• Cris Jardim

15 livros deliciosos sobre vinhos

Preparamos uma lista de livros que retrata o universo do vinho e quem ama essa bebida milenar deveria ler o quanto antes.


Não faltam cursos e livros que trazem diversas informações para quem quer conhecer a história, cultivo da videira, produção, vinificação dos vinhos e muito mais.


De fato, para apurar os seus sentidos e melhorar as suas técnicas de degustação é preciso consumir vinhos. Mas também pode-se entender bastante do mundo dos vinhos estudando e pesquisando.

“Para apreciar um vinho não é necessário devorar uma enciclopédia, mas é preciso prestar atenção. E praticar.” Hugh Johnson, crítico inglês e autor do Atlas Mundial do Vinho.

Existem alguns livros especializados que podem tornar essa experiência mais agradável para conhecimento desse mundo maravilhoso que é o do VINHO. Volta e meia eu escuto pessoas me perguntando: “Adoro vinho, mas não conheço muito. Onde eu posso aprender mais sobre vinhos?”


Pensando nisso, reunimos 15 sugestões de leitura que, a partir de hoje, serão sua companhia diária. Leia mais e descubra por si mesmo!


1. LAROUSSE DO VINHO

Autor: Marc, Charlotte Castilho, Ricardo

Um clássico da enciclopédia gastronômica da bebida, indicado para quem está começando e quer ampliar sus conhecimentos sobre como selecionar e degustar os melhores vinhos do mundo.



2. EXPERT EM VINHOS EM 24 HORAS

Autor: Jancis Robinson

Um livro perfeito para quem quer aprender informações básicas sobre vinhos, em pouco tempo e de forma lúdica.

3. ATLAS MUNDIAL DO VINHO

Autor Hugh Johnson, Jancis Robinson

O Atlas mundial do vinho se tornou um livro de referência por apresentar um panorama completo sobre os territórios de cultivo, características das uvas e métodos de produção da bebida ao redor do mundo.



4. COMO DEGUSTAR VINHOS

Autor: Jancis Robinson

Intercala teoria em prática nessa obra didática que nos ensina como degustar um vinho. Cada capítulo traz uma lição: como explorar o nosso paladar, como identificar os sabores dos vinhos, as diferentes uvas, entre outros. Além de explicação de verbetes e sugestões de rótulos para acompanhar cada exercício prático.



5. VINHO E COMIDA

Autor: Joanna Simon

No livro indicado pela chef Rita Lobo, Joanna Simon narra a história do vinho de uma forma inusitada: contando como a bebida e a culinária evoluíram ao longo dos tempos, lado a lado. Para isso, a autora passa pelos pratos clássicos da gastronomia, mostrando as melhores combinações entre vinho e comida.



6. O JULGAMENTO DE PARIS

Autor: George Taber, Scribner

Já vi o filme, mas o livro é bem melhor. A narrativa de George Taber sobre a história de uma degustação às cegas que revolucionou a história do vinho, quando, pela primeira vez, os especialistas concluíram que os vinhos californianos provados eram superiores aos vinhos franceses de Bordeaux e de Borgonha.




7. 1001 VINHOS PARA BEBER ANTES DE MORRER

Autores: Neil Beckett, Hugh Johnson

Uma coletânea de 1001 resenhas de vinhos de todas as regiões do mundo para você escolher suas próximas garrafas. Traz ainda informações sobre história, vinícolas, produtores e uvas, ajudando você a entender o rótulos que vai degustar


8. A VIÜVA CLICQUOT

Autores: Tilar J. Mazzeo, Editora Rocco

Relata a história de um império de Champagne e da mulher que o construiu. A viúva foi uma pioneira, com pensamento e atitude muito à frente de seu tempo, sobressaindo-se em uma época em que apenas os homens cuidavam dos negócios. Ao retratá-la, a obra acaba também por contar boa parte da história dos vinhos de Champagne, pois Nicole e sua marca sempre foram personagens centrais.



9. ENCICLOPÉDIA DO VINHO

Autor: Hugh Johnson

Publicado pelo Senac, um livro denso e cheio de informações para quem quer se aprofundar um pouco mais no conhecimento sobre o vinho.




10.WINE FOLLY

Autor: Madeline Pucket

A autora popularizou em todo o mundo o uso de infográficos para ensinar sobre vinho, técnica que o Vem da Uva explora muito. Um livro muito visual, com conteúdo fácil e objetivo. Por meio de imagens e infográficos, a obra consegue abranger os mais variados assuntos do tem (degustação, guarda, tipos de vinho, regiões vinícolas e harmonização).



11. VINHOS QUE CABEM NO SEU BOLSO

Autor:Luiz Horta

O autor oferece ao leitor uma lista com aproximadamente 100 rótulos com preço acessível, fáceis de achar e ideias para as mais diversas ocasiões.



12. VINHO E GUERRA

Autor: Petie Kladstrup

Vinho e Guerra conta a história de vinicultores franceses durante a Segunda Guerra Mundial, quando seu país foi ocupado pela Alemanha Nazista por quase quatro anos. Com relatos emocionantes, acompanhamos várias famílias vinicultoras de diferentes regiões da França contando como conseguiram sobreviver durante um dos períodos mais dramáticos de história do seu país.



13. OS SEGREDOS DO VINHO PARA INICIANTES E INICIADOS

Autor: José Osvaldo Albano do Amarante

Este é o mais completo livro sobre vinhos já escrito no Brasil. Além de fornecer ao leitor todas as dicas para que ele compre, armazene e consuma seus vinhos de forma correta, harmonizando-os com todos os tipos de comida.


14. CURSO ESSENCIAL DE VINHOS

Autor David Williams

Esta obra oferece orientações para quem busca conhecer o universo do vinho em todos os seus detalhes. Explica como apreciar a bebida e identificar sua diversidade de aromas e sabores e aponta as diferenças entre as variedades de uva e os tipos de vinho. Apresenta vinícolas de diversos países, com notas de degustação de seus principais rótulos, e revela como é o processo de produção. Indica ainda como harmonizar vinho com comida e dá sugestões para ajudar na melhor escolha.



15. Guia de Viagens, Vinhos, História - Volume 1

Autor: Milton Mira de Assumpção Filho

Este é um guia de viagens para regiões vinícolas de várias partes do mundo, incluindo dicas e informações para os amantes do vinho. Como escolher e programar sua viagem. Como programar e fazer reservas para visitar às vinícolas. Identificação do terroir de cada região, as castas das uvas, e os principais vinhos. Inclui histórias, lendas e outras atrações especiais.”


Preparem-se!!! Conhecer mais sobre vinhos é estudar diversas ciências. A lista que sugerimos, contempla desde noções básicas sobre vinhos, como para quem deseja aperfeiçoar o conhecimento ou simplesmente presentear alguém importante.


Boa leitura e sempre é melhor com uma taça de vinho!