Como um projeto de Bento constróia imagem do vinho brasileiro desde 2001
- Cris Jardim
- há 9 minutos
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Em 23 anos, assessoria de comunicação trouxe à Serra Gaúcha mais de 1.200 formadores de opinião de 15 estados brasileiros em mais de 80 press trips, alcançando milhões de pessoas com mais de 15 mil publicações espontâneas


Por trás de cada taça de vinho há muito mais do que aromas e sabores. Há histórias, pessoas, tradição e um território que pulsa cultura, trabalho e paixão. Essa foi a essência que 14 jornalistas e influenciadores de vinho e gastronomia, turismo e lifestyle, de diversas regiões do Brasil viveram entre os dias 20 e 25 de maio, na Serra Gaúcha. A convite da Conceitocom Brasil, empresa sediada em Bento Gonçalves (RS), eles fizeram uma imersão no universo do vinho brasileiro, percorrendo 15 vinícolas e restaurantes de sete cidades. Do vinhedo à taça, eles puderam conhecer os bastidores do setor e, principalmente, conversar com os produtores numa descoberta de histórias que dão identidade ao destino. A assessoria em comunicação já trabalha na próxima edição que será de 21 a 26 de outubro, contemplando a Avaliação Nacional de Vinhos – maior degustação de vinhos de uma safra do mundo.



Mais do que roteiros, foram criadas memórias. Ao longo de cinco dias, os participantes degustaram 102 rótulos entre vinhos e espumantes, além de saborearem a farta gastronomia regional, com destaque para pratos da culinária típica italiana. A rota que ultrapassou os 657 km, incluiu atrativos de Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Pádua e Pinto Bandeira. O projeto, idealizado pela Conceitocom Brasil, tem como objetivo apresentar, na prática, a cultura do vinho brasileiro, a força do enoturismo e a riqueza gastronômica da região. "É assim que ajudamos a construir a comunicação do vinho brasileiro, trazendo os formadores de opinião para viver experiências reais nas vinícolas. Aqui, eles conhecem as histórias contadas pelos próprios viticultores e vinicultores. Caminhar entre os vinhedos, visitar a área produtiva das cantinas, degustar a diversidade de rótulos, saborear a gastronomia regional e harmonizar tudo isso com experiências sensoriais únicas é transformador. Quem participa sai daqui com outra percepção do vinho brasileiro”, destaca a sócia-diretora da Conceitocom Brasil, jornalista Lucinara Masiero, que há 23 anos conduz este projeto, reconhecido como uma das mais sólidas estratégias de comunicação do vinho nacional e do enoturismo na Serra Gaúcha.
Mas Lucinara não faz isso sozinha. Ao longo de mais de duas décadas, grandes marcas investiram no projeto, por perceberem valor e propósito na sua realização. Desde a Pandemia do Coronavírus, quando a ação foi intensificada com mais edições, assim como no pós-enchentes no estado, as press trips vêm contando com fortes parceiros como a Sicredi Serrana e o Boulevard Convention Vale dos Vinhedos, além das próprias vinícolas, restaurantes e Secretarias de Turismo, que sabem que este é o melhor marketing que uma região pode fazer. “Juntos, acreditamos no enoturismo como motor de desenvolvimento de toda a região. Foi o vinho que projetou a região e é ele que segue unindo comunidades, ajudando a desenvolver a região”, garante. “Não se faz turismo sozinho, é preciso cooperação. Só tenho a agradecer cada empresa que junto comigo abraça a nossa cultura”, complementa.
Depoimentos de quem dá voz ao vinho brasileiro
O diretor de Conteúdo do Grupo Sim no Espírito Santo, que engloba o SBT, Record News, 29 rádios, dois sites e uma rede de TV no interior do estado, jornalista Antonio Carlos Batista Leite, participou da maratona na última semana. Segundo ele, a experiência proporcionada pelo circuito de visitas organizado pela agência Conceitocom Brasil é rica sob os mais variados aspectos. “As visitas vão desde vinícolas absolutamente familiares até algumas das maiores empresas do país. O leque de produtos é enorme. Agora, o mais importante é o fato de dar visibilidade para a produção nacional, algo cada vez mais necessário por conta da concorrência intensa dos produtores de outros países. As vinícolas brasileiras precisam ser conhecidas pelos brasileiros. E eventos como esse são fundamentais para isso”, endossa. Leite também alimenta o perfil @andreandres, onde compartilha experiências em torno da cultura do vinho.
A vice-campeã do Masterchef e influencer de gastronomia, Deborah Werneck, que assim como Leite participou da press trip de inverno, reconhece que visitar as vinícolas da Serra Gaúcha foi uma experiência surpreendente. “A qualidade dos espumantes e vinhos produzidos na região é impressionante, digna dos melhores brindes da vida. É emocionante ver tanta dedicação, tradição e excelência em solo brasileiro. Os vinhos nacionais merecem mais espaço à nossa mesa”. O mesmo pensamento é compartilhado pelo influencer e youtuber de viagem e lifestyle, o carioca David Brito, que garante que conhecer a Serra Gaúcha foi muito mais do que provar vinhos e conhecer vinícolas. “Foi descobrir a história e razão por trás de cada uma das pessoas que se empenham durante todo o ano, desde a vinícola pequena e familiar, até as que produzem milhões de litros, em prol do vinho nacional. Foi descobrir que para beber vinho não precisa ser um expert, que pode sim ser descomplicado. Não só isso, mas entender a força do vinho nacional, que ainda encontra dificuldades de vencer a força do hábito dos consumidores de vinhos importados, mesmo sendo do mesmo nível e muitas vezes superiores a eles. Em resumo, vistas encantadoras, gastronomia de alta qualidade e muita felicidade engarrafada! Essa foi a minha experiência de viver a Serra Gaúcha”, afirma.
Já a goiana Tábita Gonçalves, sommelier em formação e influencer de vinho, gastronomia e lifestyle, relata que participar da imersão promovida pela Conceitocom na Serra Gaúcha foi uma experiência simplesmente transformadora. “O projeto é extremamente cuidadoso, pensado nos mínimos detalhes para oferecer muito mais do que uma visita técnica: é uma verdadeira jornada pela essência do vinho brasileiro. Tivemos a oportunidade de conhecer vinícolas que traduzem tradição, paixão e inovação. Desde pequenos produtores familiares até grandes marcas que representam nosso país no cenário internacional. Cada encontro foi uma aula viva sobre terroir, história, processos e, sobretudo, sobre a força da vitivinicultura nacional”. A empreendedora digital comenta, ainda, que este trabalho vai muito além de conectar pessoas ao vinho. “Eles são, de fato, grandes protagonistas na valorização do que é nosso. Essa iniciativa tem um papel fundamental para dar visibilidade à produção nacional, fomentar o consumo consciente e, acima de tudo, fortalecer a cultura do vinho brasileiro entre nós, brasileiros. Saio dessa experiência não só com mais conhecimento técnico, mas profundamente admirada pelo que construímos enquanto país produtor de vinhos de altíssima qualidade. Que venham mais encontros como esse, que celebram nossas raízes e projetam nosso futuro”.

Mais de duas décadas construindo a linguagem do vinho brasileiro
Desde a primeira edição, em 2001, o projeto já trouxe à Serra Gaúcha mais de 1.200 formadores de opinião de diferentes estados brasileiros — Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Foram mais de 80 press trips. No começo, eram apenas jornalistas. Hoje, com o impacto das redes sociais, os grupos são híbridos, contando com blogueiros e influencers digitais.
A proposta, desde o início, é clara: não se trata de publicidade. É mídia espontânea, construída com base no relacionamento, na credibilidade e no compromisso de ajudar a imprensa a contar histórias reais. "Nosso trabalho é gerar valor. Conectar jornalistas e influenciadores às histórias que existem por trás de cada taça, de cada paisagem, de cada experiência. E, com isso, fortalecer todo o destino, não só uma marca, uma cidade ou uma empresa isolada", reforça Lucinara. Além de vinícolas e experiências gastronômicas, o projeto valoriza a cultura local, os saberes e fazeres de uma região que tem no enoturismo uma de suas maiores forças econômicas.
Especializada em comunicação corporativa, a Conceitocom Brasil atua há 24 anos com foco em diversos setores e grande expertise na vitivinicultura, enoturismo, gastronomia e eventos. Entre os clientes estão as vinícolas: Grupo Miolo, Casa Chandon Garibaldi, Foppa & Ambrosi, Nova Aliança, Madre Terra, Cristofoli, Courmayeur e a Associação Brasileira de Enologia (ABE). Mas neste projeto específico são dezenas de empresas.
Fotos: Conceitocom Brasil