top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

I Degustação de Vinhos do Cerrado é promovida pela ABS-DF duranteFeira da Uva e de Vinhos de Brasíl

A Associação Brasileira de Sommeliers do DF (ABS-DF) realizou, ontem (31/07), na I Feira da Uva e do Vinho de Brasília, a degustação inédita de vinhos do Cerrado de Altitude feitos com uvas colhidas durante o inverno. Ao todo foram apreciados 12 rótulos de sete produtores diferentes e de seis variedades distintas – corte ou varietal.

Participaram desse momento histórico jornalistas, produtores de vinho, sommeliers, dirigentes da ABS-DF e pesquisadores.

Vinhos do Cerrado

Os vinhos foram doados por lojas parceiras e também pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) - laboratório de Ipameri-GO. Muitos deles já não mais existem para serem comercializados, tendo em vista a produção ainda escassa na região. Essa primeira degustação dos Vinhos do Cerrado de Altitude também não contou com vinhos do Distrito Federal, pois a produção local de vinhos finos ainda não está pronta. A expectativa dos organizadores do evento é que no próximo ano os vinhos brasilienses venham completar a lacuna dos vinhos do Cerrado de Altitude e integrem também a lista daqueles que serão apreciados na segunda edição do evento.

O professor da UEG Ipameri-GO Roberto José de Freitas, engenheiro agrônomo e especialista em Viticultura e Fruticultura e doutor em solos e águas, participou do evento e teve a oportunidade de explicar com detalhes o trabalho que desenvolve com a equipe da UEG Ipameri-GO em prol dos vinhos do cerrado. Os produtores Lorena Ferraz e Sérgio Resende, que fazem o Lorangi Syrah e o Girassol Syrah, respectivamente, também participaram da análise degustação e deram relatos sobre a experiência de se produzir vinhos ao redor do Distrito Federal.


Degustação


Ao conduzir a degustação, o presidente da ABS-DF, Sérgio Pires, frisou que ainda é muito cedo para se falar sobre tipicidade dos vinhos do cerrado de altitude. "No entanto, me atrevo a dizer que pelas amostras que degustamos hoje, as uvas Syrah, Tempranilo e Touriga Nacional têm grande potencial para nos brindar com vinhos de qualidade. Essas

duas últimas, inclusive, muito indicadas para a produção de vinhos à base de uvas sobremaduras, ressaltou.


A vice-presidente da Associação Claudia Oliveira chamou a atenção para a alta graduação alcoólica dos vinhos degustados - que muitas vezes ultrapassaram os 15% - mas destacou a qualidade da vinificação de muitos desses vinhos. "Apesar do teor do álcool bem elevado, havia um bom equilíbrio entre os componentes dos vinhos apresentados, demonstrando a vinificação criteriosa" concluiu.


Poda de inverno - Como ocorre

Vinícola que faz a técnica da dupla poda

Confira os vinhos degustados - Cerrado de Altitude:

  • Muralha - Serra das Galés - Castelão 2018

  • Muralha - Serra das Galés - Syrah/Touriga Nacional 2018

  • Lorangi - Syrah 2020

  • Pireneus Terroir - Serra dos Pireneus - Tempranillo 2019

  • Pireneus - Edição Especial Dupla Poda - Serra dos Pireneus

  • Pireneus Terroir - Serra dos Pireneus - Barbera - 2018

  • Terroir Girassol - Serra dos Pireneus - Syrah 2018

  • \Amostra Terroir Girassol - Cocalzinho de Goiás - Syrah 2020

  • Amostra Salto do Corumbá de Goiás - Salto do Corumbá - Syrah 2020

  • Amostra Casa Moura - Serra da Jiboia - Touriga Nacional 2020

  • Amostra Casa Moura - Serra da Jiboia - Syrah 2020

  • Urutau

Ao encerrar o evento os organizadores realizaram um brinde com o espumante Dom -

feito pela vinícola Courmanyer especialmente para homenagear Brasília e seus

idealizadores. O espumante foi doado pela Más Vino (306 Sul). Também doaram

vinhos para que o evento acontecesse: Lorangi vinhos, Doc Vinhos (107 norte) e a

UEG-Ipameri.


Texto: divulgação

Foto1 de Samantha Mapa / Epamig / Divulgação)

bottom of page