Os amantes de chocolate e de vinho podem celebrar a Páscoa com dicas de harmonização da Sommelière Érika Líbero para elevar a degustação das duas delícias a um novo patamar.
Confira as dicas da influenciadora de vinhos e Sommelière Érika Líbero:
CHOCOLATE BRANCO
O chocolate branco tem alto teor de gordura e de açúcar. Neste caso, um vinho doce com boa acidez é uma ótima escolha. Algumas opções são Espumante Moscatel e Colheita Tardia (Late Harvest) brancos. Esses vinhos também ficam ótimos com chocolate ao leite.
CHOCOLATE AO LEITE
Um vinho doce com mais corpo, como um vinho licoroso tinto (exemplo: vinho do Porto), combina perfeitamente com a cremosidade e textura do chocolate ao leite.
CHOCOLATE MEIO AMARGO
Aqui você pode escolher vinhos com menos açúcar. Minha recomendação é o Primitivo de Manduria, um vinho produzido no sul da Itália.
CHOCOLATE 80% CACAU
Com alto teor de cacau e, consequentemente, menos açúcar e gordura, a harmonização por contraste é a mais indicada. Neste caso, recomendo um vinho do Porto Tawny.
Dica Extra:
Se quiser deixar a combinação vinho e chocolate ainda mais interessante, harmonize os sabores do chocolate com os aromas do vinho (independente do tipo do chocolate).
Doce de leite, caramelo, castanhas: Porto Tawny
Frutas Vermelhas: Porto Ruby
Frutas Amarelas: Colheita Tardia branco
Celebre a Páscoa saboreando chocolate e vinho, combinação perfeita e que faz bem para saúde e o rejuvenescimento já que tanto o vinho tinto quanto o chocolate amargo 70% possuem polifenol resveratrol, um composto vegetal que age como um poderoso antioxidante.
Acompanhe o trabalho da influenciadora de vinhos e Sommelière Érika Líbero no Instagram
Foto: divulgação
Commentaires