• Cris Jardim

Dia Mundial do Malbec

Um brinde a uva símbolo dos vinhos da Argentina

Você sabia que a emblemática uva tem um dia só dela? Todo dia 17 de abril, a instituição Wines of Argentina (WofA), promove o Malbec Day, quando acontecem promoções e eventos no mundo todo para divulgação de vinhos feitos com a Malbec. A primeira edição do Malbec World Day foi realizada em 2011.

A uva, que é originalmente francesa, se adaptou muitíssimo bem em terras argentinas e ganhou fama mundo a fora. A Argentina é o maior produtor de Malbec, com cultivos em todas as regiões vitivinícolas de seu território. E a cidade de Mendoza concentra 86% dessa produção no país. Quer celebrar a data da uva queridinha dos brasileiros? Abaixo tem uma seleção de rótulos para você escolher o seu brindar o #malbecday:

O primeiro dele é o Don Nicanor Malbec que apresenta aromas de ameixas pretas secas e notas de baunilha. Em boca possui bom corpo, é aveludado, com taninos maduros e excelente persistência. Amadurece por 12 meses em barricas de carvalho francês de segundo uso.


Da Bodega Santa Julia, tem os vinhos Alambrado, uma linha de vinhos modernos e elegantes, que expressam a fruta como protagonista são duas sugestões: o Alambrado Malbec, que possui aromas de frutas vermelhas como ameixas, amoras, e cerejas e amadurece por 10 meses em barricas de carvalho francês e o Gran Alambrado, o ícone da linha e o Malbec deles apresenta aromas de frutas vermelhas com notas de violetas, característica da variedade. Em boca é equilibrado, com taninos que conferem complexidade e tipicidade.


Outra vinícola que vem despontando na produção de Malbecs é a Bodega Budeguer. Dela, duas dicas de vinhos jovens e com rótulos descolados para celebrar a data. O Siempre Tengo un Plan B e o Tucumén, são vinhos com taninos redondos, boa acidez, persistência média e frutados na medida. Ambos vão agradar os apaixonados pela casta mais consumida aqui no Brasil. Os rótulos da Budeguer você encontra na loja Más Vino, que fica na 306 sul.

Com a emblemática uva, tem também os Felipe Saiti, um vinho intenso e expressivo com notas de especiarias, o Domaine Bousquet, um vinho orgânico de Tupungato e o Temático, um Malbec 30% de passagem em madeira e 70% pura fruta. Possui bom corpo e ótimo equilíbrio. Tem no Empório Villa Vita, uma loja cheia de coisas gostosas na 213 sul.

Gostou das dicas? Agora é só escolher seu Malbec preferido e curtir a data. Vale lembrar que tem muitas lojas e distribuidores entregando por delivery. É só dar uma olhadinha na internet e boas compras! Serviço: Más Vino Endereço: SHCS CLS 306, Bl B Loja 20 - Asa Sul. Telefone: (61) 98243.8778 Horário: loja segunda a sábado das 10:00 às 20h Empório Villa Vita Endereço: CLS 213 bloco A loja 13 – Asa Sul Telefone: (61) 3542 6592 Horário de funcionamento: Segunda a quarta, das 12h às 21h e de quinta a sábado até às 23h. Os demais rótulos você encontra em lojas especializadas e adegas de bons mercados.


Fotos: divulgação