top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Guia Descorchados 2020: Os rótulos em destaque do Grupo Famiglia Valduga

Vinhos de Casa Valduga, Ponto Nero e Domno acabam de ser recomendados pela publicação que é grande referência no setor.

O Grupo Famiglia Valduga, um dos mais importantes produtores de vinhos e espumantes do país, comemora mais uma vez a seleção de rótulos de suas marcas no mais famoso e respeitado guia de vinhos da América do Sul, o Descorchados. A publicação elege anualmente os melhores rótulos dos principais países produtores do continente: Chile, Brasil, Uruguai e Argentina. Dentre os mais de três mil vinhos avaliados na edição deste ano, 15 exemplares da Casa Valduga, 7 da Domno Importadora e três da Ponto Nero conquistaram altas pontuações e excelentes indicações, um grande reconhecimento para o grupo que há mais de um século cultiva terroirs de excelência no Rio Grande do Sul e preza pela extrema qualidade dos produtos que elabora.


Eleito nas categorias “Melhor do Vale dos Vinhedos” e “Melhor Espumante” pela terceira vez consecutiva, o Sur Lie Nature, da Casa Valduga, recebeu 94 pontos e foi indicado ainda como “Melhor Espumante Método Tradicional” e “Melhor Nature”, evidenciando tamanha relevância da bebida. Com 92 pontos, o rótulo Casa Valduga Chardonnay ERA, lançado em 2019, levou os títulos de “Vinho Revelação” e “Melhor Branco”.


A Domno Importadora foi reconhecida por dois lançamentos de seu portfólio, ambos da vinícola chilena Casas del Bosque, trazidos com exclusividade ao Brasil: o Botanic Series La Cantera Sauvignon Blanc 2019, com 93 pontos, e Gran Reserva Pinot Noir Rosé 2019, com 91 pontos, eleito ainda na categoria “Melhores Rosés”. Destaque também para as pontuações dos rótulos Vitrum Blend 2017, da Viña Chocalan (93 pontos), Laborum Single Vineyard Finca El Retiro Torrontés 2017, da El Porvenir (92 pontos), e o Tomero Cabernet Franc 2017, da Bodega Vistalba (91 pontos).

Já a marca Ponto Nero ficou em evidência com seu principal lançamento de 2019, o Ponto Nero Icon, que com 92 pontos foi selecionado em três categorias: “Melhor Espumante Charmat da América do Sul”, “Melhor BRUT” e “Vinho Revelação”. Os espumantes Ponto Nero Cult Brut e Ponto Nero Cult Brut Rosé, ambos com 90 pontos, foram recomendados como “Melhores Espumantes Método Charmat”.


O Guia Descorchados é uma referência no universo dos vinhos da América do Sul e é usado como uma das principais referências para sommeliers, compradores e apreciadores de vinhos e espumantes. Sob autoria do jornalista e crítico de vinhos Patrício Tapia, o guia traz também dicas de harmonizações e informações relevantes sobre as principais vinícolas atuantes no mercado, além das avaliações.


Sobre o Grupo Famiglia Valduga - Reconhecido mundialmente por seu padrão de excelência e sua expertise em inovação, é composto pelas empresas Casa Valduga, vinícola que está entre as dez maiores elaboradoras de espumantes e vinhos do País - e que conta com a maior cave de espumantes da América Latina; Domno é elaboradora dos espumantes Ponto Nero e importadora de vinhos finos; Casa Madeira, produtora de sucos, geleias, antepastos e creme balsâmico, entre outros produtos gourmets; Cervejaria Leopoldina, o mais novo desafio do Grupo e Vinotage Cosméticos, uma linha de cosméticos diferenciada à base do óleo extraído da uva.  A sede do Grupo fica em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos, local onde a Família Valduga instalou-se quando chegou ao Brasil.


Crédito da Foto - Revista Super Adega


bottom of page