Chipre amplia o mapa da ProWine São Paulo com vinhos de tradição milenar
- Cris Jardim
- 17 de jul.
- 2 min de leitura
Ilha mediterrânea será representada pela Monte Dictis, que leva à feira a lendária Commandaria e outras joias da tradição cipriota

Pela primeira vez, o Chipre marcará presença na ProWine São Paulo. A estreia será viabilizada pela Monte Dictis, importadora referência em vinhos gregos no Brasil, que expande agora seu portfólio para incluir rótulos e destilados cipriotas. A participação representa um marco simbólico para o evento, ao incorporar um dos territórios vinícolas mais antigos do mundo, cuja produção remonta à Antiguidade e carrega uma história de mais de quatro mil anos.
Entre os destaques está a lendária Commandaria, um vinho doce e fortificado com denominação de origem protegida, reconhecido como o mais antigo do mundo ainda produzido de forma contínua. Fortemente ligado à história medieval, era apreciado nas cortes europeias e nas cerimônias dos Cavaleiros Templários. Produzido a partir das uvas locais Xynisteri e Mavro, cultivadas e secas ao sol nas colinas cipriotas, esse vinho representa a tradição milenar do país.
O nome Commandaria remete à Grande Comandância de Chipre, um território estabelecido pelos cavaleiros durante as Cruzadas entre os séculos XI e XIII. Apesar da rica história, durante boa parte do século XX a produção permaneceu restrita a poucos, porém grandes, produtores locais, com pouca visibilidade internacional. Nas últimas décadas, contudo, pequenos produtores familiares têm revitalizado a bebida, trazendo inovação e reforçando o vínculo com a herança agrícola do Chipre — onde algumas oliveiras centenárias ultrapassam 2 mil anos, testemunhas vivas de uma história que antecede até mesmo a fama da denominação de origem.
A chegada do país à feira simboliza não apenas a ampliação do alcance geográfico da ProWine São Paulo, mas também o crescente interesse do mercado brasileiro por produtos com forte identidade cultural e valor histórico. “O consumidor brasileiro está cada vez mais aberto a conhecer novas origens, e Chipre oferece uma experiência sensorial rica, baseada em castas autóctones, métodos ancestrais e uma ligação profunda entre território e tradição”, afirma a diretora da ProWine São Paulo, Malu Sevieri.
A Monte Dictis apresentará os produtos cipriotas ao lado de uma nova seleção de vinhos e destilados gregos, reforçando seu papel como ponte entre o Brasil e o mundo helênico. O estande da importadora contará com degustações técnicas e presença de produtores, que compartilharão com os visitantes as histórias e singularidades por trás de cada garrafa.
Sobre a ProWine São Paulo
A ProWine São Paulo é um spin-off da ProWein de Düsseldorf, na Alemanha. Desde sua estreia, em 2019, tem proporcionado uma experiência única, reunindo os principais players da indústria durante três dias para geração de negócios, lançamentos, networking e compartilhamento de conhecimentos. O evento é uma realização conjunta da Emme Brasil, Inner Group e Messe Düsseldorf. Em 2025, acontecerá de 30 de setembro a 2 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).
Foto: divulgação
Comentários