top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Trabalho de sommelier ganha destaque dentro do mercado de trabalho

O profissional é responsável por executar serviços especializados de vinhos em diferentes tipos de empresas

Brasília, 4 de fevereiro de 2021 – Chianti, Beaujolais Villages, Petit Chablis e Maynne Bordeaux: esses nomes podem parecer estranhos, mas para um sommelier, são sinônimos de iguarias que merecem ser apreciadas. O profissional, responsável por executar serviços especializados de vinhos em empresas, eventos gastronômicos, hotelaria, restaurantes, supermercados e enotecas, tem ganhado espaço no Brasil.


Para incrementar ainda mais esse mercado, a Del Vino Wine Academy oferecerá um curso intensivo para quem deseja se profissionalizar na área. De 5 a 7 de março serão oferecidas aulas para a formação de sommelier e especialista em vinho. O evento ocorrerá na Logo Aceleradora, localizada no Núcleo Bandeirante (SIBS Quadra 2), e contará com nove módulos diferentes para capacitar os alunos.


"Temos uma estrutura completa para que os participantes possam imergir nesse mundo. Trabalharemos com a história do vinho para contextualizar os matriculados sobre o assunto e, a partir de então, apresentaremos aspectos importantes para entrar nessa área de trabalho", explica Igor Soares, sommelier, especialista no ensino de degustação e avaliação de vinhos e proprietário da Del Vino.


O profissional também falará sobre os tipos de vinho que existem no mercado e, com isso, apresentará técnicas de harmonização, degustação e armazenagem da bebida. Para incrementar as aulas, serão exemplificados processos de vinicação; especificação sobre terroir e climas; aprofundamento sobre os principais países e regiões do vinho; e montagem de carta.


Conteúdo do curso

Antes de degustar e harmonizar, Igor guiará os alunos para compreender o conceito e a história do vinho. Os dois primeiros módulos serão responsáveis por abordar os seus tipos - sendo tranquilos, fortificados e espumantes. Além disso, o sommelier contextualizará sobre a origem da bebida e, também, sobre a sua expansão e evolução ao redor do mundo.


"Na terceira parte, falaremos sobre a vinificação. Isto significa que será explicado a estrutura da uva; as fases da videira; o cultivo do vinho; as etapas de vinificação; os tipos de envase e também de rolha", complementa.


Já o quarto módulo, intitulado "Geografia e Geologia Aplicada ao Vinho", será responsável por desenvolver aspectos relacionados à geografia estrutural e o clima ideal para a bebida. Nisso, as estações do ano e as suas influências serão aprofundadas, assim como o tipo de relevo e de solo, para que, por fim, o conceito de terroir seja desenvolvido.


As técnicas de degustação entram no quinto módulo do encontro. Haverá o ensinamento sobre como analisar visualmente a bebida no que diz respeito à clareza, brilho, cor, sedimentos e viscosidade do rótulo escolhido. "Compreender o vinho, no âmbito olfativo e gustativo, também é fundamental e, sem dúvidas, são dois aspectos que estarão presentes nessa parte do curso", adianta Igor.


Com esses conceitos em mente, as técnicas de harmonização serão apresentadas na sequência. Para encerrar, o profissional aprofundará sobre as regiões vinícolas espalhadas pelo mundo; os tipos de uvas existentes; e o serviço voltado ao vinho.


Ao longo das aulas, serão degustados mais de 34 rótulos de vinhos. "Desenvolvemos uma metodologia exclusiva e totalmente inovadora que irá preparar o aluno para o mundo do vinho. Utilizamos um sistema de ensino baseado em conhecimentos aplicados”, acrescenta.

As inscrições poderão ser feitas virtualmente (www.sympla.com.br/curso-de-formacao-de-sommelier-e-especialista-em-vinhos__1104671) até o preenchimento geral das vagas.


SOBRE

O que: Curso “Formação de Sommelier & Especialista em Vinhos”

Quando: 5 a 7 de março

Onde: Logo Aceleradora, localizada no Núcleo Bandeirante (SIBS Quadra 2)


SOBRE A DEL VINO WINE ACADEMY - Escola inovadora nascida em Brasília, fundada pelos sócios Igor Soares e Renan Avendaño, com a missão de democratizar e descomplicar o ensino do vinho. O projeto busca quebrar um grande paradoxo que existe sobre o mundo do vinho: “a necessidade de investir muito dinheiro para degustar e apreciar bons rótulos”. Já são mais de 200 alunos formados no “Curso de Degustação Profissional”.


Texto e foto: divulgação.

bottom of page