ProWine SP: Decanter anuncia chegada da lenda italiana Folonari em seu portfólio
- Cris Jardim
- há 6 minutos
- 2 min de leitura
Um dos expoentes da Toscana, a icônica Folonari acaba de chegar ao premiado portfólio da Importadora Decanter.
Localizada no coração do Chianti Clássico, a história da Folonari no vinho remonta ao século XVIII, quando a família Folonari se estabeleceu na Toscana, em 1911, e se expandiu pela região com a aquisição da Tenuta del Cabreo e da Tenuta di Nozzole, nos anos 1960, e das propriedades em Bolgheri e Montalcino mais recentemente.

Fundador e presidente do Grupo Decanter, Adolar Hermann destaca, entre os rótulos que a importadora passa a trazer com exclusividade ao Brasil, o mítico Cabreo Il Borgo, estrela da vinícola.
Primeiro supertoscano da Folonari e um dos responsáveis por levar esta categoria ao mundo, é composto por um blend de Sangiovese, Cabernet Sauvignon e Merlot, com potencial de guarda de 15 anos.

Sublinhado por Tiago Locatelli – head sommelier da Decanter – como um Bolgheri fantástico para sua faixa de preço (R$ 577), outro destaque da seleção é o Tenuta Campo al Mare Bolgheri Rosso 2023, acessível ao paladar e com estilo universal, que agrada os mais distintos perfis.
Lenda argentina
Responsável por colocar Salta no mapa vinícola da Argentina, a história da família Etchart tem início no século XIX e passa pela popularização da Torrontés nos anos 70, pelo advento dos grandes vinhos em parceria com Michel Rolland nos anos 90 e com a fundação da Bodega Yacochuya, que passou por sua consolidação nos anos 2000 como referência máxima de qualidade na região, até a estreia no catálogo da Decanter.
Ainda essencialmente familiar, hoje sob o comando de Pablo, Marcos e Arnaldo Etchart, a Bodega Yacochuya conta com vinhedos próximos a Cafayate, entre 1.700 e 2.000 metros de altitude. Seus vinhos refletem o terroir "salteño", com fruta abundante e fresca, generosas camadas de sabores equilibrados por taninos maduros e acidez vibrante.

A seleção da Decanter traz o lendário Yacochuya, vinho emblemático da região e um dos grandes tintos do Novo Mundo; os rótulos San Pedro de Yacochuya, mais estruturados e complexos, feitos a partir de videiras velhas; e a linha Coquena, com vinhos expressivos que homenageiam a figura mitológica da região, o Coquena, protetor dos animais silvestres.
"Com estas duas novas marcas em nosso portfólio, ampliamos nossa oferta e trazemos aos consumidores a oportunidade de apreciar dois importantes produtores, verdadeiras referências do Velho e do Novo Mundo", resume Adolar Hermann, que apresentará os lançamentos na ProWine SP 2025.
Entre as novidades que a Decanter preparou para a feira também estão grandes vinhos de vinícolas premiadas como Luigi Bosca (Argentina) Luis Cañas (Espanha), Bouza (Uruguai) e Terranoble (Chile), além de novidades da brasileira Hermann e a safra 2021 do El Principal, que acaba de conquistar o prêmio de 'Melhor Vinho Premium do Chile'.
www.decanter.com.br | @decanter_vinhos
Fotos: divulgação