top of page
Conjunto de mesa

Grandes estrelas do mundo do vinho se reúnem no Brasil a partir de 04 de agosto para 11ª edição do Encontro Mistral, apresentando pessoalmente ao público mais de 450 rótulos, entre premiadas criações

  • Foto do escritor: Cris Jardim
    Cris Jardim
  • 18 de jul.
  • 6 min de leitura

Estarão presentes 78 vinícolas das principais regiões produtoras em 13 países, sendo representadas, na maioria, por seus proprietários e enólogos

 

Com ingressos esgotados, o evento bienal da Mistral Importadora será realizado de 04 a 06 de agosto em São Paulo e 07 de agosto no Rio de Janeiro


Celebridades do Velho Mundo: Yann Schÿler, Maria Castro, Luis Patrão e Miquel Angel Cerdà

ree
ree
ree
ree

Algumas das maiores estrelas do vinho estarão reunidas no Brasil para o 11º Encontro Mistral, evento bienal da Mistral Importadora, que foi criado em 2003 e segue como um dos mais importantes do setor em todo o mundo. Em 2025, será realizado nos dias 04, 05 e 06 de agosto em São Paulo, no hotel Grand Hyatt, e no dia 07 de agosto no Rio de Janeiro, no Belmond Copacabana Palace. Os ingressos já estão esgotados.

 

O Encontro Mistral é uma rara oportunidade para enófilos e amantes do vinho degustarem alguns dos melhores rótulos produzidos nas principais regiões do Velho e Novo Mundo, que são apresentados pessoalmente por seus próprios criadores. Nesta edição, participam 78 grandes vinícolas de 13 países. A maioria será representada por seus proprietários e também enólogos.  

 

É o caso de Yann Schÿler, proprietário do Château Kirwan, um dos châteaux mais históricos entre os Grands Crus Classés de Bordeaux. Também da França, François Perrin, Isabel Sued e Alberto Sued representam o emblemático Château de Beaucastel, de Châteauneuf-du-Pape, suas três propriedades no Rhonê –  Famille Perrin, Domaine et Maison Les Alexandrins e La Vieille Ferme –, além de Miraval e The Gardener Gin, na Provence, que têm Brad Pitt como sócio. A família Perrin é ainda sócia da Tablas Creek, dos EUA, que também participa do evento. 

 

Da Itália, Tancredi Biondi Santi, oitava geração da família criadora do Brunello di Montalcino, apresenta os excepcionais supertoscanos da Castello di Montepò. Margherita Manetti é proprietária da Fontodi, grande estrela de Chianti Classico e também responsável por supertoscanos memoráveis. Outros italianos com presença confirmada são Andrea Campagnola e Francesco Carletti, proprietários da Campagnola, referência na região Valpolicella; e Poliziano, o maior nome de Vino Nobile di Montepulciano.

 

A portuguesa Tapada de Coelheiros é representada por seu proprietário Alberto Weisser e o enólogo Luis Patrão, que elevou o nível dos vinhos da belíssima vinícola alentejana. Já Maria Castro é proprietária da Quinta da Pellada, expoente máximo do Dão e considerada por especialistas como “a Borgonha de Portugal”.

 

Da Espanha, Miquel Angel Cerdà é proprietário e enólogo da Ànima Negra, que produz vinhos muito originais na ilha de Mallorca. Christopher Cannan, um dos primeiros a apostar na região do Priorat, apresenta os rótulos de sua vinícola Clos Figueras, além do cultuado Espectacle, um dos melhores e mais raros vinhos espanhóis. Também está confirmada a presença de Adrián Martínez-Bujanda, representando a Família Martínez Bujanda, grande autoridade na Rioja, e a Cosecheros y Criadores, que completa um século de história em Castilla-La Mancha.


Destaques do Novo Mundo: Alejandro Vigil, Maria Paz Garcés Silva, Andrea León e Luís Henrique Zanini

ree
ree
ree
ree

Passando para o Novo Mundo, Johann De Wet é proprietário e enólogo da sul-africana De Wetshof, uma das vinícolas familiares mais antigas do país e grande especialista em Chardonnays.

 

Da Argentina, Alejandro Vigil é enólogo-chefe das Bodegas Catena Zapata e proprietário da El Enemigo (além do recém-lançado projeto espanhol El Reventón). Ernesto Catena mostra os vinhos inovadores e autorais de suas pequenas vinícolas Tikal, Alma Negra, Tahuan, Padrillos, Animal e On The Road, participando do evento ao lado do também enólogo italiano Folco Miccinesi, (responsável pela versão toscana da linha On The Road). Outro destaque do país é Joanna Foster, proprietária e enóloga da Stella Crinita, grande referência em vinhos naturais.

 

A enóloga Andrea León apresenta suas criações para a Lapostolle, que tem alguns dos mais premiados vinhos do Chile, com inegáveis raízes francesas. Já os rótulos da Amayna e Boya, vinícolas da Garcés Silva Family Vineyards, serão servidos ao público pela proprietária Maria Paz Garcés Silva e Ignácio Casali, que foi eleito o “viticultor do ano” pelo crítico Tim Atkin no Report Chile 2025.

 

A Vallontano, primeira vinícola brasileira a integrar o catálogo da Mistral, terá seus vinhos do Vale dos Vinhedos (RS) apresentados pelo enólogo e proprietário Luís Henrique Zanini, além das proprietárias Talise Zanini e Ana Paula Vallontano.

 

ESTREANTES E VETERANOS DO EVENTO

 

Alguns produtores fazem sua estreia no Encontro Mistral. É o caso da Albuquerque & Davo (MG/SP), vinícola brasileira que acaba de entrar para o catálogo da importadora e será representada pelos proprietários Pedro Olavo Brasil de Albuquerque e José Afonso Davo. Outra novidade é a premiada portuguesa Quinta do Mouro, que terá seus vinhos alentejanos apresentados pelo proprietário Luis Louro.

 

Adrianna Catena, filha mais nova de Nicolás Catena, participa do seu primeiro Encontro Mistral. Ela é sócia de Alejandro Vigil na argentina El Enemigo e na nova El Reventón, com seus aguardados vinhos da emergente região espanhola de Serra de Gredos.

 

Quem também servirá seus vinhos pela primeira vez ao público brasileiro é o francês Samuel Guibert, proprietário e enólogo da Mas de Daumas Gassac, vinícola localizada em um terroir excepcional de Languedoc-Roussillon, e o enólogo uruguaio Gabriel Pisano, que une técnica e inovação a uma tradição familiar centenária na Viña Progreso.

 

Por outro lado, quem já frequenta o Encontro Mistral, terá a oportunidade de reencontrar produtores que já são veteranos no evento. O mais emblemático deles é o enólogo português Luís Pato, o “revolucionário da Bairrada”, que esteve presente em todas as edições do evento, assim como Christophe Thomas, que dirige as vinícolas Joseph Drouhin, na França, e Domaine Drouhin Oregon, no EUA.

 

A lista completa das vinícolas participantes pode ser consultada em www.mistral.com.br/encontro.


Os estreantes Adrianna Catena e Gabriel Pisano e os veteranos Christophe Thomas e Luis Pato

ree
ree
ree
ree

MAIS DE 450 RÓTULOS PARA DEGUSTAÇÃO

 

Na 11ª edição do Encontro Mistral, o público terá à disposição mais de 450 rótulos para degustação. Entre eles, estão vinhos com as mais altas pontuações e recebedores de prêmios da crítica especializada. Veja alguns exemplos:

 

*  Beaune Clos des Mouches Premier Cru 2021 (Joseph Drouhin – França): uma joia entre os premier crus, este vinho elegante, generoso e também delicado e complexo, conquistou 90-92 pontos de Jasper Morris e 94 de Tim Atkin.

 

* Quinta do Vale Meão Douro 2021 (Quinta do Vale Meão – Portugal): desde a primeira safra (1999), o vinho tem recebido prêmios da imprensa especializada, incluindo o de "Melhor Vinho de Portugal" na safra 2000 pela Revista de Vinhos. A safra apresentada tem 98 pontos da Wine Enthusiast e 96 de Robert Parker.

 

* Clos Apalta 2019 (Lapostolle – Chile): é um dos melhores e mais premiados vinhos da América do Sul. Elaborado apenas nos grandes anos, a safra 2019 obteve 99 pontos na avaliação de James Suckling.

 

* Vega Sicilia Valbuena 5° Año 2018 (Vega Sicilia – Espanha): um tinto superlativo, de muita classe e elegância. Grande colecionador de prêmios e altas pontuações da crítica especializada, tem 97 pontos de Atkin na safra 2018.

 

O evento também é uma oportunidade para descobrir lançamentos e vinhos que chegaram recentemente ao catálogo da Mistral. Entre eles estão:

 

* Catena Zapata Birth of Cabernet 2021 (Catena Zapata – Argentina): uma grande homenagem à Cabernet Sauvignon, o vinho conta em seu rótulo a história da uva tinta mais famosa em todo mundo, desde sua origem em Bordeaux, até chegar ao terroir mendocino de Catena Zapata, há mais de 100 anos.

 

* Tramari Rose Di Primitivo Salento 2024 (San Marzano – Itália): elegante, leve e muito fresco, é um rosé produzido 100% com a uva Primitivo, apresentando aromas intensos de cereja e framboesa.

 

* Alejairén Crianza Blanco 2022 (El Vinculo/ Família Fernandez Rivera – Espanha): elaborado com uma uva muito especial, mas quase esquecida, a Airén, autóctone de La Mancha, é um vinho branco Crianza com, no mínimo, 14 meses em barrica de carvalho francês, o que aporta um leve caramelo no nariz.

 

* As Bravas Garnacha 2024 (El Enemigo - Argentina): projeto de Alejandro Vigil e Adrianna Catena, que celebra a força, coragem e brilho das mulheres. Este Garnacha é um tinto vibrante, com taninos marcantes e muito complexo, que conquistou 95 pontos de Robert Parker e 96 pelo guia Descorchados.


ENCONTRO MISTRAL 2025


São Paulo: 04, 05 e 06 de agosto – Grand Hyatt (Av. das Nações Unidas, 13301)

Rio de Janeiro: 07 de agosto – Belmond Copacabana Palace (Av. Atlântica, 1702)

Horário: 17h às 21h30

Ingressos: R$ 590 por dia – ESGOTADOS

Reservas e informações: (11) 3372 3435 | www.mistral.com.br/encontro


Não haverá venda de ingressos no local.


Fotos: divulgação

 


Comentários


vinho tinto

Não perca nenhum gole do nosso conteúdo! Inscreva-se e fique por dentro de todas as novidades do universo dos vinhos!

Mantenha-se atualizado sobre os novos posts, dicas exclusivas e as últimas tendências no mundo dos vinhos! Ao se inscrever no blog Turma do Vinho, você será o primeiro a receber nossas atualizações diretamente em sua caixa de entrada. Descubra rótulos incríveis, histórias envolventes e tudo o que você precisa saber para apreciar ainda mais essa paixão. Inscreva-se agora e faça parte da nossa comunidade!

Insira seu melhor e-mail:

Muito obrigado por se inscrever!

bottom of page