• Cris Jardim

Conheça os benefícios da cereja e saiba como utilizar a fruta na rotina alimentar, além das festas

Clássica do Natal e Ano Novo, ela ajuda na saúde da pele, melhora o sono e é um poderoso antioxidante; A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, também indica algumas receitas para incluir no cardápio ao longo do ano


Brasília, 13 de dezembro de 2021 – Por se tratar de uma fruta sazonal, que tem períodos específicos de colheita, a cereja costuma aparecer, com mais frequência, nos últimos meses do ano. Muito presente nas ceias de Natal e de Réveillon, a fruta possui baixas calorias, é rica em antioxidantes e uma ótima opção para fazer parte da alimentação de quem busca saúde diariamente.

Pequena e arredondada, ela se destaca por sua intensa cor vermelha e pelo sabor da sua polpa macia e suculenta. Segundo a nutricionista da Rede Oba Hortifruti, Renata Guirau, além de conter cálcio, ferro, fósforo e proteínas, o fruto da cerejeira é muito recomendado para combater os radicais livres e ajudar na digestão.

“Entre as vitaminas da fruta, está a vitamina A, que protege a pele contra os danos do sol e ajuda no reforço da imunidade; as vitaminas C e E, que são fontes de antioxidantes, e possui também ácido clorogênico, que tem ação indireta no auxílio ao controle da glicemia”, explica Renata.

Quando consumida in natura, a cereja tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas, além de conter triptofano, um aminoácido importante para a produção de melatonina, o que ajuda na melhora da qualidade do sono.


A nutricionista conta que a forma ideal de incluir a fruta na rotina alimentar é consumi-la fresca, com casca, retirando apenas a semente, para preservar ao máximo seus nutrientes e aproveitar suas propriedades.

Na hora da compra, é importante observar aspectos essenciais para a melhor escolha. “A cor da cereja deve ser um vermelho vivo. Não descartando os frutos mais escuros, mas, eles podem precisar de consumo mais rápido. É interessante observar a ausência de bolores e de excesso de líquidos envolvendo o fruto”, conclui Renata Guirau.

Para facilitar o consumo durante todo o ano, a nutricionista do Oba Hortifrúti separou quatro sugestões de receitas fáceis e muito saborosas. Confira:


Brownie de Cereja

Ingredientes

½ tablete de manteiga sem sal

1 barra de chocolate amargo

½ xícara de chá de açúcar

2 ovos

1 xícara de farinha de trigo

200g de cereja fresca

Preparo

Pré aqueça o forno a 180ºc.

Forre a fôrma média com papel manteiga.

Derreta a manteiga e o chocolate amargo em banho-maria.

Corte as cerejas ao meio.

Quando a manteiga e o chocolate derreter, adicione o açúcar, misturando bem, com o fogo desligado. Adicione os ovos e a farinha, misturando até incorporar tudo. Em seguida, acrescente as cerejas picadas.

Despeje na fôrma e leve ao forno por cerca de 20 minutos.

Sirva quente ou leve para gelar antes de servir.


Limonada de Cereja

Ingredientes

1 xícara de cerejas sem caroço

Suco de 1 limão siciliano

2xícaras de água

½ xícara de açúcar

Gelo

Preparo

Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida


Cereja em calda caseira

Ingredientes

Suco de 1 limão

5 colheres de sopa de açúcar cristal

2 xícaras de cerejas sem caroço

1 colher de chá de essência de baunilha

1 xícara de chá de água

Preparo

Misture todos os ingredientes, exceto as cerejas. Leve para cozinhar em fogo alto até formar ponto de calda.

Acrescente as cerejas e deixe fervendo por mais 2 minutos.

Desligue e deixe esfriar para, então, levar à geladeira.


Creme de Cereja

Ingredientes

200g de creme de leite fresco

150mL de leite integral

½ xícara de chá de açúcar

1 xícara de chá de cerejas frescas

1 envelope de gelatina sem sabor

Preparo

Prepare a gelatina conforme instruções da embalagem.

Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve para gelar em taças.

Se quiser, decore com cerejas em calda ou com lascas de chocolate.

Sobre o Oba Hortifrui – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.


A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.


Atualmente, a marca possui mais de 60 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.


Acesse: http://www.obahortifruti.com.br/

Siga o Oba Hortifruti

Site: https://obahortifruti.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/obahortifruti/

Instagram: https://www.instagram.com/obahortifruti/

Fotos: divulgação