top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Depois de Porto Alegre,a linha Peregrino com vinhos de Carlos Barbosa

Vinícola Lugares aposta em três varietais sem passagem por madeira, com produção que varia de 120 a 260 garrafas


A paixão pela cultura do vinho e o sonho de engarrafar suas próprias histórias e de estar sempre em busca de novos lugares, uniu o engenheiro civil Lúcio Salvadori Possebon e o publicitário Janquiel Mesturini em torno do projeto que deu origem à Vinícola Lugares. Depois do Grande Encontro, um apassitado de cinco safras - 2006, 2011, 2012, 2013 e 2022 – com microvinificações de Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc cultivadas em Porto Alegre, agora os amigos apresentam a Linha Peregrino. São três varietais tintos – Nebbiolo, Teroldego e Marselan -, elaborados com uvas cultivadas em Carlos Barbosa, no Vinhedo do Capo, em Carlos Barbosa.

 




 

O trio é de 2023 e, assim como o Grande Encontro, tem a expertise do reconhecido enólogo Alejandro Cardozo, eleito Enólogo do Ano 2021, e do engenheiro agrônomo Silvano Michelon, formando o time técnico que está por trás de cada rótulo. O atrevimento e ousadia estão aquém do desejo de fazer novas descobertas. O Peregrino Nebbiolo chega com 120 garrafas (500 palntas), o Peregrino Teroldego com 200 (400 plantas) e o Peregrino Marselan com 260 (300 plantas).


A vinificação dos três vinhos foi aberta com remontagem manual, sem clarificação e sem filtração. A fermentação também foi aberta com remontagem manual. Na sequência, foi feita a descuba, seguida pela fermentação malolática, decantação e engarrafamento sem nenhuma intervenção.

 

A marca

Lugares nasceu a partir de um espírito de busca interminável. Uma busca por redescobrir culturas vinícolas em regiões específicas, por testar micro lotes de vinhedos e elaborar micro vinificações. Por personalizar cada detalhe. Um espírito de descoberta e paixão pela cultura da uva e do vinho, cultivado desde a infância em meio a parreirais e produções artesanais das famílias. O cachorro, ícone que faz parte da marca, foi inspirado num farejador de trufas, que sempre está em busca de algo e que não para de procurar. Simboliza, ainda, a amizade, lealdade e companheirismo. Juntos, name e ícone, representam a eterna procura pelo inesquecível. Mais informações pelo WhatsApp (54) 9 9135-0258, pelo e-mail encontre@vinicolalugares.com.br ou pelo site www.vinicolalugares.com.br.

 

LINHA PEREGRINO

 

VINÍCOLA LUGARES – Bento Gonçalves

SAFRA: 2023

VARIEDADES: NEBBIOLO, TEROLDEGO E MARSELAN

VINHEDO DO CAPO – CARLOS BARBOSA (SERRA GAÚCHA - RS)

O vinhedo é de propriedade da sociedade de Lúcio Possebon com o médico Fábio Cauduro.

 


O TERROIR

Região – Vinhedo do Capo – Carlos Barbosa (Serra Gaúcha - RS)

Variedades Cultivadas – Nebbiolo, Teroldego e Marselan

Solo - Solo–Franco-argiloso (50% argila, 25% silte e 20% areia), pesado, com bastante retenção de água, mas bem profundo, com possibilidade de um bom enraizamento e um bom equilíbrio da planta com o crescimento. É um solo bastante fértil, com altos níveis de matéria orgânica, acima de 3%, favorecendo o desenvolvimento da videira. Este solo permite fazer boa área folhar, o que contribui para alcançar potencial de maturação bem maior do que em outras regiões. Como é um solo profundo, com exposição noroeste e declividade norte, é bem drenado. Tem potencial de matéria corante alta devido a argila e por ser alto em potássio e matéria orgânica, o que entrega teor de antocianinas, taninos e polifenóis, resultando em vinhos potentes, bem encorpados, com alta estrutura, de guarda, longevos.

Clima – Subtropical com estações bem definidas. Alto índice pluviométrico o ano todo com boa distribuição. Temperatura com amplitude térmica alta, possibilitando concentração de antocianinas, polifenóis, pigmentos e aromas. Os verões quentes com noites frias contribuem para a elevada maturação e os invernos bem frios trazem boa quebra de dormência com brotação mais uniforme.

 

A VINIFICAÇÃO

Vinificação aberta com remontagem manual, sem clarificação e sem filtração.

A fermentação foi aberta com remontagem manual. Na sequência foi feita a descuba, seguida pela fermentação malolática, decantação e engarrafamento sem nenhuma intervenção.

 

OS VINHOS

 

PEREGRINO NEBBIOLO

GARRAFAS – 120

DENSIDADE 0.9922

ÁLCOOL 13.8

AÇÚCAR 2.96

PH 3.64

ACIDEZ TOTAL 96

ACIDEZ VOLÁTIL 10

SO2 L 44

SO2 T 67

 

CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS

VISÃO – Vermelho rubi, brilhante.

OLFATO – Frutas vermelhas, frutas negras como mirtilo, especiarias, cassis, marmelo, couro.

PALADAR – Elegante, encorpado, notas de frutas negras, equilibrado, persistente, taninos potentes, e boa acidez.

 

TEMPERATURA IDEAL – 12°C a 18°C

 

DICAS DE HARMONIZAÇÃO - Carneiro, cervo ou javali com boa dose de gordura, na grelha ou em receitas a fogo lento, com molhos concentrados e um toque de doçura, woks de carne e verduras, receitas com bacon e reduções de vinho tinto, massas e queijos maduros.

 

PEREGRINO TEROLDEGO

GARRAFAS – 200

DENSIDADE 0.9922

ÁLCOOL 13

AÇÚCAR 2.13

PH 3.92

ACIDEZ TOTAL 93

ACIDEZ VOLÁTIL 11

SO2 L 41

SO2 T 100

 

CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS

VISÃO – Cor vermelho profundo, com notas grená.

OLFATO – Aromas de mentol, menta, eucalipto e especiarias.

PALADAR – Em boca, é um vinho longo, profundo, estruturado e com taninos firmes.

 

TEMPERATURA IDEAL – 12°C a 18°C

 

DICAS DE HARMONIZAÇÃO – Carne bovina, cordeiro, caças de pelo e pena, javali, embutidos defumados, queijos com sabor acentuado.

 

PEREGRINO MARSELAN

GARRAFAS – 260

DENSIDADE 0.9918

ÁLCOOL 12.2

AÇÚCAR 2.22

PH 3.69

ACIDEZ TOTAL 94

ACIDEZ VOLÁTIL 10

SO2 L 55

SO2 T 80

 

CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS

VISÃO – Vermelho rubi.

OLFATO – Notas de frutas vermelhas como romá, além de especiarias como canela, bem como pimenta negra.

PALADAR – Frescura longa com notas frias, com destaque para framboesa.

 

TEMPERATURA IDEAL – 12°C a 18°C

 

DICAS DE HARMONIZAÇÃO – Por ser uma variedade versátil, contudo com taninos finos, harmoniza muito bem com carnes vermelhas, queijos médios como Gruyère e Emmental e massa ao sugo.

 

Fotos: Divulgação Vinícola Lugares

Kommentare


bottom of page