top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Inverno: aprenda a harmonizar sua receita de fondue preferida com vinhos

Confira a seleção de rótulos elaborada por Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, para dar um toque especial aos momentos clássicos da estação mais fria do ano

É hora de dar as boas-vindas ao inverno, a estação mais charmosa do ano, quando a elegância dos casacos longos e os cachecóis ganham destaque, as velas iluminam os momentos especiais e as lareiras aquecem os ambientes. Para dar um clima mais intimista e acolhedor aos dias frios, as refeições passam a ser mais estruturadas, gordurosas e intensas, pedindo por vinhos que valorizem tais nuances.


Um dos pratos que fica em alta na estação é o famoso fondue que, embora possa ser elaborado de diversas maneiras, sempre mantém a característica de ser servido em rechauds e panelas elétricas. É uma delícia para ser degustada com amigos, familiares ou a dois. Para acompanhar, nada melhor do que vinhos especiais.


Confira a seguir as dicas de harmonização de Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil.


Tradicional de Queijos

De origem suíça, certamente esta é a receita mais clássica entre os fondues e o primeiro a ser apresentado em jantares. Para garantir a untuosidade, em geral, as receitas levam queijos mais gordurosos e pedem vinhos com boa acidez para trazer refrescância e limpar o paladar, como um bom chardonnay. Pode ser uma versão borbulhante de espumantes, ou em opções mais tranquilas, como o californiano Dark Horse The Original Chardonnay 2018. Com breve passagem por carvalho, este exemplar meio seco ganha cremosidade a altura da característica marcante da receita e completa com perfeição a degustação.


Carne

O famoso fondue de carne não pode ficar de fora. Elaborado com cortes de carne magra como um filé mignon, o toque especial fica por conta dos molhos que acompanham o preparo. Para harmonizar, o ideal é apostar em uvas que se comportam com maestria em situações que demandam versatilidade, como é o caso da Cabernet Sauvignon, Malbec e Tempranillo, que apresentam taninos macios e corpo médio. Uma boa pedida é o Buena Letra Tempranillo Syrah 2021, um blend bastante frutado, levemente picante produzido pela vinícola Finca Constancia, na região espanhola Castela Mancha e que, ao vivenciar uma breve passagem por barrica, ganha maciez e equilíbrio.

Chocolate

O grand finale de todo ritual de fondue é a sobremesa, preparada com chocolate ao leite servido com uma variedade de frutas. Para quem gosta de inovar, vale também testar receitas com creme de avelã, chocolate branco ou doce de leite. São receitas que pedem um toque de doçura, com nuances frutadas, além de boa acidez para equilibrar o açúcar, características marcantes num vinho do porto, que pode ser apreciado nas versões Ruby ou Tawny. O Porto Burmester 30 years Old Tawny é uma versão super especial deste clássico que tem potencial para agradar todos os paladares.


Taças e talheres à mesa, é hora de brindar as baixas temperaturas e abrilhantar cada um dos ilustres pratos escolhidos. Bom apetite!


Sobre a Wine

A Wine foi fundada em 2008. A empresa, que já nasceu online há 14 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. Com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho, a Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na AppStore e Google Play, a empresa possui atualmente 17 lojas físicas no Brasil: quatro unidades na capital paulista, duas no Rio de Janeiro e outras 11 em Ribeirão Preto, Barueri (Alphaville), Campinas, Natal, Fortaleza, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.


Foto: divulgação

Commentaires


bottom of page