top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Vinho e Chocolate: combinação perfeita para a Páscoa!

Os amantes de chocolate e de vinho podem celebrar a Páscoa com dicas de harmonização da Sommelière Érika Líbero para elevar a degustação das duas delícias a um novo patamar.

Confira as dicas da influenciadora de vinhos e Sommelière Érika Líbero:

CHOCOLATE BRANCO

O chocolate branco tem alto teor de gordura e de açúcar. Neste caso, um vinho doce com boa acidez é uma ótima escolha. Algumas opções são Espumante Moscatel e Colheita Tardia (Late Harvest) brancos. Esses vinhos também ficam ótimos com chocolate ao leite.

CHOCOLATE AO LEITE

Um vinho doce com mais corpo, como um vinho licoroso tinto (exemplo: vinho do Porto), combina perfeitamente com a cremosidade e textura do chocolate ao leite.

CHOCOLATE MEIO AMARGO

Aqui você pode escolher vinhos com menos açúcar. Minha recomendação é o Primitivo de Manduria, um vinho produzido no sul da Itália.

CHOCOLATE 80% CACAU

Com alto teor de cacau e, consequentemente, menos açúcar e gordura, a harmonização por contraste é a mais indicada. Neste caso, recomendo um vinho do Porto Tawny.

Dica Extra:

Se quiser deixar a combinação vinho e chocolate ainda mais interessante, harmonize os sabores do chocolate com os aromas do vinho (independente do tipo do chocolate).

Doce de leite, caramelo, castanhas: Porto Tawny

Frutas Vermelhas: Porto Ruby

Frutas Amarelas: Colheita Tardia branco

Celebre a Páscoa saboreando chocolate e vinho, combinação perfeita e que faz bem para saúde e o rejuvenescimento já que tanto o vinho tinto quanto o chocolate amargo 70% possuem polifenol resveratrol, um composto vegetal que age como um poderoso antioxidante.

Acompanhe o trabalho da influenciadora de vinhos e Sommelière Érika Líbero no Instagram


Foto: divulgação

Comments


bottom of page