top of page
Conjunto de mesa

Gastronomia italiana é destaque na Fispal 2025 e reforça sua influência na mesa dos brasileiros – dos lares aos hotéis e restaurantes

  • Foto do escritor: Cris Jardim
    Cris Jardim
  • há 36 minutos
  • 4 min de leitura

Pavilhão do país europeu reúne o melhor da tradição agroalimentar da Itália e promove degustações com produtos autênticos 

Entre os dias 27 e 30 de maio, o Distrito Anhembi, em São Paulo, sedia a Fispal Food Service 2025, a maior feira de alimentação fora do lar da América Latina. Um dos grandes destaques desta edição é o Pavilhão Italiano, que celebra a excelência agroalimentar da Itália com a participação de treze empresas expositoras e degustações.


Coordenado pela ICE - Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italianas | Departamento para a promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália (Italian Trade Agency - ITA), o Pavilhão do país europeu reforça a conexão histórica e cultural entre Itália e Brasil – no ano passado, foram comemorados os 150 anos da imigração italiana no País, um marco que transformou profundamente a paisagem cultural, social e gastronômica brasileira.

Dos vinagres balsâmicos de Modena aos tomates San Marzano cultivados às margens do Vesúvio, passando pelas farinhas artesanais, azeites premiados, queijos tradicionais como o Fiordilatte, massas orgânicas e pizzas napolitanas feitas ao vivo, o espaço vai oferecer uma verdadeira imersão na tradição e na inovação da cozinha italiana.


A gastronomia italiana, presente de norte a sul do Brasil, influenciou profundamente a culinária nacional. Mais do que receitas, os imigrantes trouxeram tradições que se integraram ao cotidiano brasileiro: o hábito de reunir a família em torno da mesa, o cuidado com os ingredientes, o preparo artesanal e o prazer de compartilhar. Massas, pizzas, molhos, queijos, embutidos, pães, vinhos e o inseparável café espresso se tornaram protagonistas da mesa brasileira, ganhando versões locais.

Essa herança também é sentida em restaurantes e hotéis, nos quais a culinária italiana é sinônimo de sofisticação, acolhimento e sabor. Nos cardápios, a tradição do país europeu se reinventa com técnicas refinadas e ingredientes de excelência, conquistando hóspedes e chefs em busca de experiências autênticas, conquistando paladares, mas também impulsionando negócios.


A participação italiana na feira ocorre em um momento simbólico. A culinária italiana pode se tornar, em dezembro desse ano, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Se conquistar o título, a gastronomia do país europeu se tornará a primeira tradição gastronômica nacional a receber esse reconhecimento. A proposta apresentada pela Itália destaca o conjunto de conhecimentos culinários, receitas tradicionais e número ingredientes de qualidade ligados aos seus territórios, produtos que vem sendo transmitido de geração em geração.


A Itália é reconhecida mundialmente como o país com o maior número de produtos com denominação de origem certificada – 327 alimentos e 420 vinhos –, uma característica que atesta a autenticidade e a excelência da produção local.


Empresas no Pavilhão Italiano


Uma das mais antigas fábricas de vinagre da Italia, fundada em 1889, é a Acetificio Andrea Milano, que vai levar vinagres balsâmicos de Modena IGP, de vinho e de maçã, além de glacês e condimentos; Agrigenus – Bioagri produz os tomates San Marzano DOP que, cultivados nas terras vulcânicas ao redor do Vesúvio, têm um sabor único e característico; Casa Rinaldi exporta seus produtos – azeites, vinagres, massas farinhas e cereais, entre outros – para mais de 110 países; Mulino Caputo, criado em 1924, é, desde então, referência na produção de farinhas para pães, pizzas e massas; e Compagnia Mercantile D’Oltremare, fundada em 1979, é uma das líderes globais na produção de tomates pelados, polpa, extrato e passata, entre outros.


Também integram o Pavilhão Italiano a Effeuno, referência em fornos elétricos profissionais, tem um design compacto e tecnologia de ponto, com temperaturas superam os 450º e o mesmo resultado das tradicionais pizzas napolitanas; Latteria Sorrentina, queijaria criada em 1880 e dedicada à produção de Fiordilatte, além de provola defumada e burrata; O Sole e Napule di Calabria, que produz, desde 1980, tomates, cremes salgados prontos de berinjela, pimentão, trufa, legumes em conserva no óleo; Olitalia, fabricante de óleos, azeites e vinagres e reconhecida com a marca mais utilizadas por chefs na Itália, de acordo com pesquisa da NielsenIQ (junho-2024); e Transimeno, responsável pela produção, em seus próprios olivais, do azeite Arioli, a empresa foi fundada em 1945.


Das empresas italianas participantes, três ainda não atuam no mercado brasileiro. São elas: Molini Valente, nascida em 1854, produz farinhas de trigo inovadoras, incluindo ingredientes como arroz Venere, cúrcuma, spirulina e cânhamo; Pastificio Minardo, jovem empresa fundada em 2007, fabrica massas artesanais orgânicas com grãos antigos sicilianos; e Wadi El Nile Italia, oferece produtos como azeitonas, tomares e alcachofras para a indústria, o varejo e a gastronomia profissional.

Degustações


Quem visitar o Pavilhão Italiano vai poder participar das degustações promovidas pelos expositores. As empresas Effeuno, Olitalia, CMDO, Latteria Sorrentina e Mulino Caputo e o pizzaiolo Giancarlo Godano, da Leggera Pizzaria, eleita a melhor da América Latina em 2024 pelo Guia 50 Top Pizza, vai preparar pizzas para os visitantes. Degustações também serão oferecidas por Agrigenus e O Sole e Napule, bem como pela Casa Rinaldi, que vai combinar seus produtos, como queijos e azeitonas, a vinhos italianos especialmente selecionados.


Sobre a ITA – Italian Trade Agency


Agência do governo italiano com a missão de promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países, principalmente no que tange às empresas de pequeno e médio portes. Com uma rede de escritórios espalhados pelo mundo, garante apoio abrangente às empresas italianas que desejam atuar no exterior, fornecendo informações econômicas, legais, fiscais e mercadológicas, bem como identificando parceiros e oportunidades de negócios e realizando um acurado plano de ações promocionais, que incluem os Pavilhões Oficiais Italianos em exposições internacionais.


Atua em estreito contato com os governos das diversas regiões italianas, câmaras de comércio, indústria, artesanato e agricultura, organizações empresariais e outras entidades públicas e privadas, italianas e estrangeiras, de acordo com uma linha de pensamento e estratégia, em matéria de promoção e internacionalização das empresas, estabelecida por um Comitê de Coordenação institucional, composto pelas principais personalidades do mundo político e empresarial italiano. Além disso, utiliza as mais modernas ferramentas de promoção e comunicação multicanal e atua para afirmar a excelência do Made in Italy no mundo.


Fundada em 1926 e prestes a completar 100 anos, a agência opera no Brasil desde 1968.

Serviço:


Fispal Food Service 2025

Arena Anhembi, São Paulo – Brasil

De 27 a 30 de maio

Pavilhão Italiano – Estandes B098, B099, B101, B104, B105, B110, B111, B113, B115, B117, B119, C106, C110, C112


Fotos: divulgação

 

vinho tinto

Não perca nenhum gole do nosso conteúdo! Inscreva-se e fique por dentro de todas as novidades do universo dos vinhos!

Mantenha-se atualizado sobre os novos posts, dicas exclusivas e as últimas tendências no mundo dos vinhos! Ao se inscrever no blog Turma do Vinho, você será o primeiro a receber nossas atualizações diretamente em sua caixa de entrada. Descubra rótulos incríveis, histórias envolventes e tudo o que você precisa saber para apreciar ainda mais essa paixão. Inscreva-se agora e faça parte da nossa comunidade!

Insira seu melhor e-mail:

Muito obrigado por se inscrever!

bottom of page