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  • Foto do escritorCris Jardim

Chardonnay Rosé de vinícola criada por meio de vaquinha conquista medalha de ouro na Europa

Bodega Três Amigos nasceu em 2020 e contou com financiamento coletivo para elaborar os primeiros rótulos


Elaborar um Chardonnay que subvertesse os padrões era um desejo antigo do enólogo Alexandre Chaves. A ideia acaba de se tornar realidade com o lançamento do novo rótulo da Bodega Três Amigos, um Chardonnay Rosé da safra 2022 que surpreende quem o degusta. "É, sem dúvida, um vinho disruptivo. Ninguém espera um Chardonnay de tom salmão", resume. O produto chega ao mercado na esteira da medalha de ouro recém conquistada no Virtus International Awards 2023, em Lisboa, cujos vencedores foram revelados há pouco mais de uma semana. A Bodega Três Amigos foi criada em 2020 por meio de um financiamento coletivo que viabilizou a elaboração dos primeiros rótulos.


Para chegar à tonalidade salmão com reflexos acobreados, Chaves elaborou um vinho branco com uvas produzidas em Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste gaúcho. Em seguida, transferiu o líquido para barricas de carvalho nas quais havia maturado o Corte Brasileiro, blend composto pelas variedades tintas Touriga Nacional, Merlot e Ancellotta. “Assumimos o risco, mas é essa ousadia que nos move”, reflete o enólogo, ao lado dos parceiros no projeto, Andrei Dalla Vecchia e Mouses Marcolin Fontoura.


Após seis meses de maturação, o resultado é um rosé que, no nariz, entrega notas florais, pêra, baunilha, cravo, chocolate branco, especiarias e caramelo. Em boca, apresenta complexidade, com acidez mineral refrescante, corpo médio + e untuosidade, além de notas amanteigadas, uma fina camada de taninos e final de boca longo e persistente. No total, foram elaboradas 900 garrafas.


A arte do rótulo traz elementos tropicais, com elementos gráficos que remetem à fauna e à flora brasileira.

Bodega Três Amigos Chardonnay Rosé

Novo lote do Corte Brasileiro

No fim de abril, a Bodega Três Amigos lança um novo lote do Corte Brasileiro, agora na versão sem barrica. O proposta é oferecer ao consumidor a experiência de degustar as duas opções do produto - um corte de Touriga Nacional, Merlot e Ancellotta - e comparar os efeitos da influência da madeira nas características do produto. O rótulo estará disponível no e-commerce da vinícola (R$ 282).

Fotos em anexo

Crédito: Augusto Tomasi, Vagão Filmes, divulgação

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