top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Vinhos para apreciar com a mente aberta: Viapiana apresenta os Exóticos Laranja e Exóticos Sur Lie

Inspirada pela revelação de um mistério escondido durante décadas por fotos de família, a vinícola Viapiana criou uma linha de vinhos ousados, inusitados e irreverentes, “para degustar de mente aberta”: abrir os sentidos e as ideias é o primeiro passo para apreciar os rótulos Viapiana Exóticos


O conceito do projeto mais inovador tem início com um certificado recebido pela família Viapiana em 1925 (foto abaixo), no primeiro concurso de vinhos em que participou, promovido em comemoração ao cinquentenário da imigração italiana no país.



O documento, que traz os deuses Baco e Mercúrio seminus, algo considerado ousado demais para a época, foi coberto durante anos por fotos da família. Somente em 1986 este artifício foi descoberto e as imagens escondidas foram reveladas.


“Nossos Exóticos materializam a ousadia deste certificado de 1925 e ilustram a complexa oposição entre tradição e rebeldia. É esta essência que imprimimos nos vinhos da linha, com a indicação de que sejam degustados com a mente livre, pois subvertem conceitos e certezas”, resume Débora Molinari Viapiana, diretora de marketing e relacionamento da vinícola.




Viapiana Exóticos Laranja e Viapiana Exóticos Sur Lie


Subversão de conceitos e certezas é exatamente o que representam, dentro e fora da garrafa, o Viapiana Exóticos Laranja e o Viapiana Exóticos Sur Lie. Seus rótulos trazem uma estátua de gesso com uma grande abertura na cabeça.


Elaborado 100% com a uva Gros Manseng, o Viapiana Exóticos Laranja é um vinho branco produzido com técnicas de produção de um vinho tinto – o que caracteriza o chamado vinho laranja.


O processo consiste em não remover as cascas da uva durante e fermentação. Ao permanecem por um longo período em contato com o mosto, as cascas conferem ao vinho cor alaranjada e textura encorpada, características presentes no Viapiana Exóticos Laranja, que passa 6 meses em contato com as cascas e outros 14 meses em barricas de carvalho francês.


Com uma linda coloração dourada com reflexos laranjas, ele possui aromas de frutas secas, chá de camomila e cera de abelha. No paladar é denso, refrescante e com acidez marcante.


“Marcante” é um adjetivo que também se aplica perfeitamente ao Viapiana Exóticos Sur Lie, comercializado nas versões 750ml e 1,5L. Um espumante rebelde, ele resulta do processo em que é mantido em contato com as leveduras dentro da garrafa, mesmo após sua segunda fermentação. O Viapiana Sur Lie atualmente disponível está com leveduras desde 2021.


O termo francês “sur lie” significa “sobre as borras”, fazendo referência às partículas sólidas que ficam em suspensão no líquido. É um tipo de espumante mais ‘bruto’ e natural, que continua evoluindo na garrafa até o momento em que ela é aberta.


Produzido com as uvas Viognier e Riesling Itálico, o Viapiana Exóticos Sur Lie apresenta coloração amarelo palha com aspecto turvo devido à presença das leveduras, aroma de frutas brancas e pão torrado. É complexo, fresco e persistente.


A linha Viapiana Exóticos está à venda em lojavirtualviapiana.com.br.


 vinhosviapiana.com.br | @vinhosviapiana


Fotos: divulgação


Comentários


bottom of page