top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Amostras viajam pelo Brasil

ABE reúne quase 30 profissionais do setor vitivinícola para até 25 de agosto coletar os 516 vinhos de 74 vinícolas em sete estados brasileiros, além do Distrito Federal

Tem amostra que vai percorrer 3.347 km para chegar em Bento Gonçalves, onde acontece a Avaliação Nacional de Vinhos. De carro ou de avião, as 516 amostras de 74 vinícolas da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal, estão sendo coletadas desde o dia 10 de agosto. Para isso, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) montou um seleto grupo de 27 profissionais da cadeia produtiva da uva e do vinho, especialmente enólogos, que estão percorrendo diferentes itinerários para coletar diretamente dos tanques de aço inox ou de barricas de carvalho todos os vinhos inscritos da Safra 2023, numa edição que é a maior representação de terroirs brasileiros da história do evento. Ao todo serão 13 dias de trabalho até 25 de agosto. Após, durante o mês de setembro, um corpo técnico com mais de 90 enólogos degustará as amostras às cegas. O resultado da representatividade da safra será apresentado ao público no dia 4 de novembro em evento híbrido.

A coleta é sistemática, segue um padrão único em todas as vinícolas, com rígido controle em todo o processo. São coletadas quatro garrafas de cada amostra, preferencialmente bordalesas na cor verde (750 ml), sem rótulo, que são identificadas apenas por um código correspondente ao número da Ficha de Inscrição. Todo procedimento é acompanhado por um funcionário da vinícola. As garrafas são colocadas em uma caixa de papelão fornecida pela ABE.

A rota da coleta compreende diversas regiões produtoras do país como: Vale do São Francisco e Chapada Diamantina (BA), Norte e Sul de Minas (MG), Leste de São Paulo (SP), Planalto Catarinense (SC), e no RS a Serra Gaúcha, Campanha Gaúcha, Serra do Sudeste e Campos de Cima da Serra, além do Distrito Federal.

Para o grande momento do vinho brasileiro, no dia 4 de novembro, serão disponibilizados 750 ingressos para o público apreciador conferir de perto a representatividade da safra, além da venda de 450 kits para os que preferirem acompanhar de casa, assistindo pelo canal da ABE no Youtube. A venda dos ingressos e dos kits ao público apreciador abre dia 29 de agosto através do site https://www.enologia.org.br/avaliacao-nacional-de-vinhos/inscricao-publico/. Quem nunca participou da Avaliação pode acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=oOQdDz-UVsA e assistir a edição anterior.

Fotos: Jeferson Soldi

Comments


bottom of page