top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Do Porto ao Vale do Douro em Portugal

Tour de 1 dia pelos vinhedos do Douro saindo da cidade do Porto.

SAÍDA DA CIDADE DO PORTO RUMO AO DOURO


Saímos de manhã da cidade do Porto em direção à Região Vinícola do Dour‎o, classificada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e onde se produz o famoso vinho do Porto que é produzido exclusivamente na região portuguesa do Douro, a primeira delimitada e demarcada para a viticultura no mundo e por rigorosos limites físicos.


VINHO DO PORTO

O vinho do Porto é um vinho fortificado, o que significa que a sua fermentação é interrompida quando se adiciona uma bebida alcoólica destilada de uva, chamada aguardente. Mas apesar do Douro cultivar o vinho do porto, também cultivam outros tipos de vinhos como tintos, brancos e maravilhosos rosés.


As uvas mais cultivadas na região, são Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz. Mas Portugal possui mais de 250 espécies de uvas nativas!


OPÇÕES DE TRANSPORTE


Há muitas forma de ir do Porto ao Douro. Pode escolher ir de trem / comboio, de barco ou de carro. Escolhemos alugar um carro, até mesmo porque vimos pelo GPS que a distância que percorreríamos era cerca de 1h30 de viagem do Porto ao Douro e no fundo não tínhamos pressa, "o Douro era nosso..." sonhamos tanto com essa viagem que queríamos aproveitar cada minuto daquela beleza ímpar da paisagem ao longo do caminho. A estrada é ótima e as paisagens de tirar o fôlego! E claro, que fizemos muitos registros que ficaram na minha memória e agora posso descrever para você, caro leitor.


PESO DA RÉGUA

Esse lugar é magnífico! Rico em maravilhas naturais, patrimônio histórico e cativante paisagem. Nossa primeira parada foi na pequena aldeia perto do Peso da Régua, uma cidade portuguesa do Distrito de Vila Real, da Região Norte, da sub-região do Douro e da antiga província de Trás-os-Montes e Alto Douro. De longe, avistamos o encantador rio Douro e já ficamos encantados com tamanha beleza. Paramos no Miradouro e do alto, conseguimos uma privilegiada vista sobre o rio Douro e a paisagem envolvente. Inesquecível!


GASTRONOMIA - RESTAURANTE TORRÃO


Já era próximo do almoço e resolvemos provar a deliciosa gastronomia do local com uma vista privilegiada no coração do Douro. Escolhemos o restaurante Torrão e desfrutamos de um fantástico bacalhau que harmonizou bem com um vinho verde.



"No nosso restaurante serve-se Douro a saber a Douro, no coração do Douro Vinhateiro, um espaço cheio de tradição que serve o melhor que a Portugal tem para oferecer. "

Seguimos em direção ao Pinhão, vila conhecida pelas suas paisagens deslumbrantes e pelas famosas vinícolas, finalmente chegamos a vinícola Quinta do Tedo, vinícola produtora de Vinho do Porto da região.


"No coração do Vale do Douro, rodeada por vinhas em socalcos que sobem acima do majestoso encontro entre os rios Douro e Tedo, está situada uma propriedade do século XVIII, a Quinta do Tedo."

SOBRE A QUINTA DO TEDO

"Em 2011 abrimos, orgulhosamente, as nossas portas ao Agroturismo. Queremos celebrar a beleza da área, a paixão com a qual produzimos os nossos Portos, Vinhos Tintos e Azeite, e compartilhar parte desta vida consigo. "

A Quinta encontra-se localizada na interseção entre os rios Douro e Tedo. Fizemos uma reserva prévia, pois nossa intensão era passarmos a noite por lá, pois soubemos que o hotel tinha aberto as portas ao Agroturismo. A gerente do hotel nos recebeu de forma muita calorosa, e enquanto nossas coisas eram acomodadas, nos convidou a fazermos nossa primeira degustação de vinhos do porto.

Saindo da degustação dos vinhos do porto, fomos conhecer a ala dos quartos, que por sinal era maravilhosa. O nosso quarto além de muito confortável, tinha uma vista incrível para o vinhedo. O nome dos quartos remete a nome dos vinhos do porto, o nosso foi o de nome Ruby + Tawny. Um quarto com vista para a piscina e o vale do Tedo. Casa de banho moderna e cama grande de casal.

Fiquei por alguns instantes em silêncio e deslumbrada com tamanha beleza. Fomos dar uma volta na vinícola, lá é possível fazer trilhas para caminhar ao longo do Tedo, pelos vinhedos e pomares de oliveiras. São disponibilizados caiaques, canoas e mountain bikes para explorar a área, o rio Tedo.

Tiramos algumas fotos e fomos Conhecer o restaurante Bistro Terrace onde é possível fazer refeições panorâmicas.

A Quinta do Tedo proporciona uma estadia muito relaxante e agradável.



Mais tarde jantamos e aproveitamos para conhecer os vinhos tintos que a vinícola produzia. Além do vinho do porto, a quinta do Tedo também produz vinhos tintos e azeites.


Logo de manhã, acordamos tomamos café e em seguida fomos conhecer o processo completo de produção dos vinhos da vinícola, fizemos um tour pela vinícola e e conhecemos desde o cultivo das uvas à produção do vinho e na sequencia uma incrível degustação.

Depois deste memorável tour, fizemos check-ou no hotel e regressamos à cidade do Porto.


Restaurante Torrão: http://restaurante-torrao.com/


Para mais informações sobre a vinícola acesse site :


Quinta do Tedo N222 Folgosa, Douro Valley, Portugal

Visitas & Provas: (351) 254 789 165 Email: info@quintadotedo

Fotos pessoais e de divulgação da vinícola.

bottom of page