top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

5 paisagens marcantes do Alentejo

Destino português possui cenários naturais belíssimos e de tirar o fôlego até dos viajantes mais exigentes



O Alentejo, maior e mais autêntica região de Portugal, possui paisagens incríveis e encantadoras. Planícies intermináveis, campos floridos, florestas, castelos imponentes, monumentos históricos, e tantas outras paisagens que fica até difícil listar tudo. Algumas delas estão entre as mais bonitas não só da região, mas de Portugal. Confira abaixo cinco das paisagens mais bonitas e marcantes do Alentejo.

Montado O montado é uma das paisagens mais icônicas e idílicas do Alentejo, e faz parte da identidade, das tradições, dos costumes e da economia local. O montado é um ecossistema florestal de castanheiros, azinheiras, carvalhos ou sobreiros - árvore da qual se extrai a cortiça -, alinhado em planícies onduladas ou em pequenas serras. Estas paisagens, criadas há pouco mais de 150 anos, foram planejadas estrategicamente pelo homem para proteger o sobro, responsável pela produção de cortiça de Portugal, considerado maior produtor de cortiça do mundo.


Vale do Guadiana Com cerca de 70 mil hectares, o Parque Natural do Vale do Guadiana fica no sudeste do Alentejo, entre as vilas de Mértola e Serpa, quase na fronteira com a Espanha. O local é um importante corredor de aves migratórias e habitat para grandes aves de rapina. O parque reúne paisagens magníficas, flora exuberante e fauna que inclui animais majestosos, como o lince-ibérico, o grifo e a águia-real. É perfeito para curtir um dia ao ar livre em meio à natureza. No centro do parque está Mértola, que conta com diversas atrações para amantes de história e cultura e é um ótimo ponto de partida para explorar as belezas naturais do Vale do Guadiana.



Estuário do Sado Este estuário, próximo de Alcácer do Sal, é uma região úmida e muito fértil, possui paisagem marcada pelos arrozais e pelas mais de 200 espécies de aves que procuram o Estuário do Sado para sua nidificação. Além disso, no Rio Sado reside uma importante colônia de roazes-corvineiros (uma espécie de golfinho). Este é um dos poucos lugares do mundo onde a espécie vive em um habitat de água doce. A área é uma reserva natural e uma área de proteção especial para muitos animais, perfeito para os viajantes se conectarem com a natureza no seu estado mais autêntico.


Alqueva O Alqueva é um dos maiores lagos artificiais da Europa. Construído sobre o Rio Guadiana, o lago possui 250 quilômetros quadrados e é ideal para passar dias descontraídos, tanto para relaxar quanto para aproveitar muitos pontos de interesse que existem no entorno, como os castelos de Juromenha, Alandroal, Terena, Monsaraz e Portel. Além disso, o lago possui ótimas condições para atividades ao ar livre e para a prática de esportes náuticos. Em vários pontos às margens do Alqueva, é possível aproveitar praias de água doce, como as praias de Mourão, Monsaraz, Cheles e Tapada Grande, por exemplo. À noite, o local é perfeito para a observação do céu estrelado, seja com equipamentos especializados ou a olho nu, já que a região do Alqueva é uma Starlight Destination, área protegida de poluição luminosa e atmosférica.


Serra de São Mamede Esta área verdejante e protegida é muito diferente das paisagens planas da região. O local se destaca pelo seu cume de 1.025 metros de altitude, ponto mais elevado ao sul do Tejo e um excelente mirante para apreciar toda a beleza e diversidade das paisagens do seu entorno. O Parque Natural da Serra de São Mamede abriga uma floresta de carvalhos, oliveiras e mais de 800 espécies de plantas que partilham o seu habitat com répteis e aves. A melhor forma de conhecer toda sua riqueza é caminhando ou pedalando. A vila murada de Marvão, situada no topo de uma montanha íngreme, oferece uma visão de aves de rapina voando no céu. Sobre o Alentejo Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de quatro títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é cofinanciada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br.


Fotos: divulgação

Comentarios


bottom of page