top of page
Conjunto de mesa

Com adega gravitacional, abelhas e cavalos, vinícola realiza manejo orgânico e sustentável de seus vinhedos

  • Foto do escritor: Cris Jardim
    Cris Jardim
  • 23 de jun.
  • 2 min de leitura

Fundada pelo armador norueguês Dan Odfjell - que dedicou sua vida a viajar e nos anos 1980 conheceu e se apaixonou pelo Chile -, a Odfjell Vineyards é reconhecida por fazer da sustentabilidade e da produção orgânica os pilares de sua filosofia enológica.

ree

Certificada com o selo ‘Vinho Sustentável do Chile’, e com certificações orgânica e vegana, a Odfjell atua com princípios biodinâmicos e orgânicos, que respeitam o equilíbrio natural do ecossistemacom o objetivo de promover solos vivos e férteis. Não são utilizados pesticidas ou herbicidas sintéticos e a vinícola reutiliza resíduos da vinificação para produzir composto, além de usar materiais reciclados nas embalagens.

 

A biodiversidade também desempenha um papel fundamental: cavalos Norwegian Fjord – os únicos existentes no Chile – circulam livremente e substituem máquinas pesadas nos vinhedos, o que reduz a compactação do solo e promove regeneração natural; a apicultura com colmeias próprias contribui para a polinização e a saúde do vinhedo; e a incorporação de ilhas ecológicas estimula a presença de insetos benéficos.

 

Prática que faz parte do DNA norueguês - e que a família Odfjell levou para sua atuação no Chile -, a sustentabilidade está presente em cada detalhe da elaboração dos rótulos da marca, que foi a primeira na América do Sul a criar uma adega gravitacional, projetada pelo arquiteto Laurence Odfjell.

 

O uso do fluxo por gravidade garante um manuseio mais delicado das uvas durante o processo de vinificação (em sua primeira etapa, por exemplo, elas caem do piso de recepção diretamente para os tanques de fermentação).

 

Um dos mais recentes destaques da vinícola é o Zippora 2019, lançado em celebração aos seus 25 anos. Um blend que reflete a identidade do vinhedo Tres Esquinas, em Cauquenes, elaborado com todas as variedades produzidas no local.

ree

A Odfjell também assina o vinho considerado uma das expressões mais puras da Carignan chilena: o Orzada Carignan 2022, que incorpora o espírito das terras secas do Maule com sua intensidade e caráter inconfundível.

 

Fermentado com leveduras nativas, ele é envelhecido em aço inoxidável para preservar a autenticidade desta uva cultivada em vinhedos antigos resgatados pela Odfjell, que prima por manter vivo este patrimônio chileno.

 

A Carignan faz parte essência da vinícola e está presente em todos os seus vinhos, nos blends e em pequenas porcentagens em varietais de outras uvas.

  

@odfjellvineyards | odfjellvineyards.cl


Fotos: divulgação

Comentários


vinho tinto

Não perca nenhum gole do nosso conteúdo! Inscreva-se e fique por dentro de todas as novidades do universo dos vinhos!

Mantenha-se atualizado sobre os novos posts, dicas exclusivas e as últimas tendências no mundo dos vinhos! Ao se inscrever no blog Turma do Vinho, você será o primeiro a receber nossas atualizações diretamente em sua caixa de entrada. Descubra rótulos incríveis, histórias envolventes e tudo o que você precisa saber para apreciar ainda mais essa paixão. Inscreva-se agora e faça parte da nossa comunidade!

Insira seu melhor e-mail:

Muito obrigado por se inscrever!

bottom of page