• Cris Jardim

Saiba como a goiaba pode auxiliar na saúde dos olhos, da pele e do cérebro

Rica fonte de antioxidantes, vitamina C e magnésio, a fruta é excelente para a saúde e pode, inclusive, ajudar na prevenção de diferentes tipos de câncer. Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, explica os benefícios da goiaba e sugere 4 receitas fáceis com a fruta


Brasília, 21 de fevereiro de 2022 – Versátil, prática e muito saborosa, a goiaba é uma ótima fonte de fibras, o que auxilia na saciedade, na melhora da função intestinal e na redução dos níveis de glicose e de colesterol no sangue. Devido à presença de vitamina C, além de agir no sistema imunológico, ela também é uma importante aliada na proteção da pele e na produção natural de colágeno.


Segundo a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, a grande quantidade de compostos antioxidantes faz da goiaba uma excelente escolha para a prevenção de diversas doenças.“Os carotenóides são antioxidantes muito presentes na fruta, e atuam, principalmente, na proteção da pele e da visão”, conta. Além disso, por ser fonte de magnésio, a goiaba também “ajuda na saúde cardiovascular, na redução do estresse e na melhora da qualidade do sono e do relaxamento, fatores essenciais para saúde do sistema nervoso central e do cérebro”, explica.


Um estudo realizado em 2021 (Guava ( Psidium guajava L.): a glorious plant with cancer preventive and therapeutic potential), mostrou que o consumo regular da goiaba apresenta uma potencial prevenção contra diferentes tipos de câncer. Outro estudo do mesmo ano, apontou efeitos benéficos na proteção contra o câncer de mama. Além disso, “crianças com anemia podem se beneficiar com o consumo da goiaba, pois ela auxilia na absorção do ferro”, diz Renata.


A fruta também é fonte de licopeno, um antioxidante relacionado com a proteção contra doenças crônicas cardiovasculares e câncer de próstata. Em geral, os antioxidantes, principalmente a vitamina C, são muito sensíveis ao calor e à exposição ao oxigênio. Por isso, a nutricionista recomenda o consumo da goiaba in natura.


Que tal aproveitar os benefícios, o sabor e a versatilidade da fruta no dia a dia? Renata Guirau separou 4 deliciosas dicas de receitas para te ajudar. Confira:



Geléia de goiaba


Ingredientes:

500mL de polpa de goiaba batida

Suco de 1 limão

4 colheres de sopa de açúcar


Preparo:

Cozinhe todos os ingredientes em fogo baixo, mexendo sempre, até atingir ponto de geleia.



Smoothie de goiaba


Ingredientes:

1 xícara de polpa de goiaba congelada

100mL de água de coco

2 folhas de hortelã


Preparo:

Bata tudo no liquidificador ou mixer e sirva em seguida.



Ketchup de goiaba


Ingredientes:

1 xícara de chá de molho e tomate

1 xícara de chá de polpa de goiaba batida no mixer

1 cebola pequena ralada

1 colher de café de semente de coentro

½ colher de café de cominho

1 colher de sopa de açúcar

1 colher de chá de sal

1 colher de sopa de azeite


Preparo:

Em uma panela, refogue a cebola ralada com o azeite. Acrescente os demais ingredientes e deixe cozinhar em fogo baixo, até apurar bem.

Se desejar, acerte o sal.



Mousse de goiaba


Ingredientes:

Polpa de 4 goiabas

1 lata de leite condensado

1 caixinha de creme de leite

1 sachê de gelatina sem sabor


Preparo:

Dilua a gelatina conforme instruções da embalagem e bata no liquidificador, junto aos demais ingredientes. Leve para gelar por 2 horas antes de consumir.


Sobre o Oba Hortifrui – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.


A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.


Atualmente, a marca possui mais de 60 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.


Acesse: http://www.obahortifruti.com.br/


Siga o Oba Hortifruti

Site: https://obahortifruti.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/obahortifruti/

Instagram: https://www.instagram.com/obahortifruti/


Fotos: divulgação