• Cris Jardim

Preparativos para o Natal: diferentes formas de incluir o panetone na rotina alimentar

Para este ano, a Rede Oba Hortifruti preparou três sabores especiais para a linha de panetones Oba Bem Querer. Juntos, eles buscam resgatar a memória afetiva desta data tão significativa.


A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, separou quatro sugestões de sobremesa com esta iguaria para consumo


Brasília, 22 de novembro de 2021 O Natal é uma data do ano muito característica, seja pela decoração, pela tradicional troca de presentes, pela visita do Papai Noel para as crianças, ou pelo cheirinho e sabor específico das iguarias desta festividade. Dentre estas lembranças, está também o panetone que, como alguns já sabem, foi criado na Itália, mais especificamente em Milão, lá pelos anos 1470.






Sendo um dos principais símbolos do Natal, o panetone é aquele clássico que não pode faltar na mesa do brasileiro nessa época do ano. O bolo com frutas cítricas ou recheio cremoso traz à tona a afetividade expressada nesta época. A linha de Panetones Oba Bem Querer aborda essas sensações e sentimentos que tornam únicos os momentos compartilhados no fim do ano.

A linha de Panetones Oba Bem Querer conta com três sabores deliciosos para você escolher; a clássica receita de panetone de uva passa e laranja cristalizada; o de recheio de creme de chocolate com avelãs e gotas de chocolate e, por último, uma combinação inusitada e surpreendente de casca de laranja cristalizada e gotas de cacau.

Felicidade, Leveza e Inspiração são algumas das essências que o Oba Hortifruti quer resgatar com esta linha artesanal de panetones. Depois de um período tão conturbado enfrentado na pandemia da Covid-19, sem dúvidas, a felicidade, leveza e inspiração devem ser os ingredientes principais na mesa do brasileiro.

Produzidos de forma artesanal, com ingredientes selecionados e recheios irresistíveis, a seleção de panetones importada da Itália é a pedida certa quando o assunto é sobremesa para o Natal. “Uma receita única que garante um panetone em lata fresco, macio e que desmancha na boca”, destaca Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.

A nutricionista explica que os alimentos vão além de calorias, que uma alimentação na maior parte do tempo deve ser rica em alimentos nutritivos, mas que as pessoas podem eventualmente comer de tudo, incluindo panetone. “Os alimentos trazem impacto em sensações, em vivências e memórias. Sem exceder no consumo, não há restrição quanto a esta iguaria. Alimentos específicos de certas épocas do ano, como o panetone no Natal, podem ser consumidos por quem gosta, sem prejuízo à saúde”, pontua.

Diante disso, Renata separou quatro receitas especiais para consumir o panetone de forma variada no dia a dia.



Rabanada assada de panetone

Ingredientes:

1 panetone de 1 kg

500mL de leite

3 ovos

2 colheres de sopa de açúcar

Canela em pó a gosto

Preparo:

Corte o panetone em tiras.

Misture o leite com o açúcar. Passe cada tira do panetone no leite adoçado.

Em seguida, passe cada tira no ovo batido e acomode em uma assadeira.

Quando todas as tiras estiverem na assadeira, despeje o restante do leite e polvilhe a canela em pó. Leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até que o panetone comece a ficar sequinho na forma.


Rocambole de panetone


Ingredientes:

1 panetone de 1kg

1 lata de leite condensado

1 colher de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de cacau em pó

200g de chocolate amargo ralado


Preparo: Em uma panela, derreta a manteiga e acrescente o leite condensado e o cacau em pó. Cozinhe em fogo baixo, até que se forme um brigadeiro de colher. Corte o panetone em tiras e amasse com a ajuda de um rolo de massa Recheie as tiras com o brigadeiro e faça rolos. Se preferir rolos maiores, emende uma tira na outra. Cubra com o chocolate amargo ralado e sirva.



Docinho de panetone

Ingredientes: ½ panetone de 1kg 1 xícara de creme de leite 2 col de sopa de vinho branco 400g de chocolate ao leite

Preparo: Derreta o chocolate e misture o vinho e o creme de leite, até formar um creme homogêneo. Esfarele o panetone e misture com o creme. Faça bolinhas e leve à geladeira. Se desejar, enrole no cacau em pó, em castanha de caju triturada ou em chocolate granulado.



Alfajor de panetone

Ingredientes: 1/2 panetone de 1kg 500g de chocolate ao leite 300g de doce de leite

Preparo: Corte o panetone em fatias. Com a ajuda de um cortador redondo, faça círculos de panetone, formando rodelas. Recheie com o doce de leite e cubra com outra rodela de panetone. Derreta o chocolate em banho maria e cubra os panetones recheados. Coloque em um recipiente forrado com papel manteiga e leve à geladeira por 2 horas.

Sobre o Oba Hortifrui – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.


A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.


Atualmente, a marca possui mais de 60 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.


Acesse: http://www.obahortifruti.com.br/

Siga o Oba Hortifruti

Site: https://obahortifruti.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/obahortifruti/

Instagram: https://www.instagram.com/obahortifruti/


Fotos: divulgação