top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

ViniPortugal traz Dirceu Vianna Junior Mw, o primeiro Master of Wine da América do Sul

A ViniPortugal mais um ano marcará presença na Prowine e este ano traz um convite especial: no dia 04 de outubro, às 15h30, os participantes da feira terão a oportunidade única de participar de uma palestra fascinante com Dirceu Vianna Junior Mw.

Dirceu Vianna Junior Mw é uma autoridade no mundo dos vinhos e compartilhará seus conhecimentos e insights, prometendo ser uma experiência inesquecível para os apaixonados por vinho.


Mas as surpresas não param por aí! Além da palestra, os participantes também terão a chance de desfrutar de uma degustação exclusiva. Serão apresentados 28 vinhos premiados no Concurso Vinhos de Portugal 2023. Uma oportunidade imperdível para explorar algumas das melhores e mais premiadas criações vinícolas de Portugal.


O Concurso de Vinhos de Portugal, celebrando a excelência dos vinhos do país há uma década, concedeu um total de 423 medalhas este ano. Dentre elas, 35 foram de Grande Ouro, 101 de Ouro e 280 de Prata. A região vitivinícola mais premiada com medalhas de Grande Ouro foi o Douro, com 17 conquistas, seguida pelo Dão com 5 e o Alentejo com 4. Os prêmios de destaque foram distribuídos por várias regiões, incluindo Vinhos Verdes, Península de Setúbal, Tejo, Trás-os-Montes e Madeira.


O grande destaque da noite foi o vinho Quinta Nova Vinha Centenária 2019, da região do Douro, que foi nomeado Melhor Vinho do Ano e também levou para casa o prêmio de Melhor Tinto de Lote 2023. O Melhor Branco de Lote foi para o vinho Quinta da Rede Grande Reserva 2019. Outros prêmios notáveis incluem a Quinta do Crasto Touriga Franca 2018 como melhor Tinto Varietal, o Villa Oliveira Encruzado 2020 como melhor Branco Varietal, o Henriques&Henriques Sercial 2001 como Melhor Vinho Licoroso e a Casa de Santar Vinha dos Amores Espumante Touriga Nacional 2016 como Melhor Espumante.


Para avaliar os 1385 vinhos participantes do concurso, um júri composto por mais de 139 especialistas nacionais e internacionais reuniu-se, trazendo sua experiência e paixão pelo vinho. O Grande Júri contou com a presença notável de Dirceu Vianna Júnior, o primeiro Master of Wine da América do Sul, além de contar com James Tidwell, Master Sommelier, Wine educator e fundador da Conferência TEXSOM nos Estados Unidos, Anselmo Mendes, renomado enólogo português denominado de Sr.Alvarinho, Cathy Van Zyl, a primeira Master of Wine no continente africano, Bento Amaral, professor universitário e especialista em vinhos, e Luís Lopes, jornalista e crítico de vinhos.


O concurso foi um grande sucesso e uma oportunidade excepcional para promover os vinhos portugueses através de uma experiência incrível para todos os envolvidos.


A boa notícia é que os visitantes da Prowine, poderão vivenciar a experiência do Concurso de Vinhos de Portugal com a palestra conduzida por Dirceu Vianna Júnior, um dos jurados do renomado Concurso. Nela os participantes terão a chance de conhecer de perto os vinhos premiados das empresas Quinta da Pacheca, Ribafreixo Wines, Churchill's, Parras Wines, Quinta dos Avidagos, Santos & Seixo, Sogevinus e Henriques & Henriques. Oito rótulos estarão em destaque, sendo 6 premiados com ouro e 2 com grande ouro. Esta promete ser uma experiência enriquecedora e todos estão convidados a participar deste evento imperdível, marcado para o dia 04/10 as 15:30h.

Vale lembrar que a iniciativa é realizada por Emme Brasil e Inner Group, em sociedade com a Messe Düsseldorf, organizadora da maior feira de vinhos e destilados do mundo, a ProWein, na Alemanha.


As inscrições para visitantes pelo site: https://prowinesaopaulo.com/


SERVIÇO

ProWine São Paulo 2023

Data: 03 a 05 de outubro de 2023

Horário: 12h às 19h

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo


Foto: divulgação


Commentaires


bottom of page