top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Pioneira no enoturismo, Vinícola Aurora registra reaquecimento da atividade

Até outubro, mais de 74 mil visitantes estiveram na empresa. Turistas são recebidos em número reduzido, apenas sob agendamento prévio, e com protocolos de saúde e segurança, como medição de temperatura, distanciamento, uso de máscara e álcool gel

Mais de 80% dos brasileiros não realizam viagens a lazer desde abril, enquanto 16,73% já visitaram outras regiões nos últimos meses, é o que aponta a pesquisa “A Jornada dos Viajantes Brasileiros – Insights para o Turismo”, realizada pelo TRVL LAB, em parceria com a ELO. O levantamento mostra que, a partir da reabertura das atividades, 55% já estão avaliando opções de viagens e pesquisando as medidas de segurança e higiene adotadas. Viajar com a família é prioridade para 90% dos entrevistados e o carro deve ser o transporte preferido para 61% deles.


Bento Gonçalves, principal destino enoturístico do Brasil, está retomando de forma gradual e segura as atividades. A Aurora, uma das vinícolas mais visitadas no Brasil e que foi pioneira na atividade na Serra Gaúcha, em 1967, já observa o reaquecimento do turismo em seu roteiro. Desde o dia 1º de agosto, o tour está recebendo, continuamente, visitantes do Sul, Sudeste e Nordeste do país, na unidade matriz (Rua Olavo Bilac, 500 - Cidade Alta), na área central do município.


Até outubro, mais de 74 mil pessoas, 63% a menos que o mesmo período do ano anterior, percorreram o passeio gratuito seguindo todas as medidas de segurança e higiene. Em 2019, o total foi de 202 mil turistas.


“A Aurora sempre recebeu muitos visitantes de outros estados, porém estamos observando uma maior quantidade de pessoas de regiões gaúchas mais próximas, que viajam de carro. Nos últimos meses, já identificamos o retorno dos turistas que vem para o Rio Grande do Sul de avião, especialmente de São Paulo, do Rio Janeiro e também do Nordeste. As pessoas estão sedentas por viagens. Observamos entre os visitantes que existe essa necessidade por entretenimento”, relata a supervisora de Turismo da Vinícola Aurora, Ana Maria De Paris Possamai.


Ainda segundo ela, entre os perfis dos visitantes estão, em sua maioria, casais e famílias com crianças. De agosto a outubro, 30% dos turistas eram gaúchos, outros 30% eram paulistas e cariocas e os demais vieram de outros estados brasileiros. Durante estes meses, o ticket médio do público em compras dentro da vinícola cresceu 20%.


“Acreditamos que isso vem ao encontro do aumento no consumo de vinhos, apontado por pesquisas do setor durante a pandemia”, explica Ana Maria.


Os turistas estão sendo recebidos em número reduzido e mediante agendamento prévio. A Aurora adotou medidas de controle como verificação de temperatura, uso de máscara em tempo integral (podendo ser retirada apenas no momento da degustação) e orientação à higienização das mãos com álcool gel. Ao chegar, o visitante já inicia o tour guiado pela vinícola, evitando aglomeração de pessoas numa eventual espera.


Além disso, no passeio de cerca de 50 minutos é mantida a distância segura entre atendente e público. Na loja, que fica no final do roteiro, o turista é orientado a tocar somente no produto que for comprar. Em virtude da pandemia, atividades extras, como os cursos pagos de harmonização de vinhos e de azeite de oliva, estão suspensos.


“Por sermos uma das poucas vinícolas que atende grupos e, por seguirmos todos cuidados recomendamos pelas autoridades de saúde para recebê-los, acreditamos que este fluxo cresça nos próximos meses, em virtude do Natal Luz de Gramado, que segue até janeiro, e pela vindima, que vai até março e é a segunda principal época do enoturismo na região”, aposta a supervisora de turismo, lembrando que os protocolos saúde e segurança serão mantidos por tempo indeterminado.


A Vinícola Aurora também já está em clima natalino, com a 10ª edição do Natal di Bacco, em alusão ao Deus do Vinho. Até o dia 31 de janeiro, o passeio turístico estará decorado com a magia da festividade cristã. Aliando o encanto da data com a sustentabilidade sempre presente nas ações da empresa, as instalações estão decoradas com materiais reutilizados, como rolhas e garrafas.


Turismo seguro     A rigorosidade nos cuidados concedeu à Vinícola Aurora, ainda no mês de maio – quando foi autorizado a liberação parcial para atendimento –, o selo Ambiente Limpo e Seguro, criado pelo Comitê Pró-Turismo da prefeitura de Bento Gonçalves. A distinção é atribuída aos empreendimentos do setor turístico que atendem às normas de prevenção contra a disseminação do coronavírus. Para recebê-lo, as empresas devem cumprir uma série de requisitos de higiene, de limpeza e observar a segurança dos funcionários e também dos visitantes.


No mês de setembro, o município de Bento Gonçalves conquistou o selo internacional de turismo seguro, o Safe Travel (concedido pelo World Travel & Tourism Council - WTTC), que atesta a segurança de destinos turísticos em relação aos protocolos de enfretamento do coronavírus. A cidade foi a sexta no país a obter o reconhecimento.


Sobre o roteiro turístico da Vinícola Aurora

Diariamente, a Aurora abre as portas da sua unidade principal, em Bento Gonçalves, para uma viagem a tradição da mais premiada vinícola do país. No tour gratuito, os visitantes caminham pelas passagens subterrâneas (túneis que passam abaixo do nível das ruas) interligando os quatro quarteirões das instalações da Aurora. O ''túnel do tempo" liga a ala histórica à parte moderna e o icônico corredor das bandeiras (que representa os países com os quais a empresa manteve ou mantém relações comerciais).


O passeio de cerca de 50 minutos termina na Cave di Bacco, onde os turistas degustam, gratuitamente, vinhos tintos, brancos, espumantes (entre eles alguns dos mais premiados em concursos internacionais), coolers e sucos de uva integrais elaborados pela vinícola. A saída do tour é pela loja que vende todos os mais de 220 itens do portfólio da empresa e outros artigos relacionados, como taças e acessórios.


A tradicional visita guiada está disponível de segunda a sábado, das 8h15min às 17h15min, e no domingo, das 8h30min às 12h, e é necessário agendamento prévio.


SERVIÇO Tour guiado Quando: de segunda a sábado, das 8h15min às 17h15min, e no domingo, das 8h30min às 12h            Valor: entrada franca            Reservas: agendamento prévio pelo telefone (54) 3455.2095, pelo WhatsApp (54) 9.9134.5916 ou através do e-mail turismo@vinicolaaurora.com.br


FOTOS Legenda: Mais de 74 mil turistas do Sul, Sudeste e Nordeste visitaram a Vinícola Aurora em 2020. Crédito: Cassiano Farina    

bottom of page