top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

A capital do Distrito Federal ganha associação brasileira de sommeliers (ABS)

Nova entidade visa capacitar a mão de obra local e promover eventos na área de vinhos e destilados

No dia 24/09 foi fundada oficialmente a Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF). O processo foi concluído após registro em cartório do resultado da assembleia que elegeu a diretoria da entidade em 11/09, ocasião em que foi aprovado o estatuto social da organização, que tem chancela da ABS nacional. À frente da nova entidade está Sérgio Pires, como presidente, e Cláudia Oliveira, como vice-presidente. Ambos sommeliers profissionais e com vasta experiência na área de Educação em Vinhos, destilados e outras bebidas (ver currículo).

Sérgio Pires - presidente da ABS

PRESIDENTE: SÉRGIO DA SILVA VENANCIO PIRES- sergiosvp@yahoo.com.br Funcionário de carreira do Banco do Brasil por 35 anos. Formado no Curso de Sommelier Profissional pela ABS-Brasília. Profissional do Vinho Brasileiro - IBRAVIN. Colunista sobre vinho e gastronomia em jornais do Distrito Federal e revistas. Professor no curso de Diplomacia da DefesaCDIPLOP, da Escola Superior de Guerra-ESG. Palestrante/articulista/jurado em eventos de vinho. Ministra cursos na área de vinhos, foi professor da ABS-Brasília por vários anos.

Claúdia Oliveira - vice- presidente da ABS

VICE-PRESIDENTE: CLAUDIA OLIVEIRA – clausoli@terra.com.br Formada em Direito e Administração de Empresas. MBA em Marketing -FGV. Atua na advocacia privada há 17 anos. Possui vários cursos de vinhos, chás e destilados, no Brasil e exterior, dentre eles Sommelier de chá, especialista em vinhos de Portugal e em vinhos da França, Enografia italiana e Master of Port. Primeira sommelier do Distrito Federal a cursar o Wset 4-Diploma. É Formada no Curso de Sommelier Profissional pela ABS-Brasília, onde deu aula por 3 anos.


Para a implantação efetiva da entidade foi necessário um trabalho minucioso realizado durante meses.

“Como não havia mais ABS na cidade, pois a ABS Brasília fora descredenciada pela ABS- Brasil, um grupo de ex-professores se uniu para viabilizar uma nova ABS no Distrito Federal”, explica a vice-presidente Cláudia Oliveira.

Para ela, que esteve à frente das negociações junto à ABS nacional para viabilizar a implantação da nova entidade.


“Brasília é um mercado importante para o comércio de vinhos e há grande demanda de profissionais buscando maior profissionalização, além de apaixonados por vinhos querendo conhecer mais sobre a cultura enogastronômica e vitivinícola”.

Na prática, a instituição veio suprir uma lacuna deixada pela antiga ABS Brasília.


” Seria uma grande perda para o Distrito Federal não poder contar com a expertise da ABS para cursos e eventos de vinhos e demais bebidas” ressalta a vice-presidente Cláudia Oliveira.

O presidente eleito da nova associação, Sérgio Pires, sabe que tem uma importante missão pela frente, mas diz estar bastante empolgado com o desafio. Ele revela os planos que pretende desenvolver com o apoio dos sócios fundadores:


“Além dos cursos de vinhos, inclusive o de formação de sommeliers profissionais, vamos oferecer também capacitação focada em outras bebidas e serviços, visando atender a mão de obra local, ou seja, garçons, bartenders etc. Projetos de inclusão para os portadores de deficiências (visual, auditiva ou de locomoção) em nossos cursos e mídias também estão em nossos projetos, além de apoio ao desenvolvimento do setor vitivinícola do terroir do cerrado”.

Sobre a ABS-DF


A Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF) é uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo divulgar a cultura nacional e internacional relativa ao vinho e outras bebidas, tanto em relação ao cultivo, produção, experimentação e avaliação respectiva. Além disso, visa propagar conhecimentos da área por meio de cursos regulares destinados a profissionais e amadores. A nova ABS é uma das 13 entidades seccionais vinculadas à Associação Brasileira de Sommeliers Brasil, que tem sede no Rio de Janeiro é reconhecida internacionalmente por estar vinculada à Association de la Sommellerie Internationale (ASI), com sede em Paris.


Confira a composição completa da entidade:

Presidente – Sérgio da Silva Venâncio Pires

Vice-Presidente – Cláudia Silva Oliveira

Secretário – Jorge Salim Waquim

Diretor Tesoureiro – Rudinei dos Santos

Diretor Executivo Pedagógico– Juan Jose Verdesio Bentancurt

Diretor Executivo e Consultor de Mercados - Cyro Torres Junior

Diretora Executiva de Mídia e Relações Públicas – Etiene Gomes de Carvalho

Diretora Executiva de Eventos – Alessandra Freire de Mendonça

Diretor Executivo – José Valter Teles da Silva

Conselho Fiscal: Adriana de Oliveira Aguiar, Antônio Ricardo Kowalski e Mara Flora Lottici Krahl.

Créditos para o texto:


Diretoria de Mídias e Relações Públicas ABS-DF

(61) 99118 -9585


bottom of page