• Cris Jardim

Mais de 15 mil pessoas no Jantar sob as Estrelas

Adotado pela comunidade de Bento Gonçalves e região, evento ao ar livre trouxe de volta a magia do reencontro, de apreciar as boas coisas e celebrar a vida


O Jantar sob as Estrelas 2022 foi o ponto de encontro de mais de 15 mil pessoas na sexta-feira, 11 de fevereiro, na Via Gastrô, em Bento Gonçalves. Nem mesmo a forte chuva de quase uma hora impediu que moradores, turistas e empreendedores se unissem em torno de uma programação que proporcionou experiências ao ar livre. Na rua, nas calçadas e nas praças, e também no interior dos estabelecimentos, o público teve a oportunidade de comer, beber, dançar, cantar, comprar e contemplar tudo a sua volta. Ao percorrer 1,2 quilômetros, entre as avenidas Herny Hugo Dreher e Planalto, e entorno, foi possível ver o contentamento das pessoas, ansiosas por momentos como este. Foram seis horas de um misto de alegria, curiosidade, envolvimento e alto astral, proporcionados por mais de 100 empreendimentos numa ação liderada pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (SEGH).


Feito a muitas mãos, o Jantar sob as Estrelas chega a sua 12ª edição (acontece desde 2010) como um grande case de ação colaborativa que dá certo. Para que ele aconteça, restaurantes, cafés, bares, hotéis, lojas, empórios, gelateria, vinícolas, cervejarias e lounges se reinventam, deixando a rotina de lado. Cada um faz a sua parte e o resultado é este gigantesco evento que atrai gente de todas as partes. Este é o dia do ano que a rua é fechada para a circulação de carros, dando lugar a atrações artísticas e culturais, espaços temáticos, além de mesas onde as pessoas saboreiam a diversidade gastronômica degustando vinhos, espumantes, cervejas e drinks.


“O Jantar sob as Estrelas está consolidado porque foi construído de forma cooperada. Toda edição traz novidades, pois cada participante dá o melhor de si para surpreender. É uma festa de todos: empreendedores e público. Dá para ver no rosto de cada um o sentimento de satisfação por estar realizando um evento lindo, onde todos participam. Nós, do SEGH, só temos a agradecer a toda comunidade, moradores, visitantes e empreendedores, que abraçaram com a gente o Jantar sob as Estrelas, que se tornou um grande evento da Serra Gaúcha”, destaca a Diretora Executiva da entidade, Márcia Ferronatto.



Com atrações para toda a família, o Jantar sob as Estrelas 2022 teve mesa suspensa a 15 metros de altura, shows, exposição de Opalas, visitação ao Museu do Imigrante, feirinhas com artesanato e produtos sustentáveis e até pisa das uvas. O Caminhão do Vinho e o emblemático Tasta Vin, da Fenavinho, também estiveram presentes, assim como a Fimma/Movelsul, anunciando que mais eventos se aproximam. Foram mais de 15 pontos com música ao vivo em toda extensão do evento.


O Jantar sob as Estrelas 2022 tem o patrocínio Riserva dos Vinhedos, Cervejaria BellaVista, Caitá Supermercados, Isabela, ExpoBento Fenavinho (CIC-BG)/Fimma Brasil e Movelsul Brasil (Movergs e Sindmóveis), Petrobrás/Posto Shopping, Sicredi, Cainelli Gás e Jovem Pan Serra Gaúcha. São apoiadores: Sebrae, Prefeitura de Bento Gonçalves e Amabento.

Fotos: Marinês Kowalski