top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

20º aniversário de Berlin Tasting é celebrado em dezesseis cidades

A degustação, histórica, idealizada por Eduardo Chadwick, colocou os vinhos chilenos de alta qualidade no cenário mundial


Para comemorar os vinte anos da degustação realizada em Berlim, conhecida como Berlin Tasting, acontece em 2024 uma série de eventos com prova dos vinhos chilenos Don Maximiano, Kai, Seña e Viñedo Chadwick, em 16 cidades ao redor do mundo: Berlim, Londres, São Paulo, Rio de Janeiro, Tokio, Seul, Hong Kong, Cantão, Changai, Beijin, Zurique, Toronto, Nova Iorque, Miami e Santiago.

 

No Brasil, os eventos serão comandados por Eduardo Chadwick, que terá como co-host Jorge Lucki, renomado jornalista e crítico de vinhos e participou do Berlin Tasting em 2005 em São Paulo, e de Cecilia Aldaz, reconhecida sommelier, educadora e empresária gastronômica.

 

Serão degustados 12 vinhos de safras excepcionais, cuidadosamente selecionados: Don Maximiano, KAI, Seña e Viñedo Chadwick.



A celebração acontece duas décadas após os vinhos terem sido, degustados às cegas, ao lado de emblemáticos Supertoscanos e Grand Crus franceses e Viñedo Chadwick 2000 e Seña 2001, tiveram a melhor classificação e conquistaram pela primeira vez o reconhecimento mundial no mundo dos vinhos finos.

 

Inspirada no Julgamento de Paris, a prova de vinhos realizada em 1976, comandada pelo especialista em vinhos, o inglês Steven Spurrier , o Berlin Tasting contou com a participação de 36 dos mais experientes críticos de vinhos da Europa. Foram avaliados 16 vinhos entre Don Maximiano, Seña y Viñedo Chadwick, Grand Crus de Bordeaux e Supertoscanos italianos. Os resultados da degustação chocaram o mundo do vinho: nos dois primeiros lugares, Viñedo Chadwick 2000 e Seña 2001. O Seña 2000 empatou com o Château Margaux 2001, ficando em quarto lugar, seguido por Viñedo Chadwick 2001.

 

“O ponto principal é que, antes do Berlin Tasting os vinhos chilenos não eram vistos como vinhos de grande potencial”, disse Steven Spurrier. “Após esta degustação, obtiveram reconhecimento”, contou o falecido crítico.

Este formato de degustação, às cegas, foi repetido por dez anos, de 2004 a 2013, nas principais capitais do mundo, com resultados positivos para os chilenos, classificados entre os três primeiros em 90% das provas e sendo Don Maximiano o vinho que ficou mais vezes em primeiro lugar em outras oportunidades nesta turnê.

 

Pioneirismo

Eduardo Chadwick sempre teve como objetivo mostrar não somente o valor dos seus próprios vinhos, mas o grande potencial do Chile.


O Berlin Tasting convidou o mundo do vinho a um olhar mais amplo para a evolução da produção dos vinhos chilenos.



O Legado Continua

As quatro filhas de Eduardo Chadwick, Magui, Mane, Pepa e Ale, que levam adiante o legado de sua família com graça e entusiasmo, embarcaram numa viagem significativa ao integrar às comemorações do 20º aniversário, que terá o pai, Eduardo, como principal anfitrião.

Em todo o mundo, Eduardo e suas filhas terão a oportunidade de se conectar com amantes do vinho e celebrar duas décadas de conquistas notáveis.

 

Sobre Viñedos Familia Chadwick

Viñedos Familia Chadwick é uma holding familiar composta por quatro vinícolas chilenas: Viñedo Chadwick, Seña, Errázuriz e Arboleda.

 

Viñedos Família Chadwick quer ser a vinícola chilena que lidera as preferências dos consumidores mundiais no segmento de luxo, tornando-se uma referência de qualidade, referência e imagem no mundo do vinho.

Os vinhos Seña e Viñedo Chadwick são distribuídos via La Place de Bordeaux.

No Brasil, os ícones da Errazuriz são importados pela Tanyno.

 

@errazurizwines

@senawinery

@vinedochadwick


Fotos: divulgação

 

bottom of page