top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Grupo Famiglia Valduga apresenta opções para uma Páscoa cheia de sabor

De vinhos a espumantes, rótulos agradam todos os paladares durante o almoço pascal


A Páscoa está chegando e para tornar o almoço ainda mais saboroso, o Grupo Famiglia Valduga selecionou diversos rótulos e produtos que harmonizarão com os pratos servidos na data.

Bacalhau

Entre todas as especialidades servidas na Páscoa, o bacalhau é um clássico e pode ser preparado de diversas maneiras, como bolinho, salada, a Gomes de Sá, à Portuguesa ou Espiritual. Combina com:

Era Chardonnay - Casa Valduga

Elaborado em safras excepcionais e com produção limitada, o Era Chardonnay é o resultado de um vinho sem a adição de SO2, principal conservante utilizado junto à bebida, com o objetivo de maximizar o poder da fruta e valorizar o que a natureza nos oferece. Franco e intenso, no qual as notas frutadas protagonizam seu perfil aromático. Os principais descritores são os aromas de maçã e pera frescos, complementados pela nota tropical de abacaxi. Com a evolução em taça, nuances de melão e damascos contribuem para a complexidade do exemplar.

Catedral Dão - Domno Importadora

Este rótulo português é elaborado com 30% Alfrocheiro, 50% Tinta Roriz e 20% Touriga Nacional. Intenso em frutas vermelhas maduras, nuances de especiarias, frutas silvestres e grãos torrados. Sabor frutado, macio, equilibrado, harmonioso e persistente. Escolha segura, seja para todos os dias, inclusive para um momento mais festivo, como a Páscoa.



Cult Brut Rosé - Ponto Nero

Elaborado com 60% Chardonnay e 40% Pinot Noir, este espumante é contemporâneo e atemporal. O ataque inicial oferece toda a intensidade da fruta acompanhada de uma refrescante acidez. Na sequência, ele é macio e sedoso, resultado da incrível harmonia entre as uvas usadas na sua composição. Notas de frutas vermelhas - como morango e framboesa - formam a base de um vibrante aroma frutado. Discretas nuances lácteas se entrelaçam às notas frutadas e somam complexidade ao perfil aromático.

Indicações para outros tipos de peixes

O peixe na Páscoa é um símbolo com o significado de vida. Para quem não aprecia bacalhau e aposta em outros tipos de pescados - como salmão, tainha, robalo, pintado e sardinha - também pode desfrutar de uma preparação harmonizada com:


Origem Chardonnay - Casa Valduga

Elaborado com 100% Chardonnay da histórica safra 2020, este rótulo é equilibrado e refrescante, caracteriza-se pela textura leve e macia, acompanhada por generosas notas frutadas. O final de boca remete às frutas frescas, como abacaxi, pêra e maçã, revelando toda harmonia e vivacidade desta que é considerada a rainha das uvas brancas.


12 e Mezzo Rosato del Salento – Domno Importadora

Um rosé delicado, elaborado com 100% Negroamaro, fresco, convidativo e repleto de sabores complementa uma das linhas mais emblemáticas da conceituada vinícola italiana Varvaglione. Leve, refrescante e delicado. Perfeito para ser consumido "in pureza". Sua acidez balanceada com o médio teor alcoólico contribui para uma apreciação plena e convidativa.



Enjoy Sauvignon Blanc - Ponto Nero

Este espumante elaborado com 100% Sauvignon Blanc é surpreendente e vivaz. Com fina acidez e elevada cremosidade, tornando-o versátil e extremamente gastronômico. Um espumante para paladares curiosos e exigentes, onde o retrogosto evidencia as notas olfativas, resultando em um final longo, limpo e fresco. Apresenta notas frutadas, onde maracujá silvestre e grapefruit se destacam, alicerçados pela delicada presença de toques lácteos originados dos oito meses de maturação em tanques. Ao longo da degustação, nuances de figo confitado e sutil presença de aspargos podem ser percebidas conferindo complexidade e elegância ao produto.

Cordeiro

O cordeiro é um dos símbolos pascais mais antigos, com diversos cortes e modos de preparo, é uma carne nobre, de sabor delicado, textura lisa, consistência firme e pouquíssima gordura. Para acompanhar, as sugestões são:



Terroir Cabernet Franc - Casa Valduga

Este rótulo traduz a vocação da vitivinícola Famiglia Valduga na produção de vinhos icônicos. Como é típico da Cabernet Franc, apresenta estrutura elegante em que a acidez e os taninos balanceiam-se perfeitamente ao álcool. O retrogosto é intenso, sendo marcado pelas notas provenientes do carvalho francês, com especial menção às notas de café e chocolate. As nuances de frutas maduras também se apresentam com notável intensidade, sobretudo ameixa preta.


Casas Del Bosque Gran Reserva Carignan - Domno Importadora

Este rótulo chileno é elaborado com Carignan 96% e Cabernet Sauvignon 4%. Na boca, a acidez fresca dá lugar a ricas notas de café expresso e cedro. O carvalho proeminente soma-se aos taninos firmes da uva, formando a espinha dorsal deste potente Carignan. Frutas negras aparecem de forma abundante e são carregadas pela viva acidez, resultando em um longo e suculento final de boca.


Enjoy Cabernet Franc - Ponto Nero

O inusitado Ponto Nero Enjoy Cabernet Franc surge com uma nova proposta, um convite para aprimorarmos nossos sentidos. Com acidez vibrante, bom volume de boca, ótima textura e final persistente e profundo, se destaca pelos toques cítricos e salinos. Um espumante para paladares curiosos e exigentes, onde o retrogosto evidencia as notas olfativas, resultando em um final longo, límpido e fresco. De coloração rosa salmão com nuances alaranjadas. Límpido e brilhante. O perlage é abundante, fino e contínuo.

Chocolates

Outro clássico da Páscoa é o chocolate. Seja meio amargo, ao leite ou branco, ele pode vir em formato de ovos ou como protagonista em sobremesas, como mousses, tortas e bolos. Para harmonizar, aposte em:


Cerveja Porter - Cervejaria Leopoldina

A Leopoldina Robust Porter representa com perfeição o perfil clássico deste tradicional estilo, com destaque para a característica tostada do malte. Mais intensa e com nuances de torrefação mais evidentes do que a Porter, a Leopoldina Robust Porter é uma cerveja escura elaborada mediante a seleção de tradicionais maltes ingleses, garantindo notas de chocolate e café.


Naturelle Moscatel – Casa Valduga

Elaborado com castas finas e rígida seleção de uvas, este espumante é o perfeito equilíbrio entre a leveza e o paladar adocicado. Elegante no olfato, possui aromas intensos, florais e frutados. No paladar, é refrescante e tem persistência gustativa.

Live Celebration Glera – Ponto Nero


Elaborado 100% com a uva Glera, mundialmente conhecida pelo nome de Prosecco, mantém o frescor e a jovialidade a cada gole servido. Harmoniosamente pleno, com acidez suculenta, corpo leve, perlage cremoso e final refrescante, este espumante foi elaborado para quem aprecia comemorar a vida com estilo.


Para todos os públicos

O Suco de Uva Integral Casa Madeira é originário do Vale dos Vinhedos e recentemente recebeu os selos de Suco Puro e de Produto Vegano. Integral e sem adição de açúcar, fonte de nutrientes e energético, é um blend elaborado com as cepas Isabel e Bordô, não possuindo conservantes ou qualquer aditivo químico em sua composição. Ideal para menores de idade e para pessoas com restrição ao consumo de bebidas alcoólicas.

Todos os produtos podem ser encontrados no e-commerce do Grupo: loja.famigliavalduga.com.br

Sobre o Grupo Famiglia Valduga

Reconhecido mundialmente por seu padrão de excelência e sua expertise em inovação, é composto pelas empresas Casa Valduga, vinícola que está entre as dez maiores elaboradoras de espumantes e vinhos do País - e que conta com a maior cave de espumantes da América Latina; Domno é a importadora de vinhos de diversas nacionalidades e Ponto Nero elabora espumantes através do método Charmat; Casa Madeira, produtora de sucos, geleias, antepastos e creme balsâmico, entre outros produtos gourmets; Cervejaria Leopoldina, que produz cervejas artesanais com base nas principais escolas cervejeiras, como belga, tcheca, americana, inglesa e alemã, cuja tradição nos fermentados é mundialmente reconhecida; Vinotage Cosméticos, uma linha de cosméticos diferenciada à base do óleo extraído da uva, além da novidade Becas, vinho frisante em lata que permite degustações em doses únicas. A sede do Grupo fica em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos, local onde a Família Valduga instalou-se quando chegou ao Brasil.

Texto e fotos: divulgação

bottom of page