sucesso e que tem gerado até lista de espera? Vivências privativas, contato com poucas pessoas, além, é claro, de aromas e sabores afetivos, acompanhados por vinhos e espumantes da casa. Do vinhedo à mesa, tudo é feito pela família, seja na mesa ou na taça, seja no vinhedo ou na vinícola.


Em especial, o Edredom nos Parreirais tem encantado os turistas e ganhado a preferência de quem está em busca de uma experiência inesquecível, mas ao mesmo tempo segura. Isso porque a família tem o cuidado de montar apenas um edredom no vinhedo que está em frente a casa onde vivem. Disputadíssimo, o Edredom nos Parreirais é limitado a uma reserva por vez. Pode ser um casal de namorados, um grupo de amigos, uma família, mas o momento é exclusivo para eles, sem que haja nenhum contato com outros visitantes durante a experiência. A atração, que já segue este formato desde 2007, é um dos exemplos da Cristofoli, que preza pela privacidade e pelo atendimento diferenciado, o que caiu como uma luva diante da pandemia do Coronavírus.

A recepção acontece na loja de vinhos que funciona no porão da casa da nona Maria, onde estão mantidas as pipas de madeira por onde foram envelhecidos alguns dos vinhos da família. Depois de uma degustação orientada, o visitante escolhe a variedade que deseja degustar no vinhedo. Pode ser uma garrafa de vinho ou espumante a cada duas pessoas. Sobre o Edredom, o cenário se completa com tábuas de frios e produtos regionais como brusquetas de tomates, pão e focaccia, azeite de oliva gaúcho, queijos regionais, culatello e salame, frutas frescas, frutas desidratadas, damascos e azeitonas, espetinho caprese, amêndoas, amendoins, castanha do Pará, castanha de caju e nozes pecãs, e geleia de uvas ou de figos.


Agora se a intenção é aproveitar o período para viver a colheita da uva, então o Entardecer da Vindima é a melhor escolha. E ele começa com um welcome drink no jardim da cantina, seguindo para uma visita entre os tanques de aço inox e barricas de carvalho, até embarcar no trator da família rumo ao vinhedo, onde participam da pisa das uvas, seguida por um brunch à luz das estrelas regado a vinhos e espumantes. A recepção é feita pela Bruna Cristofoli (35), enóloga que gerencia a vinícola. Seu irmão Lorenzo (26), também enólogo, responsável pela produção, explica como é o trabalho de vinificação dos vinhos e espumantes que carregam a marca Cristofoli. O trio se completa com a prima Letícia (24), enóloga que toca a loja de vinhos e cuida do atendimento turístico. Mas quando chega a hora de embarcar no trator é a vez do Seu Loreno, pai da Bruna e do Lorenzo, guiar a curta, porém surpreendente viagem. O destino é próximo, mas a aventura começa ao cruzar a RS 431 para avançar por uma ‘estradinha’ que fica em meio a mata nativa. No final a recompensa, uma colina coberta de vinhedos com uma vista de tirar o fôlego, podendo apreciar o pôr do sol com uma taça de espumante na mão.

E é ali, entre os vinhedos da tinta Sangiovese e da branca Chardonnay, que a família construiu um deque panorâmico para contemplar a paisagem, e montou a estrutura perfeita para resgatar a pisa das uvas à moda antiga. Além do aroma da estação, música italiana para embalar a pisa que tem um momento emblemático. Depois de pisar as uvas, o turista deixa a marca dos seus pés, pintados de uva, num tecido que jamais será apagado, assim como a memória deste momento. Muitas pessoas emolduram a ‘obra’ como recordação da experiência.


Mas o Entardecer da Vindima continua com as taças sendo abastecidas de vinhos, espumantes, suco de uva e água. O sol vai se pondo e as luzinhas que enfeitam o ambiente vão iluminando a noite que se completa com um brunch noturno, com os pratos finalizados no local pela própria família. É a vez da Maria de Lourdes, mãe da Bruna e do Lorenzo, entrar em ação.

Sob as estrelas, um menu de pães, frios e queijos regionais, frutos secos, frutas frescas da estação, salada de folhas, ragu de ossobuco com polenta mole e mousse de iogurte natural com calda de suco de uva. É recomendável usar calçado sem salto, roupas confortáveis, chapéu, óculos de sol, protetor solar e repelente.

SERVIÇO EDREDOM NOS PARREIRAIS

O que? Edredom nos Parreirais

Quando? De segunda a sábado

Local: ERS 431 km 06 – Rota Cantinas Históricas – Faria Lemos - Bento Gonçalves (RS)

Horário: das 13h às 15h30min

O que inclui?

Recepção na loja de vinhos.

Degustação orientada dos vinhos e espumantes para escolha de qual variedade levará para beber no vinhedo.

Duas horas de permanência privativa no vinhedo.

Uma garrafa de vinho ou espumante – exceto linha Instinto, a cada duas pessoas.

Duas tábuas com uma seleção de frios e produtos regionais: Brusquetas de tomates, pão e focaccia, azeite de oliva gaúcho, queijos regionais, culatello e salame, frutas frescas, frutas desidratadas, damascos e azeitonas, espetinho caprese, amêndoas, amendoins, castanha do Pará, castanha de caju e nozes pecãs, e geleia de uvas ou de figos.

Valor: R$ 195 por pessoa

Inscrições e consulta de datas: www.vinhoscristofoli.com.br

Mais informações: 54 9 8403-9247 ou cristofoli@vinhoscristofoli.com.br

SERVIÇO ENTARDECER DA VINDIMA

O que? Entardecer da Vindima

Quando? Aos sábados (até 05 de março)

Local: ERS 431 km 06 – Rota Cantinas Históricas – Faria Lemos - Bento Gonçalves (RS)

Horário: Recepção às 17h30min. Término: 20h45min

O que inclui?

Recepção no jardim da vinícola com Welcome Drink com espumante.

Boas vindas, apresentação da história da Família Cristofoli, visita à vinícola.

Passeio de trator até o vinhedo, com recepção embalada por músicas italianas e espumantes no deque.

Contemplação do pôr do sol.

Pisa das uvas à moda antiga.

Brunch noturno servido no vinhedo com menu de pães, frios e queijos regionais, frutos secos, frutas frescas, salada de folhas, ragu de ossobuco com polenta mole. Para adoçar, mousse de iogurte natural com calda de suco de uva.

Harmonização: Vinhos, espumantes, suco de uva e água.

Valor: R$ 360 por pessoa

Inscrições e consulta de datas: www.vinhoscristofoli.com.br

Mais informações: 54 9 8403-9247 ou cristofoli@vinhoscristofoli.com.br

Horário de atendimento da vinícola:

De segunda a sexta: das 8h às 11h30min e das 13h30min às 18h

Sábados e feriados: das 9h30min às 18h

Domingos: das 12h às 17h

Contato: cristofoli@vinhoscristofoli.com.br | (54) 3439.1190 | (54) 9 8403.9247

Loja virtual: www.loja.vinhoscristofoli.com.br

Fotos: Emerson Ribeiro

Foto do casal: crédito Delson e Andréia Horn