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Conjunto de mesa

Com a presença da cônsul-geral da Itália Nicoletta Gomiero, Agência ICE realiza hoje (12/9) em Belo Horizonte o roadshowI Love Italian Wines

  • Foto do escritor: Cris Jardim
    Cris Jardim
  • 13 de set.
  • 5 min de leitura

São 47 empresas, entre importadores e vinícolas, algumas das quais inéditas no Brasil, e cerca de 500 rótulos de várias regiões da Itália 

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Importações brasileiras de vinhos italianos crescem quase 10% no primeiro semestre desse ano, atingindo US$ 20 milhões  


A ICE – Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italianas | Departamento para a promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália (ITA - Italian Trade Agency) – realiza hoje (12/9) em Belo Horizonte a última etapa dos roadshows I Love Italian Wines. Os eventos já ocorreram no Rio de Janeiro na segunda-feira (8/9) e em São Paulo na quarta-feira (10/9).

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Em Belo Horizonte, o roadshow será aberto às 14h30 com a presença da cônsul-geral da Itália Nicoletta Gomiero e da diretora da Agência ICE para o Brasil, Milena Del Grosso. Elas vão conhecer as 47 empresas – entre vinícolas italianas e importadores -, que apresentarão cerca de 500 rótulos a profissionais do mercado, compradores e sommeliers.


Os encontros - que têm como objetivo ampliar o conhecimento do consumidor brasileiro sobre o vinho e reforçar a imagem da Itália como referência mundial no setor vitivinícola, fortalecendo sua presença no mercado nacional por meio da introdução de novos rótulos, da apresentação de vinícolas inéditas e da valorização de regiões produtoras do país europeu ainda pouco conhecidas no Brasil – são promovidos pela Agência ICE em parceria com a Milanez & Milaneze – empresa brasileira controlada pela VeronaFiere que organiza a feira Vinitaly, em Verona (Itália), e a Wine South America, em Bento Gonçalves (RS). 

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Empresas participantes


Do Abruzzo vêm vinhos produzidos por Cantina Tollo, Crea Vini e Novaripa. A Calábria é representada pela La Pizzuta del Principe, enquanto os vinhos da Campânia chegam de Le Lune del Vesuvio, Societá Agricola Bellaria, Societa Agricola Nativ e Sorrentino.


Vinhos do Friuli Venezia-Giulia são destaques das empresas Tacoli Asquini, I Feudi di Romans e Valpanera. O Lazio é representado pela Cantina Leonardi, a Lombardia, pela Aziednda Agricola Monzio Campagnoni e a Marche, pela Tenuta Barbarossa.


Seis empresas apresentam vinhos da Toscana: Avignonesi, Castello di Verrazzano, Col d’Orcia, Inserrata, Menicucci Firenze 1689 e Tenuta di Artimino. Já o Piemonte envia vinhos da Azienda Agricola Gozzelino e Cantina all’Insu.


Cantina Sociale di Manduria, Carvinea e Felline trazem vinhos da Puglia, enquanto Valle delle Ferle, da Sicilia.


Algumas empresas possuem estabelecimentos em várias regiões e selecionaram vinhos de cada uma delas. É o caso de Argea (Piemonte e Emilia-Romagna), Gruppo i VInai (Toscana, Puglia e Sicilia), Loacker Wine Estates (Toscana e Alto Adige), Ozzano (Piemonte, Vêneto, Toscanam Puglia e Sicilia) e The Wine Company (Vêneto, Abruzzo e Toscana).


Diversas importadoras atuantes no Brasil também estão presentes e mostram seus respectivos portifólios com vinhos de quase todas as regiões italianas: BWC Wine Cellars, Casa Mediterrânea, Casa Scalecci, Cecconello Vino, Déjà Vino, Europa Distribuidora, ItaliaMais, Italy Import, Italy’s Wine, Qualimais, Sicilianess, Villa Cabianca e Vinifera Import.


Um dos destaques dos roadshows é a curadoria de vinhos realizada pelo Merano Wine Festival, com vinhos premiados, ainda inéditos no Brasil, produzidos por Azienda Agricola Gozzelino, Cantina all’Insù, Cantine Briziarelli, Carvinea, Sorrentino Vini, Tenuta di Artimina e Tenuta Valle delle Ferle.


Exportações


Dados do Ministério brasileiro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços revelam que, no primeiro semestre desse ano, as importações brasileiras de vinhos italianos cresceram 9,2% na comparação com idêntico período do ano passado, totalizando US$ 20,1 milhões. Com isso, o país europeu respondeu por 8,3% das compras brasileiras de vinhos do exterior, ocupando a quinta posição entre os maiores exportadores da bebida, atrás do Chile, com 28,4% do total, Argentina (17,8%), Portugal (14,8%) e França (12,5%). Mas, em quantidade, a Itália é o quarto maior fornecedor de vinhos para o Brasil, com 6,4% do total.


Masterclasses


A programação dos roadshows também incluirá masterclasses para convidados. Em Belo Horizonte, os trabalhos serão conduzidos por Mário Márcio Lescano Júnior, nomeado Italian Wine Ambassador pela Vinitaly International Academy e detentor de diversas certificações avançadas, incluindo o título de Italian Wine Scholar com distinção máxima.


Lescano selecionou doze rótulos de várias regiões da Itália:


  • Pinot Grigio – I Feudi di Romans (Friuli-Venezia Giulia)

  • Falanghina Irpinia DOC – Soc. Agr. Bellaria (Campânia)

  • Savardo Vespaiolo Superiore Breganze DOC 2024 – Cantina Beato Bartolomeo da Breganze (Vêneto)

  • Appassimento Bianco Puglia IGT 2023 – Menicucci Firenze 1689 (Toscana)

  • Atrum Rosso IGT Trevenezie – Valpanera (Friuli-Venezia Giulia)

  • Don Carlo – Antica Cantina Leonardi (Lazio)

  • Rossobastardo – Cesarini Sartori (Umbria)

  • Ràsole Rosso Toscana IGT “Le Forconate” - IWB Italia (Vêneto)

  • Vino Nobile di Montepulciano DOCG – Riello delle Balze (Toscana)

  • Zinfandel Primitivo di Manduria DOP – Felline Società Agricola (Puglia)

  • Priscus Primitivo di Manduria DOC (Puglia)

  • Nero d’Arcole DOC – Bixio Produttori (Vêneto)


No Rio de Janeiro, a masterclass foi conduzida por Paulo Brammer, fundador de uma das principais escolas de formação em vinhos e destilados da América Latina, reconhecido internacionalmente pelo prêmio Future 50 Awards.


Já em São Paulo, o anfitrião foi Jorge Lucki, um dos mais respeitados críticos de vinhos do Brasil, autor de livros como A Experiência do Gosto e membro da Académie Internationale du Vin.


Encerram a agenda dos eventos masterclasses de vinho premiados pelo Merano Wine Festival. Ocorrerão nas três etapas e serão conduzidas por Marcelo Vargas, um dos mais premiados sommeliers e educadores do Brasil, com a colaboração de Karine Souza, Wine Hunter Ambassador do evento.


Vargas selecionou seis rótulos:


- ARTIMINO: Poggilarca DOCG 2021

- SORRENTINO: 5 Viti Bianco DOC 2024

- BRIZIARELLI: Rosso Mattone Riserva DOC

- GOZZELINO: Barbera d’Asti Superiore Ciabot d’la Mandorla 2021

- VALLE DELLE FERLE: Nero d’Avola DOC Sicilia

- CARVINEA: Ottorosé Metodo classico rosato Ottavianello 2020

 

📌 Mais informações: www.italianwines.com.br

 

Sobre a ICE


A ICE – Agência para a Promoção no Exterior e a Internacionalização das Empresas Italianas | Departamento para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália é o órgão do governo italiano responsável por promover o comércio e a internacionalização das empresas do país, em especial as pequenas e médias empresas. Com quase um século de história e uma rede de 85 escritórios ao redor do mundo, a ITA atua na identificação de oportunidades de negócios, apoio à participação em feiras internacionais, atração de investimentos e promoção da marca Made in Italy no exterior. 


Sobre Wine South America


Considerada uma das maiores feiras profissionais de vinhos da América Latina, a Wine South America é realizada anualmente na Serra Gaúcha, maior região produtora de vinhos e espumantes do Brasil. O evento reúne um público altamente qualificado, incluindo produtores, distribuidores, importadoras e profissionais do setor, tanto nacional quanto internacional. Com um foco claro na realização de grandes negócios, a feira abrange toda a cadeia do vinho, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento do setor no Brasil e no exterior.


Sobre a Vinitaly


A Vinitaly é uma das principais feiras internacionais do setor vitivinícola, consolidando-se como um evento de referência global. Realizada anualmente em Verona, Itália, a feira é reconhecida por sua capacidade de reunir as últimas inovações do setor, promovendo uma exposição comercial robusta e referências essenciais para a vinificação mundial. A Vinitaly se tornou um ponto de encontro indispensável para profissionais, produtores e distribuidores de todo o mundo, destacando-se como a principal vitrine para os produtos "Made in Italy", representando a excelência e a qualidade da vitivinicultura italiana.


Fotos: divulgação

 



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