• Cris Jardim

MERCEARIA DO CONDE FAZ HOMENAGEM NO DIA DAS MULHERES


Comandada pela restauratrice Maddalena Stasi, a Mercearia do Conde resolveu fazer uma homenagem muito especial nesse Dia das Mulheres, celebrado no próximo dia 8 de março. Maddalena vai incluir no “Completinho do Conde” – o menu executivo da casa - uma das receitas mais saborosas e queridas da sua mãe, Dona Yeda: o Vatapá! “Minha mãe e suas receitas maravilhosas são sempre fonte de inspiração para o nosso cardápio !. O Vatapá faz parte da historia da casa : logo que abrimos a Mercearia, ela preparava esta iguaria na casa dela e nos mandava para servirmos às sextas feiras . Os clientes faziam fila!! Até hoje nos perguntam quando ele vai voltar para o cardápio. Temos também chamada " turma do vatapá " um grupo super fiel que é avisado quando o prato entra na sugestão e que não falta nunca!”, completa Maddalena.


O Vatapá é um ícone da culinária baiana, que, segundo os historiadores, pode ter tido a sua origem nas açordas portuguesas acrescidas de temperos africanos. Nesta receita de família o vatapá é preparado com bacalhau, um toque delicado de azeite de dendê, pão, gengibre, castanha de caju e um bocadinho mais.


O Completinho do Conde da Dona Yeda fica em cartaz de 8 a 11 de março e inclui entrada, principal e sobremesa tem preço de R$72. Para entrada, Pasteizinhos caprese com mozarela de búfala, tomate e manjericão ou Salada do dia. Como prato principal, Vatapá da minha mãe, arroz de castanhas e salada de couve ou Tagliata de filé ao pesto de rúcula, mandioca bem dourada e ratatouille de legumes. Fechando o menu, a sobremesa Gelado de banana com farofinha de castanha do Pará. Se preferir, o cliente também pode pedir somente o Vatapá com preço de R$58.


Com um ambiente lúdico e muito colorido com fadas e trapezistas, sacolas de feira, quadros e relicários, a Mercearia do Conde já faz parte dessa esquina da rua Joaquim Antunes desde 1991. Logo no começo, a casa era uma mercearia de verdade e vendia queijos, vinhos, cereais a granel e pães. Com o passar do tempo, foram incluindo algumas receitas de família, colocou-se uma mesa num fim de semana... Por fim se renderam a demanda da clientela e a Mercearia do Conde tornou-se um restaurante com pratos variados que combinam a brasilidade com toques orientais. Foram pioneiros em trazer tendências para o cardápio como o suco de mexerica, nhoque de mandioquinha entre e outros. Atualmente ainda guarda resquícios do antigo armazém, com azulejos brancos e objetos pendurados pelo teto.

Serviço – R. Joaquim Antunes, 217, Jardim Paulistano | Tel.: (11) 3081-7204

Horário de Funcionamento:

Almoço: Terça à Sexta das 12h às 15h30 | Sábado, Domingo e Feriados das 12h às 16h

Jantar: Terça à Quinta das 19h às 22h30


Foto: divulgação