top of page
  • Nathalia Sousa

Com Malbec de altitude,Miolo explora seu quinto terroir,em Mendoza, na Argentina

Com a experiência de produzir em quatro terroirs brasileiros, vinícola que nasceu no Vale dos Vinhedos, cruza a fronteira e vai buscar no Valle de Uco, um tinto de altitude

Única vinícola brasileira a cultivar vinhedos próprios e elaborar vinhos finos e espumantes em quatro diferentes terroirs brasileiros, a Miolo Wine Group é pioneira em descobrir, estudar e desenvolver novas regiões produtoras. Esta viagem pelo Brasil começou ainda no ano de 2000 e de lá para cá a empresa vem expandindo seus vinhedos sempre em busca do melhor vinho que cada terroir pode entregar. Essa expedição incessante, própria de quem inova, acaba de romper as fronteiras do Brasil para engarrafar o Miolo Reserva Malbec Argentino Safra 2023, inaugurando o quinto terroir no Valle de Uco, em Mendoza, assim como fez no Vale dos Vinhedos, na Campanha Meridional, no Vale do São Francisco e na Campanha Central. 

Depois do grande sucesso na estreia do Miolo Malbec do Pampa Gaúcho, lançado em julho do ano passado e que teve uma venda recorde, esgotando em dois meses as 27 mil garrafas produzidas, a Miolo decidiu investir na casta, partindo em busca de um Malbec de Altitude. O Diretor Superintendente da Miolo Wine Group, enólogo Adriano Miolo, viajou para o Valle de Uco, região com Indicação Geográfica (IG) em Mendoza, na Argentina, onde encontrou o território de referência para fazer este Malbec. Com assinatura enológica brasileira e procedência vitícola argentina, o vinho expressa a melhor performance da variedade para este estilo de produto, unindo os dois países.

 

Adriano, que acompanhou de perto todo o processo de elaboração, conta que as uvas que originaram o Miolo Malbec Argentino Safra 2023 foram cultivadas em vinhedos ao pé da Cordilheira dos Andes, a uma altitude superior a 1.000 metros, ou seja, uma região fria. Colhidas manualmente e no momento exato de equilíbrio entre açúcar e acidez, seguiram para cubas de concreto, onde ocorreu a maceração e fermentação espontânea para manter ainda mais a expressão do terroir. O amadurecimento do vinho aconteceu parte nas cubas de concreto e parte em barricas de carvalho francês. O corte final foi feito depois de 12 meses, unindo o frescor e a fruta do que estagiou no concreto com a complexidade do que ficou no carvalho. “A IG Valle de Uco é uma das indicações geográficas dos melhores Malbecs de Altitude do mundo. Unimos nossa expertise com o que de melhor a natureza nos entregou. Nosso desejo é que todos que degustem o Miolo Reserva Malbec Argentino vivam uma experiência única, rica em identidade, tipicidade, revelando a expressão desta variedade”, conclui Adriano.

 

O Miolo Reserva Malbec Safra 2023 já está no mercado, podendo ser adquiridos nas melhores lojas do Brasil, restaurantes e no e-commerce da vinícola. Esta reserva é de 48 mil garrafas.

 

O vinho

Vinho de cor intensa, com tons rubi e púrpura. Frutado, lembrando figos e ameixa preta com notas de especiarias e mentol, tem presença equilibrada de madeira. Encorpado, com acidez equilibrada e taninos redondos ao paladar, traz uma sensação de mineralidade ao final, proveniente dos solos calcáreos. Ideal ser apreciado com temperatura entre 16°C e 18°C.

 

A uva

A variedade Malbec é originária do sudoeste da França, na região de Cahors, em Bordeaux, também conhecida como Côt Noir. Foi difundida pelo mundo e hoje a Argentina possui a maior área de plantio dessa variedade, diante da adaptação da casta ao terroir.

 

Fotos: Divulgação Miolo

Comments


bottom of page