• Cris Jardim

Aproveite o inverno: conheça 4 excelentes vantagens de consumir sopas e caldos

Protagonistas durante a estação, os pratos garantem praticidade, sabor e diversas propriedades como fibras, antioxidantes, minerais e vitaminas. A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, traz dicas de deliciosas receitas e conta como as preparações auxiliam gestantes, crianças e idosos


Brasília, 28 de junho de 2022 – Com a chegada do inverno, não há quem resista aos deliciosos caldos e sopas. E não é para menos: além de serem ótimos para esquentar o corpo e trazer uma sensação de conforto, eles oferecem facilidade ao dia a dia, diversidade nas preparações e muitos benefícios para a saúde.

De acordo com a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, esses pratos são excelentes opções de refeições, principalmente para os dias frios, onde muitas pessoas costumam ter mais dificuldade em consumir saladas, por exemplo. “Os caldos e sopas mantêm a quantidade de fitoquímicos – substâncias que dão cor aos alimentos e possuem propriedades antioxidantes -, fibras, vitaminas e minerais presentes nos vegetais utilizados”, conta.

Outra vantagem que proporcionam é a maior praticidade na rotina, já que podem ser congelados e preservam muito bem o sabor. A combinação perfeita para planejar a alimentação durante a semana.

Segundo Renata, outro ponto importante é o fato das sopas ajudarem a repor líquidos, já que possuem maior concentração de água. “Nessa época do ano, estratégias para manter a hidratação são ainda mais necessárias, já que, comumente, há uma diminuição na ingestão de água”, explica.

Por conterem diferentes tipos de alimentos na preparação, os caldos e sopas apresentam diversas propriedades benéficas à saúde. Os tubérculos, por exemplo, como mandioca, mandioquinha e batata, são boas fontes de energia vinda dos carboidratos. Eles também fornecem potássio, que atua na saúde muscular e cardiovascular, e vitaminas do complexo B, que auxiliam no metabolismo energético.

Os vegetais verde-escuros, como brócolis, couve e espinafre, são ricos em fibras, que ajudam no intestino e na saciedade, e em ferro, que previne anemias.

As carnes, também muito utilizadas nos preparos, garantem o aporte de proteínas, que atuam em todos os órgãos, na construção de tecidos e células. Além disso, contém ferro e zinco - que auxilia o sistema imunológico e tem ação antioxidante.

Para quem gosta de incrementar as receitas com diferentes cortes, a nutricionista ressalta sobre o cuidado para não exagerar no uso de produtos embutidos, como linguiças e bacon, pois “têm uma elevada quantidade de sódio e aditivos químicos adicionados em seus processos de produção”, diz.

Já os legumes, como cenoura e abóbora, são excelentes fontes de antioxidantes, como os carotenóides, que agem na saúde cardiovascular e previnem o envelhecimento precoce das células.

E os benefícios não param por aí! Pensando nas diferentes fases da vida, Renata trouxe as principais formas de como esses pratos auxiliam as gestantes, as crianças e os idosos.

Para gestantes: contribuem para o alcance nutricional necessário, com qualidade e com boa digestibilidade - que, em vários casos, acaba sendo prejudicada durante a gestação.

Para crianças: são uma boa forma de apresentar os vegetais e melhorar a aceitação, inclusive dos pequenos com dificuldades alimentares. O ideal é não fazer apenas sopas batidas, mas também oferecer em pedaços, para que a criança possa reconhecer os ingredientes presentes.

Para idosos: podem ser uma ótima maneira de ajudar na mastigação e na boa digestão, duas situações que, naturalmente, apresentam mais dificuldade nessa fase.

Para finalizar, a especialista recomenda que, no momento de compra, “é mais saudável optar por sopas e caldos frescos ou preparados com ingredientes in natura e congelados, já que as versões prontas, desidratadas, perdem bastante as propriedades nutricionais.”

Aproveite o clima e leve mais aconchego, praticidade e saúde à sua mesa. Confira as receitas irresistíveis que Renata Guirau separou e não deixe de experimentar. Ou, se preferir, conheça as deliciosas opções de caldos e sopas disponíveis nas unidades do Oba Hortifruti.



Sopa de abóbora com espinafre

Ingredientes:

4 xícaras de abóbora moranga cortada em cubos

2 xícaras de iscas de carne

2 xícaras de espinafre picado

¼ de xícara de cebola em fatias

½ xícara de cheiro-verde fresco picado

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela, cubra a abóbora cortada em cubos com água, adicione as fatias de

cebola, tempere com sal e pimenta a gosto e cozinhe até a abóbora ficar macia.

Escoe a água e bata em um processador ou liquidificador até virar um purê. Reserve.

Em uma panela, refogue as iscas de carne junto ao espinafre e o cheiro-verde, e acerte a quantidade de sal conforme sua preferência. Acrescente o purê e misture delicadamente. Sirva em seguida.



Sopa de frango com legumes

Ingredientes:

1 peito de frango cortado em cubos

5 folhas de louro

½ xícara de couve-flor picada

½ xícara de brócolis picado

1 cenoura picada

1 cebola picada

2 colheres de sopa de azeite

1 colher de café de açafrão ralado

Sal e salsinha picada a gosto

Modo de preparo:

Adicione todos os ingredientes na panela de pressão, exceto o brócolis e a couve-flor, e misture delicadamente. Cubra com água e deixe cozinhar na pressão por cerca de 20 minutos. Após esse período, adicione o brócolis e a couve-flor, e cozinhe na pressão por mais 10 minutos. Sirva em seguida.


Sopa de abobrinha com frango

Ingredientes:

2 abobrinhas picadas

2 colheres de sopa de requeijão

1 colher de sopa de creme de leite

50 gramas de queijo parmesão ralado

½ peito de frango cozido e desfiado

2 dentes de alho

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque as abobrinhas, cubra com água e cozinhe até ficarem macias. Escoe a água, tempere com o sal e a pimenta do reino e bata no liquidificador ou processador até obter um purê. Coloque em uma panela, adicione o frango desfiado, o queijo parmesão ralado, o requeijão e o creme de leite. Misture delicadamente, deixe cozinhar por cerca de 5 minutos e sirva em seguida.


Creme de tomate

Ingredientes:

800g de tomate pelado

1 cenoura picada em rodelas

1 cebola picada

1 colher de sopa de manteiga

2 dentes de alho

50g de queijo parmesão ralado

Sal e temperos desidratados a gosto

Modo de preparo:

Refogue a cebola na manteiga, acrescente o alho e a cenoura cortada em rodelas e cozinhe por alguns minutos, mexendo sempre. Em seguida, adicione os tomates, as duas xícaras de água e os temperos a gosto. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, desligue, espere esfriar e em seguida bata no liquidificador. Volte a mistura para a panela, acerte o sal e sirva com o queijo parmesão ralado em cima.

Sobre o Oba Hortifruti – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.


A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.


Atualmente, a marca possui mais de 60 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.


Acesse: http://www.obahortifruti.com.br/


Siga o Oba Hortifruti

Site: https://obahortifruti.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/obahortifruti/

Instagram: https://www.instagram.com/obahortifruti/


Fotos: divulgação