• Cris Jardim

Ouro para Miolo,Seival e Terranova

Diferentes terroirs da Miolo Wine Group são reconhecidos no Concurso do Espumante Brasileiro 2021, maior evento de rótulos nacionais realizado pela Associação Brasileira de Enologia


Não é de hoje que a Miolo Wine Group vem mostrando ao mundo que o Brasil vitivinícola vai muito além da Serra Gaúcha. A empresa acaba de conquistar três Medalhas de Ouro no 12º Concurso do Espumante Brasileiro, promovido pela Associação Brasileira de Enologia. São três distinções para três espumantes de diferentes terroirs: Miolo Cuvée Espumante Brut Rosé 2020, este com Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, Miolo Seival Espumante Brut e Terranova Espumante Moscatel.

O reconhecimento certifica o que a empresa vem afirmando há muitas safras ao apostar em terroirs tão distintos, sendo a única vinícola brasileira a cultivar uvas e elaborar vinhos e espumantes em quatro diferentes regiões do país: Miolo, Vale dos Vinhedos (RS), Terranova, Vale do São Francisco (BA), Seival, Candiota – Campanha Meridional (RS) e Almadén, Santana do Livramento, Campanha Central (RS). “Aprendemos com a natureza e fizemos isso com muito trabalho, estudo e investimento. O Brasil é um continente de solos e climas e nós precisamos compreender com ele. É o que estamos fazendo há mais de 30 anos e o resultado pode ser apreciado por todos que degustam nossos produtos”, destaca o diretor superintendente da Miolo Wine Group, enólogo Adriano Miolo.




O Miolo Cuvée, primeiro espumante da vinícola, completou seus 25 anos em 2020. Foi com ele que a Miolo abriu portas e conquistou mercados, levando a marca Brasil para todos os continentes. Hoje, com presença em 15 países, o Miolo Cuvée é um dos espumantes mais tradicionais do Brasil. Sua elegância foi responsável por se tornar o espumante brasileiro mais vendido em Paris e também o espumante oficial do Natal Luz de Gramado há 15 anos. Já o Miolo Seival Espumante Brut é um exemplar único que nasce na Campanha Gaúcha, reunindo características particulares. E o nordestino Terranova Espumante Moscatel é a tropicalidade na taça.

O 12º Concurso do Espumante Brasileiro, maior e único a avaliar 100% de rótulos nacionais, reuniu 424 amostras inscritas por 93 vinícolas de seis estados brasileiros. Reconhecido como a maior vitrine da produção nacional, o concurso seguiu normas internacionais da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos.

OS ESPUMANTES PREMIADOS

Miolo Cuvée Espumante Brut Rosé 2020

Elaborado pelo método tradicional (champenoise) com uvas Chardonnay e Pinot Noir cultivadas nos vinhedos próprios do Vale dos Vinhedos, é um espumante que permanece por seis meses sobre borras, amadurecendo nas caves subterrâneas da Vinícola Miolo. É um produto com Denominação de Origem Vale dos Vinhedos. Límpido, traz uma coloração rosada de leve intensidade, coroa elegante, perlage fina e constante. Seus aromas são elegantes, lembrando frutas vermelhas como morango, groselha e cereja, com leve toque floral. Tem corpo leve, acidez delicada aliada a boa cremosidade, retrogosto refrescante e longo final de boca.

Este espumante é excelente como aperitivo, harmonizando com comidas leves, saladas de folhas, frutos do mar, peixes, massas e pizzas vegetarianas. Temperatura ideal: 6°C a 8°C.

Miolo Seival Espumante Brut

Elaborado com uvas das variedades Chardonnay e Pinot Noir, cultivadas nos vinhedos próprios em Candiota, na Campanha Meridional, este espumante preserva todo frescor e sofisticação expressados pelas castas que compõem o corte. Feito pelo método charmat, é límpido, de coloração amarelo palha com nuances esverdeados, coroa elegante e perlage fina, delicada e constante. Seus aromas são delicados apresentando frutas tropicais, com destaque para o abacaxi e melão e traços de hortelã. Alto frescor devido sua acidez equilibrada. Boa persistência em boca.

Excelente com aperitivo e brinde comemorativo. Ótima harmonização com saladas de folhas e tomate (desde que não contenham vinagre), carpaccios, ovas de peixes, frutos do mar, bolinhos de bacalhau e acarajé. A efervescência e acidez harmonizam com comidas gordurosas e com tendência à doçura. Temperatura ideal: 6°C a 8°C.

Terranova Espumante Moscatel

Elaborado pelo processo italiano Asti com uvas Moscato cultivadas nos vinhedos próprios no Vale do São Francisco (BA), este espumante apresenta uma cor amarelo-esverdeada clara, perlage fino, intenso e persistente. Seu aroma é intenso, fresco e típico, com notas de jasmim e outras flores brancas, guaraná, cítricos e mel. Leve e doce ao paladar, com um final de boca jovial e refrescante. Ideal para sobremesa, mas também pode ser servido como aperitivo, é uma bebida típica do verão, com baixa graduação alcoólica, que encanta pelo seu aroma floral e seu fácil paladar, doçura e leveza em boca.

Harmoniza muito bem com frutas frescas como morango, uvas, carambola, romã, abacaxi, pitanga, salada de frutas, abusando de laranja com folhas de hortelã. Outra dica são merengues, tortas de limão, sorvetes de frutas cítricas, geleias de laranja com queijos frescos de massa mole, bolos de casamento recheados de frutas, gelatinas e suflê de limão. Temperatura ideal: 6°C a 8°C.


Texto e fotos: divulgação