Brazilian Fest Brasília 2025: cultura que gera riqueza
- Cris Jardim
- há 26 minutos
- 2 min de leitura
Com patrocínio do GDF e empresas locais, o festival deve gerar cerca de dois mil empregos diretos e indiretos e movimentar a economia criativa do DF

Com expectativa de receber mais de 400 mil pessoas em quatro dias, o Brazilian Fest Brasília 2025 se consolida como o maior festival musical gratuito do país — e também como um potente motor da economia criativa. Realizado com entrada franca e acesso mediante convites gratuitos, o evento conta com patrocínio do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Turismo e de empresas locais que reconhecem a importância da cultura como vetor de desenvolvimento econômico e social.
A estimativa dos organizadores é que o festival gere cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos, entre montagem de palco e estrutura, serviços técnicos, produção de shows, operação de bares e restaurantes e apoio logístico.
Inspirado por modelos bem-sucedidos como o Carnaval do DF — que, segundo a CNC, movimentou R\$ 320 milhões na economia local em 2025 com R\$ 8,5 milhões investidos —, o Brasília Fest segue a mesma lógica: cada real investido em cultura retorna à sociedade em forma de renda, oportunidade e pertencimento. No caso do Carnaval, o retorno foi de R\$ 37,65 por real aplicado.
“O impacto não é só no palco. Eventos gratuitos movimentam a cidade inteira, da economia formal ao ambulante, do técnico de som à diarista que consegue trabalho no hotel lotado. Cultura também é redistribuição de renda”, afirma Marcelo Brandi, idealizador do festival.
A operação do Brasília Fest envolve uma extensa rede de parceiros locais, que compartilham a proposta de transformar a capital em referência para eventos culturais de grande escala, com acesso democrático e estrutura premium.
Segundo Gilberto Junior, CEO da Incode e responsável pela estratégia de marketing e captação de patrocínio do projeto, o diferencial está no engajamento genuíno com o público: “Quando uma marca se associa a uma experiência inesquecível como essa, ela ativa mais do que mídia — ativa memória afetiva, ativa pertencimento”.
Durante os quatro dias de festa, o público também será convidado a levar 1 kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas ao Instituto Éden, organização que há mais de 20 anos atua em projetos de acolhimento e transformação social no Distrito Federal.
O Brazilian Fest Brasília 2025 espera reunir mais de 400 mil pessoas em quatro noites de shows gratuitos. A programação inclui Solange Almeida, Pablo do Arrocha e Zezé Di Camargo (29/05), Marília Tavares, Murilo Huff e Manu Bahitdão (30/05), Traia Véia e Raça Negra (31/05) e Claudia Leitte e É o Tchan (01/06).
ServiçoEvento:
Brazilian Fest Brasília
Data: De 29 de maio a 1º de junho de 2025
Local: Esplanada dos Ministérios, Brasília – DF
Entrada: Franca
Site: brazilianfestof.com.br
Instagram: @brazilianfestoficial
Sobre o Brazilian Fest Show
O Brazilian Fest Show é referência nacional na produção de festivais com entrada franca. Com entrega de padrão internacional, curadoria musical diversa e ações sociais, seus projetos transformam o consumo de cultura no Brasil, promovendo inclusão, pertencimento e desenvolvimento local.
Crédito: Pilar Casagrande/Agência MiThi