Brasília no mapa do vinho nacional: a feira que encheu taças e corações
- Cris Jardim
- 23 de jun.
- 2 min de leitura
Entre os dias 19 e 21 de junho, o Parque Tecnológico Ivaldo Cenci PAD –DF, foi palco da Expovitis Brasil 2025,

Já considerada a maior feira de vinhos nacionais do país. Mais de 100 vinícolas marcaram presença, com o objetivo de incentivar a viticultura e tornar a capital do Planalto Central em um terroir de alta qualidade. Mas o que se viu por lá foi bem além de garrafas e rótulos: foi uma experiência completa, cheia de personalidade, equilíbrio e histórias contadas em goles.
A feira foi dividida em seis pavilhões e passar por eles parecia um roteiro de enoturismo nas capitais do Brasil. A cada estande, uma descoberta, a cada taça uma nova experiencia sensorial inesquecível. Nesses três dias a Expovitis fez uma celebração da identidade nacional engarrafada, reunindo histórias, sabores e aromas que fortalecem a presença dos vinhos brasileiros no cenário da viticultura.
Além das degustações e harmonizações a programação incluiu palestras, exposições sobre tecnologia no campo e shows no fim da tarde, porque bons vinhos merecem uma trilha sonora.

Com mais de 500 rótulos o destaque vai para a Bodega Três Amigos de Bento Gonçalves - RS do perfil no instagram bodegatresamigos. Verdadeiros alquimistas, eles desenvolveram um vinho Chardonnay que passou 6 meses em barrica onde já tinha passado outro rótulo tinto e simplesmente ficou sensacional, o Chardonnay Rosé 2023 é premiado e exclusivo, foram produzidas apenas 900 garrafas enumeradas. De textura cremosa e envolvente, acidez equilibrada e final de boca persistente.
Brasília, em clima de inverno e céu aberto, acolheu essa celebração de braços abertos. E saiu dela o título merecido: o novo ponto de encontro do vinho brasileiro. Até 2026!
Matéria escrita por Rita Brandão.
Créditos: divulgação
Comentários