top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Vinícolas de todo o país têm até 4 de agosto para inscrever amostras de 2023

Regulamento com as novas regras da maior degustação de vinhos de uma safra do mundo está disponível no site da Associação Brasileira de Enologia

Foi dada a largada. A Associação Brasileira de Enologia (ABE) já está recebendo inscrições de amostras para a 31ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2023. O evento que se tornou a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo e que espelha a qualidade e diversidade de terroirs brasileiros, vem avançando pelo Brasil, reunindo amostras de vinícolas de diversas regiões produtoras. Da Serra Gaúcha ao Sertão, da Campanha Gaúcha à Chapada Diamantina, do Planalto Catarinense à Serra da Mantiqueira e à Serra dos Pirineus, são tantos os territórios que a cada safra o Brasil Vitivinícola vai cobrindo o mapa do Brasil. As vinícolas brasileiras têm até o dia 4 de agosto para garantir presença no evento, maior momento do vinho brasileiro.


O regulamento pode ser acessado pelo site www.anvinhos.com.br, onde também é disponibilizada a ficha de inscrição. Cruzando três décadas, o evento chega trazendo novidades em suas regras, alinhadas com um novo Brasil vitivinícola. Entre as modificações feitas para a 31ª edição, as três mais relevantes indicam a redução de três para duas amostras na Categoria Vinho Base para Espumante, o acréscimo de uma para duas na de Vinho Tinto Jovem, inserindo um grupo específico para Pinot Noir, e a ampliação da possibilidade de inscrição de vinho de colheita de inverno - de julho de 2022 a junho de 2023 -, em todas as categorias.


Para o presidente da ABE, enólogo Ricardo Morari, esta é uma grande oportunidade de evidenciar a qualidade e diversidade de terrois brasileiros, aproximando produtores de consumidores. “A Avaliação Nacional de Vinhos chegou a um patamar invejável, avançando junto com o setor vitivinícola brasileiro. Tornou-se a maior vitrine do vinho nacional, atraindo olhares de todas as partes do Brasil e do mundo, além de servir de termômetro para os enólogos”, destaca.

A Avaliação Nacional de Vinhos segue com formato híbrido, disponibilizando 750 ingressos presenciais e 450 kits para quem prefere viver a experiência de casa, assistindo pelo canal da ABE no Youtube. Assim, o evento interliga o Brasil através do vinho. Quem nunca participou da Avaliação pode acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=X7tshQ7iCTg e assistir a edição anterior.

A coleta das amostras direto dos tanques ou das barricas em cada vinícola será durante o mês de agosto. Após, em setembro, o corpo técnico formado por mais de 90 enólogos degustará as amostras às cegas. O resultado será apresentado ao vivo no dia 4 de novembro. A venda dos ingressos e dos kits ao público apreciador será dia 29 de agosto através do site https://www.enologia.org.br/avaliacao-nacional-de-vinhos/inscricao-publico/.


Fotos: Jeferson Soldi

bottom of page