top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Aurora Reserva Chardonnay atinge 90 pontos e ilustra guia da Vinitaly

Rótulo da safra 2018 da Vinícola Aurora foi classificado na publicação do maior evento de vinhos da Itália entre produtos de todo o mundo. Preço médio é de R$ 45

O Aurora Reserva Chardonnay 2018 ilustra o Guia 5StarWines – The Book, da Vinitaly, atingindo 90 pontos pelos degustadores da publicação do maior evento de vinhos da Itália. A distinção soma-se às mais de 60 medalhas conquistadas pelo rótulo desde a década de 1990, incluindo a menção honrosa na própria Vinitaly, seis premiações no Chardonnay Du Monde, na França, que jubila os melhores vinhos da casta no mundo, além de medalhas em certames como a Vinalies (França) e Decanter World Wine Awards (Inglaterra). Entre os mais recentes, destaque para o grande ouro no Concurso Internacional Bacchus, na Espanha, e o ouro obtido no Vinus, em Medonza, na Argentina, ambos em 2019. Nesta semana, o rótulo foi reconhecido com a medalha de prata no concurso francês Challenge International Du Vin.  


A Aurora é a vinícola mais premiada do Brasil, com cerca de 700 medalhas conquistadas nos principais certames chancelados pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Além da Aurora, apenas duas vinícolas brasileiras tiveram rótulos classificados no guia da Vinitaly deste ano.   

“A histórica safra de 2018 na Serra Gaúcha pode ser comprovada na taça e começa a repercutir pelos principais concursos e publicações especializadas do mundo. Falando especificamente deste vinho, ele está chegando agora para avaliação nos concursos devido ao adiamento de grande parte dos certames em função da pandemia do novo coronavírus”, explica o diretor superintendente da Aurora, Hermínio Ficagna.

Com preço médio de R$ 45, o rótulo pode ser encontrado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, em supermercados, lojas especializadas e delicatéssens, além de estar disponível nas lojas virtuais parceiras, que podem ser conferidas no site vinicolaaurora.com.br.


Com visual límpido, belos tons em amarelo esverdeado, o aroma lembra maçã verde e abacaxi. O sabor amanteigado e com leve toque de baunilha é resultado da fermentação de barricas de carvalho francês, por três meses. Por ter boa estrutura, o Aurora Reserva Chardonnay acompanha muitos pratos, como Chilli, burritos, yakissoba (Massa chinesa), salada grega, bacalhau com vegetais, salmão e risoto de frutos do mar.            

Sobre o 5StarWines - The Book O 5StarWines - The Book é o evento anual de seleção de vinhos organizado pela Vinitaly. Realizado antes da maior feira de vinhos da Itália, o projeto está na quarta edição.

O 5StarWines é uma degustação de três dias que chama a atenção de todas as vinícolas que investem na melhoria de seus produtos. Um júri de profissionais da indústria altamente qualificado prova e classifica os vinhos usando uma escala de pontuação que vai de 1 a 100. Na terceira edição, mais de 3.100 garrafas participaram do processo de seleção, das quais 676 foram selecionadas e, posteriormente, incluídas no 5StarWines – The Book.

A edição 2020 do 5StarWines & Wine Without Walls foi reformulada para se alinhar às novas diretrizes de saúde e segurança estabelecidas para combater a propagação da covid-19. Neste ano, as amostras foram enviadas aos juízes em seus respectivos países. As provas foram realizadas às cegas, por videoconferência. Os críticos pontuaram os vinhos e enviaram suas avaliações de forma remota, sob a supervisão de uma equipe sediada em Verona. Créditos para as fotos: Silvana Gentilini   e Daiane Zat         


bottom of page