Brasil recebe 480 garrafas do LEON Cabernet Sauvignon, novo ícone da luxuosa Luigi Bosca
- Cris Jardim
- 21 de ago.
- 2 min de leitura
Trazido ao Brasil pela Importadora Decanter, rótulo estará disponível, na América Latina, exclusivamente no Brasil, Uruguai, México e Argentina

Com mais de 120 anos de história e trabalho pioneiro nos terroirs da famosa região argentina de Mendoza, a Luigi Bosca, fundada em 1901 pela família Arizu, anuncia o lançamento do rótulo LEON, em tiragem limitadíssima e disponível, na América Latina, exclusivamente no Uruguai, México, Argentina e Brasil - onde desembarcam apenas 480 garrafas trazidas pela Decanter, importadora da Luigi Bosca no país.
Criado com ambição de se tornar um ícone, LEON é uma homenagem a Leoncio Arizu, primeira geração da família, que inspirou seus descendentes com a certeza de que a Cabernet Sauvignon tinha vocação para prosperar em terras mendocinas.
Foi com essa visão que a partir da década de 1960 ele plantou mudas de Cabernet Sauvignon originárias dos vinhedos mais importantes do mundo e repensou o processo de elaboração de vinhos com esta variedade.
Convencido de que a Argentina poderia ir muito além do Malbec, Alberto Arizu - quarta geração da família - se dedicou ao desenvolvimento do projeto, apoiado na experiência do pai, no potencial dos vinhedos da família e no entusiasmo do enólogo Pablo Cúneo.
"O lançamento deste vinho é muito especial, pois nos faz voltar às origens da vinícola e à visão que nossa família teve ao escrever parte da história da vitivinicultura argentina. História que nos leva a continuar explorando e inovando para produzir vinhos excepcionais como o LEON. Cada Cabernet Sauvignon que elaboramos ao longo da nossa história foi um degrau no caminho que nos levou a este vinho", resume Alberto Arizu.
Para compreender as sutilezas que definem um grande Cabernet Sauvignon, o diretor de enologia da Luigi Bosca, Pablo Cúneo, passou os últimos cinco anos explorando e degustando vinhos emblemáticos de diferentes locais do país para entender o verdadeiro potencial do Cabernet Sauvignon de Mendoza, que nasce em um clima continental, sem influência oceânica.
"Este Cabernet Sauvignon expressa um caráter de continentalidade. Elegante, com taninos equilibrados e grande capacidade de evolução em garrafa, ele é vibrante, de textura macia, final longo e frutado", destaca Cúneo.
O Luigi Bosca LEON Cabernet Sauvignon 2022 é composto por 91% Cabernet Sauvignon e 9% Cabernet Franc cultivadas em vinhedos próprios localizados em Vistalba (Luján de Cuyo) e Gualtallary (Vale do Uco). Inspirado nas tradições de Bordeaux, conta com amadurecimento de 12 meses em foudres e barricas de carvalho francês.
De cor vermelha escura e profunda, apresenta aromas intensos e puros que lembram frutas negras, combinados com notas herbáceas e de especiarias. No paladar revela riqueza de sabores. Seu potencial de guarda é de 15 anos.
A bodega Luigi Bosca é um dos grandes nomes do vinho argentino. Atualmente comandada pela 4ª geração da família, a marca chegou ao posto de uma das 5 principais exportadoras de vinhos de luxo elaborados no país.
Preço: R$ 975,00.
www.decanter.com.br | @decanter_vinhos
Foto: divulgação
Comentários