top of page
Conjunto de mesa

No mês em que celebra 115 anos, Salton recebe visita do diretor-geral da OIV

  • Foto do escritor: Cris Jardim
    Cris Jardim
  • 25 de ago.
  • 2 min de leitura

Comitiva da OIV conheceu a vinícola e degustou o Espumante Salton 115 Anos Rosé Extra-Brut

ree

No mês em que comemora 115 anos de história, a Salton recebeu em sua sede, em Bento Gonçalves, o diretor-geral da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), John Barker, na última sexta-feira (22). A entidade científica e técnica intergovernamental é reconhecida como referência mundial para o setor da uva e do vinho. Por isso, a presença de Barker em uma agenda pela América Latina marcou um momento histórico para a vitivinicultura brasileira, reforçando o protagonismo do país no cenário global e celebrando o legado da Salton, vinícola mais antiga em atividade no Brasil.


O diretor esteve acompanhado de Regina Vanderlinde, ex-presidente da OIV e primeira brasileira a ocupar o cargo, além de representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), entre eles a coordenadora-geral de Vinhos e Bebidas, Juçara Aparecida André Dokonal Duarte, a consultora Fernanda Spinelli e o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Hugo Caruso. Também participaram da visita lideranças do setor, como integrantes do Consevitis-RS e da Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi), o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, e o deputado estadual Guilherme Pasin, presidente da Frente Parlamentar do Vinho.

ree

O grupo foi recepcionado pelo enólogo e diretor-técnico da Salton, Gregório Salton, que apresentou o rótulo criado especialmente para comemorar os 115 anos da vinícola, o Espumante Salton 115 Anos Rosé Extra-Brut. A experiência foi seguida de um almoço no restaurante localizado em meio às caves históricas da vinícola. “Receber a maior autoridade do mundo do vinho em meio aos festejos de 115 anos é uma grande honra para a Salton. Afinal, apresentamos a brasilidade de nossos espumantes em mais de 30 países, além de alcançar o marco histórico de nosso legado como vinícola mais antiga em atividade no Brasil”, destacou Gregório Salton.


A OIV tem sede em Dijon, na França, e conta com 51 Estados Membros. Eles são responsáveis por 90% da área vitícola global, 88% da produção mundial de vinhos e 75% do consumo mundial. A cada ano, mais de 500 especialistas de diferentes países se reúnem em grupos de trabalho para discutir e aprovar resoluções por consenso em quatro áreas principais: viticultura e uvas de mesa, enologia e métodos de análise, aspectos legais e econômicos e saúde e segurança do consumidor. Esta é a primeira vez na história da OIV que um diretor-geral cumpriu uma visita tão extensa pelo continente sul-americano. Ao todo foram 25 dias em cinco países (Chile, Peru, Argentina, Uruguai e Brasil), reunindo-se com governos e representantes do setor da uva e do vinho.

ree

Presente em mais de 30 mercados internacionais, a Salton se consolidou como a maior produtora e exportadora de espumantes do país. Em sua trajetória, que une tradição e inovação, a vinícola tem investido em práticas sustentáveis, viticultura de precisão e na valorização de seus vínculos com o território gaúcho, reafirmando seu compromisso em levar a excelência do espumante brasileiro ao mundo.


Fotos: divulgação

Comentários


vinho tinto

Não perca nenhum gole do nosso conteúdo! Inscreva-se e fique por dentro de todas as novidades do universo dos vinhos!

Mantenha-se atualizado sobre os novos posts, dicas exclusivas e as últimas tendências no mundo dos vinhos! Ao se inscrever no blog Turma do Vinho, você será o primeiro a receber nossas atualizações diretamente em sua caixa de entrada. Descubra rótulos incríveis, histórias envolventes e tudo o que você precisa saber para apreciar ainda mais essa paixão. Inscreva-se agora e faça parte da nossa comunidade!

Insira seu melhor e-mail:

Muito obrigado por se inscrever!

bottom of page