top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Comidas típicas para provar no Alentejo

Culinária é marcada por ingredientes únicos e produzidos na própria região


A gastronomia do Alentejo é uma das mais autênticas e deliciosas de Portugal. Os pratos alentejanos são conhecidos pela simplicidade e variedade de ingredientes que são produzidos na própria região. Além de se comer muito bem, ainda é possível provar diferentes iguarias em cada destino visitado, preparadas com ingredientes locais e a partir do conhecimento e tradição passados de geração em geração. Veja cinco comidas típicas para provar no Alentejo.


Migas As migas são um prato típico da culinária alentejana, consumido especialmente no inverno por ser altamente calórico. Apesar de variadas versões, o pão caseiro e duro é o ingrediente principal deste prato que pode ser misturado com carne de porco, bacalhau etc. É possível experimentar as migas em praticamente todas as cidades do Alentejo.

Açorda de bacalhau A açorda é um prato típico da região do Alentejo, que pode ser preparado de diversas formas. Sua base pode ser de vegetais, porco, frango, peixes etc. No entanto, a açorda de bacalhau é uma das preferidas e a mais comum de se encontrar nos restaurantes alentejanos. A açorda é similar a uma sopa e a sua receita leva, além do bacalhau, pão rústico e muitos temperos e condimentos, como o poejo e o coentro que adicionam uma camada extra de sabor a esta tradicional iguaria alentejana.

Porco preto Sem dúvida, os alentejanos são especialistas no preparo de uma boa carne de porco. O porco preto do Alentejo é cozido lentamente, tem um sabor bem tenro e textura deliciosa. É uma carne muito saborosa e suculenta e quando harmonizada com um bom vinho tinto alentejano, torna-se uma refeição que você jamais se esquecerá.

Cozido de grão Um prato muito tradicional e completo da culinária portuguesa. No Alentejo, ele é preparado com variados tipos de carne: cordeiro, borrego, porco e os tradicionais “enchidos” da região, além de vegetais e um toque de hortelã, que confere frescor e sabor singular. Em Vila Viçosa, o cozido de grão é tão tradicional que tem uma semana inteira dedicada à iguaria no mês de setembro, durante o festival gastronômico “Vila Viçosa à Mesa”.


Sericaia Este doce português é típico da região do Alentejo e traz em seu sabor a tradicional doçaria conventual, feita com ovos, açúcar e canela, tudo em abundância. A sericaia é assada no forno e servida com ameixas locais. Embora não se saiba ao certo a sua origem, muitos acreditam que ele possa ter vindo da Índia. No entanto, foram as freiras dos conventos de Elvas e Vila Viçosa que aperfeiçoaram a técnica e transformaram o doce em uma verdadeira iguaria alentejana.


Sobre o Alentejo Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de quatro títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é cofinanciada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br.


Fotos: divulgação


Comments


bottom of page