top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Primavera: dicas de vinhos para beber nesta estação

Brancos e espumantes são ótimos nos dias quentes, mas nenhum vinho simboliza tanto a Primavera como o rosé


Sim, a estação das flores já deu sinais de que vem com tudo anunciando o início das temporadas de calor intenso, com dias lindos e ensolarados, um convite para programas a céu aberto.


Rosés diversos

Os espumantes e os vinhos brancos são logo associados aos dias mais quentes, e com razão: são leves, têm boa acidez e são servidos gelados. Mas nenhum vinho simboliza tanto a primavera como o rosé. A cor exuberante e o frescor dele, não podem faltar à mesa nesta época do ano, exatamente como na região de Provence, no sul da França, o berço do rosé.


Vinhos rosés
“Os vinhos rosés têm uma grande vantagem: vão bem tanto com saladas, peixes, frutos do mar, massas e outros pratos leves”, indica Frederico Benjamin, sommelier da Porto a Porto em Brasília.
Frederico Benjamin

A importadora, que no ano passado completou 20 anos, conta com mais de 2.000 produtos em seu portifólio e o que não falta são opções de rosés para todos os gostos e bolsos, como o espanhol Numbered Edition elaborado na Rioja com uvas Tempranillo procedentes de três diferentes terroirs. Esse vinho é de uma edição limitada e numerada, por isso cada garrafa tem um rótulo único. Outro espanhol é o 99 Rosas, um delicioso e refrescante orgânico, feito com Garnacha.


Mas se você não abre mão dos brancos, Frederico sugere um Sauvignon Blanc de safra nova, por exemplo ou um branco da uva Chardonnay, mas sem passagem por madeira.


Tintos? Por que não?


Para os mais tradicionais, a dica são dois clássicos da Provence, o Manon Côtes de Provence, um rosé elegante e típico da região banhada pelo mar Mediterrâneo e o Jas des Vignes Provence Rosé IGP, cheio de aromas florais e notas de morango. Tem ainda o Nederburg Rosé, um sul africano com notas de frutas vermelhas, leve e suave, ideal para acompanhar salmão defumado e pratos vegetarianos.


E quem disse que os tintos não combinam com a estação? A regra é simples, se a opção é um tinto, escolha os mais leves e delicados, como os feitos com a uva Pinot Noir. Dá pra arriscar também um Merlot ou um Carménère de baixa graduação alcoólica, sem passagem por madeira e com taninos mais leves.


A dica é procurar vinhos jovens, cuja acidez e frescor possam aparecer com sua máxima evidência, afinal o vinho da estação é para refrescar e dar um chega pra lá no calor, né?


Os vinhos da Porto a Porto podem ser encontrados em empórios,delis, lojas especializadas, mercados e nos melhores restaurantes da cidade.


Fonte: Assessora de Imprensa: Adriana Nasser


bottom of page