top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

DIRETORIA E CONSELHO FISCAL DA ABS-DF

ABS-DF apresenta membros do Conselho fiscal

PRESIDENTE: SÉRGIO DA SILVA VENÂNCIO PIRES

Funcionário de carreira do Banco do Brasil por 35 anos. Formado no Curso de Sommelier Profissional pela ABS-Brasília. Profissional do Vinho Brasileiro – IBRAVIN. Colunista sobre vinho e gastronomia em jornais do Distrito Federal e revistas. Professor no curso de Diplomacia da Defesa CDIPLOP, da Escola Superior de Guerra-ESG. Palestrante/articulista/jurado em eventos de vinho. Ministra cursos na área de vinhos, foi professor da ABS-Brasília por vários anos.



VICE-PRESIDENTE: CLAUDIA OLIVEIRA

Formada em Direito e Administração de Empresas. MBA em Marketing - FGV. Atua na advocacia privada há 17 anos. Possui vários cursos de vinhos, chás e destilados, no Brasil e exterior, dentre eles Sommelier de chá, especialista em vinhos de Portugal e em vinhos da França, Enografia italiana e Master of Port. Primeira sommelier do Distrito Federal a cursar o Wset 4-Diploma. Formada no Curso de Sommelier Profissional pela ABS-Brasília, onde ministrou aulas por 3 anos.


SECRETÁRIO: JORGE SALIM WAQUIM Formado em Engenharia Agrônoma, especializado em Engenharia Rural e Aviação Agrícola. Pós-Graduado em Administração Pública e em Administração Comparada na França, Portugal, Espanha e na antiga Iugoslávia pela FGV. Prof. do CENEA – Centro Nacional de Engenharia Rural em Iperó-SP. Ocupou os cargos de diretor da DINOR – Divisão de Norma Técnicas da área de Bebidas e o de Secretário da SNAD- Secretaria Nacional de Defesa Agropecuária do MAPA. Foi Administrador de Brasília. Formado pelo IESB em Gastronomia e em Sommelier pela ABS-Brasília. Aposentado como Auditor Fiscal Federal Agropecuário. Atualmente é empresário do ramo imobiliário.


DIRETOR TESOUREIRO: RUDINEI DOS SANTOS Formado em Administração de Empresas com MBA em Auditoria. Funcionário do Banco do Brasil por 35 anos e aposentado como Auditor Geral é atualmente membro do Comitê de Auditoria do Banco do Nordeste do Brasil. Sommelier formado pela ABS-Brasília e outros cursos de vinhos. Atualmente promove degustações pela OnlineWine para públicos privados. No ranking Brasil do aplicativo Vivino ocupa a posição 654, com 1.941 classificações de vinhos registradas


DIRETOR EXECUTIVO - CURSOS: JUAN JOSE VERDESIO Formado em Engenharia Florestal com Mestrado e Doutorado. Professor aposentado da Universidade de Brasília. Máster em Vinhos da Provence. Cursos de enogastronomia na França. Professor do Curso de Gastronomia no IESB. Atuou como coordenador e professor dos cursos da ABS-Brasília. Tradutor do Livro Dicionário dos Apaixonados pelo Vinho de Bernard Pivot.

DIRETOR EXECUTIVO - MERCADOS: CYRO TORRES JUNIOR Formado em Gastronomia na UNIEURO, é Sommelier pela ABS – Brasília e Ecole du Vin de Bordeaux. É proprietário da Importadora Del Maipo Wines and Gourmet no Brasil e da Del Maipo LLC Maimi/Florida, nos EUA. Atuou como colunista de vinhos em importantes revistas e jornais entre 2004 e 2009. Já visitou mais de 150 feiras de vinhos em todo o mundo. Possui a premiação Commanerie du Bontemps – Bordeaux França

DIRETOR EXECUTIVO – MÍDIA E R.P.: ETIENE CARVALHO Formada em Comunicação Social - Jornalismo pelo Uniceub e especialista em Comunicação Digital pela Universidad Alcalá (Espanha); é servidora pública há 26 anos na Justiça Federal com experiência na coordenação/assessoria da Imprensa de diversos tribunais, entre eles TRF1, TRT10 e STF. É editora/fundadora do Blog Vinho Tinto. Tem qualificação de Nível 3 em Vinhos WSET, entre outros títulos. É professora de cursos de vinhos presenciais e on-line e co-autora do livro e do curso “Segredos do Vinho” produzido pelo Centro de Produções Técnicas em parceria com a Univiçosa.

DIRETOR EXECUTIVO – EVENTOS: ALESSANDRA MENDONÇA Formada em Engenharia Mecânica e Matemática pela Universidade de Brasília e Mestre em Administração Tributária, na Espanha, e em Engenharia Mecânica. Especializada em Administração Tributária e em Contencioso Fiscal e Legislação Tributária. Atua como Auditora-Fiscal da Receita do DF há 19 anos. É formada no Curso de Extensão Preparatório de Sommelier, oferecido pela ABS-Brasília e vários cursos na área de vinhos. Promove eventos de degustação de vinhos.

DIRETOR EXECUTIVO – AUDITORIA INTERNA - JOSÉ VALTER TELES DA SILVA

Formado em Ciências Contábeis e Especialista em Auditoria Interna e Externa pela UDF, é auditor aposentado na área de Controle Externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal. Exerceu cargo de Direção na área de Auditoria e Contabilidade do TCDF e ex-Professor de Auditoria do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF. Enófilo e Sommelier em formação.







CONSELHO FISCAL:

Conselheira 1- ADRIANA DE OLIVEIRA AGUIAR Formada em Direito pela UniCEUB, com especialização em Gestão Policial Judiciária, em Política Criminal e Penitenciária e Segurança Pública. Delegada de Polícia aposentada pela Polícia Civil do DF. Sommeliére formada pela ABS-Brasília e Certificação em vinhos de Portugal com participação em vários cursos relacionados ao conhecimento de vinhos e degustações em vinícolas nacionais e internacionais.

Conselheiro 2- ANTÔNIO RICARDO DIAS KOWALSKI Formado em Geologia pela Universidade de Brasília-UnB e em História pelo IES de Brasília, tem pós-graduado em Gestão Administrativa- UnB. É servidor aposentado da Câmara dos Deputados, onde exerceu a função de Diretor do Programa de Saúde por 23 anos. Dentre vários cursos, inclui a Certificação em Vinhos de Portugal.

Conselheira 3 - MARA FLORA LOTTICI KRAHL Graduada em Turismo, é Mestra em Geografia pela Universidade de Brasília, Mestra em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Brasília e doutoranda em Geografia na Universidade de Brasília. Tem MBA em Gestão em Negócios de Alimentos e Bebidas pela ESPM, Master in Wine Export Management na Universidade de Camerino/Itália e Wine Sensory and Business na Itália. Principais cursos na área de vinhos: Formação Profissional de Sommelier pela ABS RS; pelo International Sommelier Guilld – ISG, pela Sommelier School. Trabalhou na SETUR DF, EMBRATUR, MMA e MTur e atua como consultora especializada em Turismo e A&B no SEBRAE DF e professora na Universidade de Brasília (Enoturismo e Vitivinicultura) e outras instituições


Foto: crédito para ABS-DF

bottom of page