top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Chega ao Brasil o primeiro lote do Foppa & Ambrosi American Collection Syrah 2021, feito no Napa Valley - Califórnia

Vinho foi elaborado pelos jovens enólogos brasileiros Lucas Foppa e Ricardo Ambrosi



O primeiro vinho americano, do Napa Valley, elaborado por uma vinícola originalmente brasileira chegou ao Brasil. O Foppa & Ambrosi American Collection Syrah 2021 - Napa Valley, elaborado pelos ‘guris’ da Tenuta Foppa & Ambrosi, já está disponível no mercado brasileiro, podendo ser adquirido diretamente na vinícola em Garibaldi, na Serra Gaúcha, e no seu site oficial. O primeiro lote importado, de 900 garrafas, saiu dos Estados Unidos em janeiro com destino ao Aeroporto de Guarulhos, e hoje (14) foi entregue no pátio da empresa, gerando alvoroço entre a jovem equipe.

 

“Nunca, nem no meu melhor sonho, quando estávamos no porão elaborando nossos primeiros vinhos em baldes, imaginei que alcançaria tal façanha. Me sinto tão feliz quanto era feliz o Lucas de 2017, estagiário da Rombauer Vineyards, lavando caixas de uva na Califórnia”, comemora Foppa. “A gente conseguiu. A gente fez história”, complementa.

 

O vinho veio de avião para manter a qualidade no transporte. Esta foi a primeira experiência de importação da Foppa & Ambrosi, que oficializa a conclusão de um processo muito difícil, tanto na elaboração do vinho em Napa Valley, quanto na sua importação para o Brasil. Agora, o foco é vender para visitantes e parceiros especiais, além de oferecer o rótulo para degustações, tornando-o conhecido no país.




 

A caminhada

Lucas Foppa e Ricardo Ambrosi criaram a Tenuta Foppa & Ambrosi em 2017. No mesmo ano, foram estagiar na Califórnia, aprendendo com o mercado americano, em uma jornada que chegava a 15h por dia. A experiência norteou o modelo de negócio no Brasil, que cresceu exponencialmente, passando de 300 garrafas a 80.000 garrafas em 2023. Neste caminho, numa iniciativa histórica, criaram a versão americana da Tenuta Foppa & Ambrosi nos Estados Unidos, com os sócios Alberto Mendoza e Miguel Cará. Constituída em maio de 2021, a vinícola abriu seu portfólio com o American Collection Foppa & Ambrosi Syrah 2021. As 1.800 garrafas foram rotuladas em maio de 2023 e o vinho passou a estar disponível na Califórnia. De lá para cá, eles se debruçaram no processo de importação.

 

A produção foi conduzida sob orientação dos dois jovens enólogos brasileiros. A parte operacional ficou com Mendoza e a parte corporativa com Cará. Agora, Foppa e Ambrosi dividem a rotina entre as safras no Brasil e na Califórnia. Além da filial no Napa Valley, a Tenuta Foppa & Ambrosi também possui uma unidade em São Paulo que serve de base para a distribuição própria e o atendimento aos clientes.

 

Fotos: Divulgação Foppa & Ambrosi

Kommentare


bottom of page